A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 434/2024, de 4 de Abril

Partilhar:

Sumário

Delegação de competências do conselho de administração na diretora.

Texto do documento

Deliberação 434/2024



O Conselho de Administração (CA), sem prejuízo do direito de avocação, ao abrigo da alínea f) da cláusula VIII do protocolo que criou o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - CECOA (adiante designado por Centro), homologado pela portaria 510/86, publicado no Diário da República de 10 de setembro, delega na Diretora, Sandra Maria do Carmo Dias, competência para exercer os seguintes poderes:

1 - No âmbito da gestão corrente:

1.1 - Assinar a correspondência e expediente necessários ao bom funcionamento dos serviços do Centro, incluindo todas as diligências, contactos, e correspondência no âmbito dos Projetos Comunitários ou outros internacionais, com exceção da correspondência e demais documentos de caráter vinculativo ou definidores de políticas do Centro.

1.2 - Autorizar despesas com aquisição de bens e serviços e outorgar os respetivos contratos, desde que o valor de cada ato ou contrato não seja superior a 10.000,00 euros, independentemente do número de atos ou contratos celebrados por cada ano civil.

Esta autorização só abrange a celebração dos seguintes contratos de aquisição:

a) Bens de investimento até ao limite de 1000,00€ por ato;

b) Materiais de consumo e ferramentas para cursos de formação profissional, incluindo livros para acervo do CRC, material de escritório, higiene e outro material de consumo para gestão do Centro.

c) Aluguer temporário de espaços para formação e de equipamento. Excetuam-se os casos em que haja lugar a contratos de arrendamento;

d) Conservação e manutenção, limpeza, higiene e conforto, e trabalhos especializados.

e) Autorizar e celebrar acordos com Associações e com outras entidades, no âmbito dos protocolos realizados.

1.3 - Autorizar despesas correntes com a aquisição e fornecimento de serviços, inscritos no orçamento de despesas anual, e outras despesas correntes necessárias ao bom funcionamento dos serviços.

1.4 - Autorizar o pagamento de bolsas de formação e outros subsídios devidos a formandos. Os encargos com os formandos obedecerão à legislação em vigor e orientações do IEFP, IP.

1.5 - Autorizar e celebrar contratos de prestação de serviços com formadores e autorizar as despesas decorrentes desses contratos, até ao limite de 25 000,00 € ano/formador. Os valores máximos do custo horário deverão estar de acordo com o estabelecido na legislação em vigor e serão fixados, pelo CA, sob proposta fundamentada da Diretora.

1.6 - Autorizar e celebrar acordos com associações e com outras entidades, no âmbito dos protocolos realizados.

1.7 - Assinar ordens de pagamento, transferências bancárias e cheques, no âmbito de atos previamente aprovados pelo CA, ou no âmbito de atos praticados pela Diretora abrangidos pela delegação de competências;

1.8 - Autorizar a mobilidade de bens e equipamentos entre unidades dependentes do Centro.

1.9 - Propor o abate de bens ou valores imobilizados.

1.10 - Autorizar o plano anual de férias e as respetivas alterações, de acordo com o previsto no Regulamento de Pessoal em vigor.

1.11 - Autorizar a dispensa e decidir acerca das justificações das faltas do pessoal.

1.12 - Autorizar a realização de trabalho suplementar conforme Regulamento de Pessoal e legislação em vigor.

1.13 - Autorizar as deslocações em serviço, em território nacional e ao estrangeiro, quando estas, resultem de deslocações no âmbito de Projetos Transnacionais aprovados pelo CA, bem como a atribuição e pagamento de ajudas de custos.

1.14 - As deslocações em serviço, ao estrangeiro, não enquadradas no ponto 1.13, deverão ser autorizadas pelo CA, sob proposta fundamentada da Diretora.

1.15 - Autorizar a utilização de automóvel próprio nas deslocações em serviço que o pessoal tenha de efetuar, sempre que não seja possível dispor de viatura do Centro ou quando a utilização dos transportes públicos não seja compatível com a urgência do serviço a realizar ou dela resultem maiores encargos para o Centro.

1.16 - Autorizar o processamento aos formadores internos eventuais, o correspondente complemento de vencimento, pelo exercício da função de formador, de acordo com os valores fixados pelo Despacho Normativo n.º.4-A/2008 de 24 de janeiro de acordo com a atual redação.

1.17 - Autorizar e celebrar contratos no âmbito das prestações de serviços realizadas pelo Centro, dando conhecimento das adjudicações efetuadas, desde que a despesa com formadores não ultrapasse o limite referido em 1.2.

1.18 - Em geral, autorizar ou, se for caso disso determinar a prática de quaisquer atos e, ainda, assinar documentos cuja elaboração decorra do normal funcionamento do Centro.

§ único. O exercício dos poderes referidos nos pontos 1.7, fica condicionado ao disposto no n.º 3.3 das notas gerais e finais do presente despacho.

2 - No âmbito dos programas de formação:

2.1 - Atribuir certificados de formação profissional aos formandos que concluam com aproveitamento cursos de formação profissional do Centro.

2.2 - Celebrar e rescindir contratos com formandos.

2.3 - Rescindir contratos celebrados com formadores.

3 - Notas gerais e finais:

3.1 - A realização de qualquer despesa e a prática de qualquer ato no âmbito da competência delegada pressupõem:

a) O respeito pelas normas legais e regulamentares em vigor, nomeadamente o Código dos Contratos Públicos, Lei dos Pagamentos e Compromissos em Atraso, LOE e DLEO.

b) O enquadramento do ato no plano de atividades e orçamento aprovados;

c) No respeitante a obras e conservação de edifícios o cumprimento do Manual de Instalações e instruções respetivas emanadas pelo IEFP;

d) O aluguer temporário de espaços para formação deverá ser efetuado no respeito pelo cumprimento das normas legais e regulamentares em vigor;

e) É expressamente vedada a aquisição de bens sumptuários ou supérfluos.

3.2 - As contas bancárias abertas só poderão ser movimentadas mediante duas assinaturas, sendo uma a da Dr.ª Sandra Maria do Carmo Dias.

3.3 - A presente delegação de competências torna-se eficaz e produz efeitos a partir da data da sua publicação e pode ser subdelegada com conhecimento prévio do CA.

3.4 - Consideram-se ratificados todos os atos praticados por Sandra Maria do Carmo Dias, enquanto Diretora deste Centro, desde a sua nomeação, até à data de produção de efeitos desta Delegação de Competências, que se mostrem conformes a esta subdelegação de competências.

2 de fevereiro de 2024. - A Presidente do Conselho de Administração, Elsa Maria Dinis dos Santos.

317422471

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5703839.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-09-10 - Portaria 510/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Cria o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda