1 - Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro e Lei 128/2015, de 3 de setembro, e uma vez terminado o procedimento concursal de seleção para o recrutamento do cargo de Diretor do Serviço de Estatísticas Territoriais do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais, do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE), cargo de direção intermédia de 2.º grau, o júri que integrou o respetivo procedimento concursal propôs a nomeação de Joana Veiga Malta Correia Guedes por considerar que reúne todas as condições exigidas para o cargo a prover.
2 - Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, a candidata demonstrou deter competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício da função, possuindo igualmente conhecimento e experiência na área, reunindo as condições exigidas para o desempenho do cargo.
3 - Assim, o Conselho Diretivo no exercício dos poderes que lhe são conferidos pelo n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 136/2012, de 2 de julho, conjugado com a alínea g) do n.º 1 do artigo 21.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na reunião de 14 de março de 2025, deliberou:
Nomear para o cargo de Diretora do Serviço de Estatísticas Territoriais do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais, do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE), a Doutorada Joana Veiga Malta Correia Guedes em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 01/05/2025.
A nota curricular da nomeada é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
7 de abril de 2025. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Miguel Rua.
Nota curricular
Joana Veiga Malta Correia Guedes é licenciada em Sociologia pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Prospeção e Análise de Dados pelo ISCTE Business School e doutora em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou a licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
É professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona desde 2008 diversas unidades curriculares na área da Estatística e Análise de Dados.
Ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em dezembro de 2008, onde é Técnica Superior Especialista em Estatística, tendo integrado o Serviço de Estatísticas Demográficas. Esteve envolvida numa grande variedade de projetos na área da demografia, como tábuas de mortalidade, estimativas anuais e mensais de população residente, previsões de nados-vivos e óbitos, migrações, estatísticas vitais ou projeções de população. Participou também no desenvolvimento de outras operações estatísticas, como o Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado (ISEPP), o Inquérito Piloto às Condições de Vida e Trajetórias da População Residente em Portugal (ICOT), os dois Inquéritos à Fecundidade (2013 e 2019), e o Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2011. Desenvolveu ainda diversos estudos de viabilidade da utilização de ficheiros administrativos para captar os movimentos migratórios da população residente.
Representou o INE em diversos fóruns nacionais e internacionais, e fez várias apresentações de estudos em encontros académicos. Representou o INE nas discussões técnicas sobre o novo regulamento das estatísticas da população e da habitação, atualmente em discussão, e no “Working Group on Population Projections” do Eurostat.
318916485