A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 59/94, de 24 de Setembro

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE AS REGRAS DE EXECUÇÃO RELATIVAS AS NORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO APLICÁVEIS AOS OVOS, CONFORME FORAM DEFINIDAS NOS REGULAMENTOS (CEE) 1907/90 (EUR-Lex), DO CONSELHO, DE 26 DE JUNHO E 1274/91 (EUR-Lex), DA COMISSÃO, DE 15 DE MAIO. COMETE AO INSTITUTO DOS MERCADOS AGRÍCOLAS E INDÚSTRIA AGRO-ALIMENTAR (IMAIAA) ATRIBUIÇÕES DE COORDENAÇÃO NESTE SECTOR, BEM COMO A ARTICULAÇÃO COM A COMISSÃO DA COMUNIDADE EUROPEIA E OS OUTROS ESTADOS MEMBROS, NOMEADAMENTE NO QUE SE REFERE AO ENVIO DE LISTA DOS CENTROS DE CLASSIFICAÇÃO DE OVOS AUTORIZADOS E DE MODELOS DE DOCUMENTAÇÃO (ROTULOS, ETC) QUE LHE ESTÁ ADSTRITA. ATRIBUI IGUALMENTE AO IMAIAA, ASSIM COMO AS DIRECÇÕES REGIONAIS DE AGRICULTURA, AO INSTITUTO DE PROTECÇÃO DA PRODUÇÃO AGRO-ALIMENTAR E A INSPECÇÃO GERAL DAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS, NO ÂMBITO DAS RESPECTIVAS COMPETENCIAS O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTE DIPLOMA E NOS REGULAMENTOS (CEE) 1907/90 (EUR-Lex), DO CONSELHO E 1274/91 (EUR-Lex), DA COMISSÃO. PUBLICA EM ANEXO III OS RÓTULOS E DISPOSITIVOS DE ROTULAGEM REFERIDOS NO ÚLTIMO DOS CITADOS REGULAMENTOS E, EM ANEXOS I E II O MAPA DE 'MOVIMENTO MENSAL DE CLASSIFICAÇÃO DE OVOS' E O 'MAPA MENSAL DAS EXISTÊNCIAS DE OVOS EM FRIGORIFICO'. ESTABELECE A APLICAÇÃO DO DISPOSTO NO DECRETO LEI 28/84, DE 20 DE JANEIRO, AS INFRACÇÕES COMETIDAS A LUZ DESTE DIPLOMA. O DISPOSTO NO ARTIGO 7 DESTE DIPLOMA ENTRA EM VIGOR 90 DIAS APÓS A DATA DA PUBLICAÇÃO DO MESMO.

Texto do documento

Decreto Regulamentar n.° 59/94

de 24 de Setembro

Tendo sido publicados os Regulamentos (CEE) n.os 1907/90, do Conselho, de 26 de Junho, e 1274/91, da Comissão, de 15 de Maio, relativos às normas de comercialização aplicáveis aos ovos, designadamente quanto às condições de registo e identificação dos centros de classificação e às regras a observar na rotulagem, torna-se necessário definir as respectivas normas de execução.

Assim:

Nos termos da alínea c) do artigo 202.° da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.° O presente diploma estabelece as regras de execução relativas às normas de comercialização aplicáveis aos ovos, definidas nos Regulamentos (CEE) n.os 1907/90, do Conselho, e 1274/91, da Comissão, de 26 de Junho e 15 de Maio, respectivamente.

Art. 2.° - 1 - A instalação, alteração e laboração dos centros de classificação de ovos, bem como o exercício da actividade de ajuntador, estão sujeitos a autorização, a requerer pelo interessado à direcção regional de agricultura da respectiva área.

2 - Para além do disposto no número anterior, quando os centros de classificação de ovos pretendam utilizar as menções referidas no n.° 3 do artigo 4.° do Regulamento (CEE) n.° 1274/91, devem requerer autorização à direcção regional de agricultura da área respectiva.

Art. 3.° - 1 - A cada centro de classificação de ovos autorizado será atribuído pelo Instituto dos Mercados Agrícolas e Indústria Agro-Alimentar (IMAIAA) um número distintivo, constituído por um conjunto de três algarismos, antecedidos do n.° 12.

2 - Nos centros de classificação autorizados o número distintivo pode ser seguido das seguintes letras:

a) «EX», no caso de embalagem de ovos «Extra»;

b) «DP», quando se indica a data de postura;

c) «AL», «CP», «CM», «CA», consoante o caso, quando se indicam as menções relativas ao modo de criação;

d) «OR», quando se indicam menções relativas à origem dos ovos.

3 - Para efeitos dos números anteriores, a direcção regional de agricultura respectiva notificará o IMAIAA das autorizações concedidas.

Art. 4.° Os centros de classificação de ovos devem remeter mensalmente ao IMAIAA, até ao dia 10 do mês seguinte, um mapa devidamente preenchido, segundo o modelo que consta do anexo I ao presente diploma e que dele faz parte integrante, no qual figure o respectivo movimento de classificação.

Art. 5.° O proprietário dos ovos refrigerados e ou conservados deve remeter mensalmente ao IMAIAA, até ao dia 10 do mês seguinte, um mapa devidamente preenchido, segundo o modelo que consta do anexo II ao presente diploma, do qual faz parte integrante.

Art. 6.° Sem prejuízo da legislação em vigor, na venda ao público os ovos devem:

a) Ser expostos ao abrigo de variações de temperatura e humidade, acção da luz e choques;

b) Ser isolados de produtos susceptíveis de lhes transmitir cheiros e sabores estranhos.

Art. 7.° Os rótulos e os dispositivos de rotulagem referidos no Regulamento (CEE) n.° 1274/91 serão conforme os modelos constantes do anexo III ao presente diploma, do qual faz parte integrante.

Art. 8.° Compete ao Instituto de Protecção da Produção Agro-Alimentar (IPPAA) efectuar os controlos no âmbito do artigo 30.° do Regulamento (CEE) n.° 1274/91, da Comissão.

Art. 9.° Compete às direcções regionais de agricultura, ao IPPAA, ao IMAIAA e à Inspecção-Geral das Actividades Económicas assegurar, no âmbito das suas respectivas competências, o cumprimento do disposto no presente diploma, bem como dos Regulamentos (CEE) n.os 1907/90, do Conselho, e 1274/91, da Comissão.

Art. 10.° Compete ao IMAIAA remeter à Comissão e aos outros Estados membros a lista dos centros de classificação de ovos autorizados, os modelos dos rótulos aprovados e outros elementos que por força de eventuais alterações dos regulamentos em causa vierem a ser definidos.

Art. 11.° Às infracções ao disposto no presente diploma é aplicável o Decreto-Lei n.° 28/84, de 20 de Janeiro.

Art. 12.° É revogado o Decreto Regulamentar n.° 49/81, de 15 de Outubro.

Art. 13.° O disposto no artigo 7.° entra em vigor 90 dias após a data da publicação do presente diploma.

Presidência do Conselho de Ministros, 8 de Agosto de 1994.

Aníbal António Cavaco Silva - António Duarte Silva - Alexandre Carlos de Mello Vieira Costa Relvas.

Promulgado em 5 de Setembro de 1994.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 8 de Setembro de 1994.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

ANEXO I

(Ver documento original)

ANEXO II

(Ver documento original)

ANEXO III

Rótulo de acordo com o artigo 21.° do Regulamento (CEE)

n.° 1274/91, da Comissão, de 15 de Maio

(Cor base, branco; letras, negras)

(Ver planta no documento original)

Rótulo de acordo com o artigo 22.° do Regulamento (CEE)

n.° 1274/91, da Comissão, de 15 de Maio

(Cor base, amarelo; letras, negras)

(Ver planta no documento original)

Rótulo de acordo com o artigo 23.° do Regulamento (CEE)

n.° 1274/91, da Comissão, de 15 de Maio

(Cor base, vermelho; letras, negras)

(Ver planta no documento original)

Rótulo de acordo com o artigo 30.° do Regulamento (CEE)

n.° 1274/91, da Comissão, de 15 de Maio

(Cor base, branco; letras, vermelhas)

(Ver planta no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1994/09/24/plain-61971.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/61971.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2000-11-20 - Portaria 1101/2000 - Ministério do Equipamento Social

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução, prevista no artigo 123º do Decreto-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro (regime jurídico da urbanização e edificação). A presente relação, feita com referência a 31 de Dezembro de 1999, será anualmente actualizada.

  • Tem documento Em vigor 2005-02-17 - Portaria 193/2005 - Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Actualiza a relação das disposições legais e regulamentares a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e a sua execução, publicada em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda