A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei 5/2007, de 16 de janeiro, possibilita o reconhecimento do interesse público de eventos desportivos, por despacho do membro do Governo responsável pela área do desporto.
A Volta ao Algarve em bicicleta é um evento desportivo com grande tradição, disputando-se ininterruptamente desde 1977. Ao longo deste período de tempo, conquistou um elevado estatuto regional, contribuindo para a dinamização desportiva e socioeconómica da região.
Apesar de já se destacar nas décadas de 1980 e 1990 como uma das mais importantes corridas de ciclismo disputadas em Portugal, foi na década de 2000 que a Volta ao Algarve em bicicleta se transformou num dos principais eventos mundiais de ciclismo no início de cada temporada velocipédica, recebendo, ano após ano, as melhores equipas internacionais e alguns dos maiores ídolos do ciclismo mundial.
Na edição de 2015 participam 22 equipas, 16 das quais são estrangeiras. Destas, oito são equipas que participam no WorldTour, a mais importante liga do ciclismo.
São esperados 176 corredores, oriundos de 22 países. Sublinha-se a participação de 16 corredores do top 100 mundial, do campeão do mundo de estrada e de 13 corredores campeões nacionais dos respetivos países.
Entre participantes, equipas técnicas, árbitros, membros da organização, comunicação social, patrocinadores e convidados, a Volta ao Algarve em bicicleta reúne cerca de mil pessoas.
A realização desta prova constitui um estímulo ao aumento da prática desportiva, além de contribuir para a notoriedade de Portugal como local privilegiado para a realização de grandes eventos desportivos.
O evento Volta ao Algarve em bicicleta reflete, deste modo, os objetivos estratégicos do Governo para o desporto.
Assim, reconheço como sendo de interesse público o evento referido.
23 de fevereiro de 2015. - O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
208557224