Despacho 6571/2024, de 12 de Junho
-
Corpo emitente:
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinete da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
-
Fonte: Diário da República n.º 112/2024, Série II de 2024-06-12
-
Data:
2024-06-12
-
Parte: C
-
Documento na página oficial do DRE
-
Secções desta página::
Nomeia para o cargo de vogal da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o licenciado David Azevedo Lopes.
Despacho 6571/2024
Nos termos dos Estatutos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, aprovados pelo
Decreto-Lei 235/2008, de 3 de dezembro, na sua redação atual, e de acordo com o disposto no
Decreto-Lei 167-C/2013, de 31 de dezembro, na sua redação atual, a tutela da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é exercida pelo membro do Governo responsável pela área da segurança social. Considerando o disposto no artigo 2.º e nos n.os 1 e 2 do artigo 13.º dos referidos Estatutos, ouvido o respetivo provedor, determino o seguinte:
1 - Nomeio para o cargo de vogal da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o licenciado David Azevedo Lopes.
2 - O presente despacho produz efeitos a 3 de junho de 2024.
3 - Publique-se no Diário da República.
ANEXO
Nota curricular
Gestor de empresas, é, à data, chairman da Vershold Poland e consultor internacional de empresas de retalho. Liderou a Unidade de Missão da Câmara Municipal de Lisboa para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Entre março de 2020 e 2022 foi presidente da empresa japonesa Aeon Topvalu. Empresa com uma faturação de 8 mil milhões de dólares e responsável pela gestão das marcas deste grupo líder do retalho japonês. Antes de assumir a função de presidente, foi administrador executivo desta empresa entre 2018 e 2020.
Em 2020 fundou um projeto de leitura pública na vila alentejana de Cabrela, da qual é curador, com o objetivo de promover a leitura e o encontro entre autores e leitores, promovendo periodicamente debates, formação, acesso gratuito a livros e eventos musicais de onde se destaca o "Alentejo World Heritage Festival".
É membro fundador do Conselho da Diáspora Portuguesa, presidente do Conselho Estratégico da Embaixada de Portugal no Japão e presidente da Brands Community, organização que junta três mil empresas portuguesas numa rede de conhecimento e formação.
Durante o período entre março de 2014 e março de 2020, desempenhou as funções de administrador e diretor-geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos e de administrador executivo do Oceanário de Lisboa (considerado nos últimos três anos, consecutivamente, o melhor Aquário do Mundo). Foi supervisory board member da Warta, Holding do Grupo Jerónimo Martins que gere as cadeias de retalho Biedronka e Hebe.
Licenciado em organização e gestão de empresas pela ISCTE, desempenhou funções de Presidente da área Internacional da Daymon (Stamford, EUA), sendo nesse período responsável por um conjunto de escritórios em 23 países, tendo participado no desenvolvimento de programas de Marcas Exclusivas em alguns dos mais proeminentes retalhistas do mundo (Ásia, África, América Latina e Europa). Antes de assumir as funções no Board da Daymon foi CEO durante 3 anos do Recheio Cash & Carry, empresa líder do mercado grossista português.
Foi também administrador da Parque Expo. No âmbito das suas responsabilidades na Parque Expo, foi membro fundador e administrador da Fundação do Gil e administrador do Oceanário de Lisboa.
Iniciou a sua carreira na área do retalho em 1990 como management trainee do Grupo Jerónimo Martins, tendo desempenhado várias funções de liderança no grupo de onde se destaca ter sido diretor comercial e de marketing da empresa Biedronka, retalhista líder na Polónia (onde viveu três anos).
Copublicou com colegas da Daymon dois livros (Discount Philosophy - More Than Price e The Next World). Em outubro de 2023 publicou o livro de crónicas Uma Varanda Sobre Tóquio, sob a chancela da editora Avenida da Liberdade.
A sua formação executiva incluiu passagens pelas universidades americanas de Babson, Cornell e Kellogg.
3 de junho de 2024. - A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Valente Rebelo Pinto Palma Ramalho.
317763255
- Extracto do Diário da República original:
https://dre.tretas.org/dre/5775200.dre.pdf .
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a
leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por
quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5775200/despacho-6571-2024-de-12-de-junho