A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8972/2024, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Constituição de um grupo de trabalho para proceder à avaliação da implementação da Estratégia Nacional para os Direitos da Criança 2021-2024, do Eixo Estratégico 1 da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 e do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, e proceder à realização de proposta de Estratégia Nacional única, no âmbito da proteção e promoção dos direitos das crianças e dos jovens.

Texto do documento

Despacho 8972/2024



Considerando que atualmente existem duas estratégias e um plano de ação em que as crianças e jovens são assumidos como prioridades na ação política, a saber:

Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças 2021-2024 (ENDC 2021-2024), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020, de 18 de dezembro;

Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 (ENCP), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 184/2021, de 29 de dezembro, alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 126/2023, de 17 de outubro, designadamente o Eixo Estratégico 1 - Reduzir a pobreza nas crianças e jovens e nas suas famílias;

Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância 2022-2030 (PAGPI 2022-2030), aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 3/2023, de 17 de janeiro;

Considerando que a ENDC 2021-2024 tem âmbito temporal até 31 de dezembro de 2024;

Considerando que as matérias da infância e juventude devem ser tratadas de forma integrada e articulada;

Considerando que não tem havido a articulação necessária entre as referidas estratégias e plano, bem como uma visão integrada das mesmas, o que nos parece ser essencial para que as políticas públicas tenham a eficácia desejada e que cumpram o seu verdadeiro desígnio de olhar para a infância e juventude de uma forma holística e assim responder às suas necessidades;

Considerando que é fundamental uma avaliação da implementação das referidas estratégias e Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, bem como dos instrumentos e políticas que estão em vigor, para que, de forma integrada e articulada, como se referiu, se definam atuações futuras e se avalie a implementação de uma estratégia única sobre as matérias em apreciação, bem como as recomendações e orientações a seguir nesse sentido:

Assim, no uso das competências delegadas pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social através do Despacho 5948/2024, de 20 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 102, de 27 de maio de 2024, determino o seguinte:

1 - A constituição de um grupo de trabalho com os seguintes objetivos:

a) Avaliação da implementação da Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças 2021-2024 (ENDC 2021-2024), da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 (ENCP) e do Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância 2022-2030 (PAGPI 2022-2030) e elaboração das respetivas conclusões; e

b) Realização de uma proposta de Estratégia Nacional única, no âmbito da proteção e promoção dos direitos das crianças e dos jovens, que integre os eixos do combate à pobreza, da garantia para a infância e dos direitos das crianças.

2 - O grupo de trabalho tem natureza temporária e integra um representante do Gabinete da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, que coordena.

3 - O grupo de trabalho integra ainda:

Um representante do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social;

Um representante do Ministério da Justiça;

Um representante do Ministério da Educação;

Um representante do Ministério da Juventude e Modernização;

Um representante do Ministério da Administração Interna;

Um representante das organizações representativas do setor social e solidário;

Um representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;

Um representante da Casa Pia de Lisboa, I. P.;

Um representante da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens;

A Coordenadora da Garantia Nacional para a Infância; e

A Coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.

4 - O grupo de trabalho pode, em qualquer altura, proceder à consulta de outros ministérios, de outras entidades, públicas e privadas, bem como de personalidades de reconhecido mérito, cujo contributo seja considerado relevante para prossecução dos trabalhos e objetivos propostos.

5 - Os membros do grupo de trabalho, bem como os representantes das entidades convidadas a nele participar nos termos do número anterior, não auferem qualquer remuneração ou abono pelo exercício de funções.

6 - O grupo de trabalho apresenta aos membros do Governo das áreas do trabalho, solidariedade e segurança social, da justiça, da educação, da juventude e da administração interna a avaliação e respetivas conclusões, nos termos do previsto na alínea a) do n.º 1, até 30 de novembro de 2024.

7 - O grupo de trabalho apresenta, ainda, ao membro do Governo da área do trabalho, solidariedade e segurança social uma proposta de Estratégia Nacional única, nos termos do previsto na alínea b) do n.º 1, até 30 de novembro de 2024.

8 - Os representantes das entidades referidas no n.º 3 são designados, no prazo máximo de 10 dias, após a data de entrada em vigor do presente despacho.

9 - O apoio administrativo e logístico necessário ao desenvolvimento dos trabalhos do grupo de trabalho é assegurado pelo Gabinete da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.

10 - O mandato do grupo de trabalho cessa com a apresentação da avaliação e respetivas conclusões, e apresentação da proposta de Estratégia Nacional única.

11 - O presente despacho produz efeitos a partir do dia 30 de agosto de 2024.

26 de julho de 2024. - A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Maria Clara Gonçalves Marques Mendes.

317960693

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5845703.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda