Aviso 2289/2024, de 29 de Janeiro
- Corpo emitente: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia
- Fonte: Diário da República n.º 20/2024, Série II de 2024-01-29
- Data: 2024-01-29
- Parte: E
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concurso para um investigador principal, área de Engenharia Química e Biológica, ênfase em Líquidos Iónicos Alternativos
Texto do documento
Aviso 2289/2024
Sumário: Concurso para um investigador principal, área de Engenharia Química e Biológica, ênfase em Líquidos Iónicos Alternativos.
Nos termos da alínea b), do n.º 1, do artigo 21.º dos Estatutos da Universidade Nova de Lisboa, homologados pelo Despacho Normativo 3/2020, de 06 de fevereiro, publicados no DR, 2.ª série, n.º 26, de 6 de Fevereiro de 2020, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor José Júlio Alves Alferes, faz saber que, por despacho, de 12/01/2024, do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor João Sàágua, está aberto, pelo prazo de 15 dias úteis a contar do dia imediato ao da publicação do presente Aviso no Diário da República, concurso documental internacional, com referência interna LAQV-IP-2023-EQB-LIA, para recrutamento de 1 Investigador Principal, em regime de contrato individual de trabalho sem termo, nos termos do Código do Trabalho e ao abrigo do Regulamento 393/2018 de 28 de junho, na área cientifica de Engenharia Química e Biológica, ênfase em Líquidos Iónicos Alternativos para a Otimização de Processos de Separação e Extração Sustentáveis, no âmbito do projeto Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos, com a referência LA/P/0008/2020, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.
O presente concurso rege-se pelas disposições constantes do Regulamento 393/2018, de 28 de junho, (Regulamento relativo às carreiras, ao recrutamento e aos contratos de trabalho de Investigadores em regime de contrato de trabalho da Universidade Nova de Lisboa).
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Universidade NOVA de Lisboa, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
I - Local de Trabalho:
Instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, sitas no Campus de Caparica, Almada
II - Atividades e Funções:
1 - O candidato selecionado exercerá as funções de Investigador Principal na NOVA FCT e desempenhará as seguintes tarefas:
a) Conceção, desenvolvimento e execução de trabalho de investigação científica que esteja alinhado com a estratégia do LAQV-REQUIMTE e dos objetivos sustentáveis da Agenda 2030. Nesse contexto, o trabalho a ser desenvolvido deve estar centrado em atividade no âmbito do projeto, sendo responsável pela coordenação de trabalho de investigação científica na área da engenharia química e biológica, nomeadamente na utilização e/ou desenvolvimento de líquidos iónicos para o desenvolvimento e otimização de processos de separação/extração em engenharia química sustentável, incluindo separações líquido-líquido, materiais funcionais porosos para captura e separação de gases ou tecnologias de hidratos gasosos.
III - Posicionamento remuneratório:
Nos termos do Regulamento 393/2018, de 28 de junho, o contrato a celebrar terá a remuneração base de 3.889,10 (euro) correspondendo à 1.ª posição remuneratória, nível remuneratório 62A.
IV - Requisitos de admissão de candidatos
Nos termos do n.º 1 do artigo 11.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC), aprovado pelo Decreto-Lei 124/99, de 20 de abril, é requisito geral para a candidatura ao presente processo de recrutamento, ser titular do grau de doutor e possuir um currículo científico relevante na área do concurso.
Assim, os candidatos ao presente processo de recrutamento devem possuir:
Doutoramento na área de Engenharia Química, devidamente registado e/ou reconhecido em Portugal (requisito obrigatório);
Currículo científico e profissional com perfil adequado à atividade a desenvolver, incluindo larga experiência profissional internacional em engenharia química e biológica, subárea de líquidos iónicos para a otimização de processos de separação e extração sustentáveis;
Um mínimo de 10 anos de experiência comprovada de pós-doutoramento no desenvolvimento de líquidos iónicos para engenharia química sustentável;
Experiência comprovada no desenvolvimento e otimização de processos de separação e/ou extração;
Experiência comprovada na coordenação de projetos de investigação;
Produtividade científica mínima de 75 artigos indexados ao WoS.
V - Instrução da candidatura
1 - A candidatura deve ser instruída com o preenchimento do respetivo formulário de candidatura, que se encontra disponível em https://www.fct.unl.pt/faculdade/concursos/investigadores.
2 - O processo de candidatura deverá ser instruído com a documentação em língua portuguesa ou inglesa.
3 - A candidatura deverá ser apresentada preferencialmente por correio eletrónico, presencialmente, por via postal, contendo os seguintes documentos:
a) Curriculum vitae do candidato, onde devem obrigatoriamente constar:
i) As identificações "Researcher ID", "Scopus Author ID" e "Google Scholar ID".
ii) As atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades, consideradas relevantes para o presente procedimento concursal, de acordo com os termos do presente aviso;
iii) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico- o candidato deve apresentar, de um modo conciso (min. 2 páginas), um plano de desenvolvimento científico e tecnológico enquadrado na área disciplinar do concurso, de acordo com as atividades e funções a desempenhar, e articulado com os resultados da sua atividade científica e experiência profissional anteriores, bem como a sua formação académica e profissional.
b) Certidão comprovativa do grau de Doutor na área disciplinar ou similares a que respeita o concurso;
c) Trabalhos publicados, mencionados no curriculum vitae, designadamente os mais representativos, no que respeita ao seu contributo para o desenvolvimento e evolução da área disciplinar em que é aberto o concurso;
d) Declaração, sob compromisso de honra, de que se o júri optar por solicitar a documentação indicada nas alíneas anteriores ou qualquer outra documentação científica citada no curriculum vitae do candidato, a mesma será entregue no prazo de 10 dias úteis;
e) Outros documentos que os candidatos entendam pertinentes para a análise da sua candidatura.
4 - Se no júri participar um vogal que não domine a língua portuguesa são necessariamente apresentados em inglês os documentos de pronúncia em sede de audiência prévia de candidatos e reclamações que hajam de ser apreciadas pelo júri.
5 - As candidaturas devem ser instruídas, sob pena de exclusão, com os documentos supramencionados no ponto 3.
VI - Apresentação da candidatura
1 - Os documentos que instruem a candidatura devem ser submetidos até ao 15.º dia útil, contado a partir do dia seguinte ao da publicação deste Aviso no Diário da República.
2 - Os candidatos apresentarão os seus documentos de candidatura, por correio eletrónico para o seguinte endereço: div.rh.recruta.ndoc@fct.unl.pt.
VII - Parâmetros de avaliação
1 - O presente concurso destina-se a avaliar capacidade e desempenho dos candidatos nos diferentes parâmetros nos termos do artigo 16.º do ECIC.
2 - A avaliação curricular dos vários candidatos em cada uma das vertentes a seguir descritas deve ter em consideração a área científica em que é aberto o concurso.
3 - Os parâmetros a ter em consideração na avaliação curricular dos candidatos, em cada uma das vertentes, são os que a seguir se discriminam:
a) Qualidade do trabalho científico e técnico (QTCT);
b) Experiência e formação profissional (EFP);
c) Contribuições em atividades de orientação científica (CAOC);
d) Participação em órgãos de gestão (POG);
e) Prestação de serviços à comunidade (PSC);
f) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico (PDCT).
VIII - Entrevista
1 - O Júri deliberará na primeira reunião sobre a necessidade de proceder à realização de entrevista a todos os candidatos.
2 - A entrevista visa a obtenção de esclarecimentos ou a explicitação de elementos constantes dos Curriculum vitae dos candidatos.
IX - Classificação por mérito absoluto de candidatos
1 - De acordo com o n.º 1 do artigo 27.º do ECIC, o júri deliberará sobre a admissibilidade em mérito absoluto dos candidatos, por votação nominal justificada, expressa pelas fórmulas de Recusado ou Aprovado.
2 - Cada membro do júri apresenta uma proposta justificada de recusado ou aprovado para cada um dos candidatos, de acordo com alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º do ECIC.
3 - Considera-se aprovado em mérito absoluto o candidato que logre obter voto favorável de mais de metade dos membros do júri.
X - Ordenação e metodologia de votação
1 - Uma vez identificados, em definitivo, os candidatos aprovados em mérito absoluto, o júri procede à sua classificação em mérito relativo.
2 - Cada membro do júri efetuará o seu exercício de avaliação curricular dos candidatos apresentando um parecer escrito, que posteriormente deverá integrar a ata, no qual propõe a ordenação dos candidatos devidamente fundamentada nos critérios de avaliação indicados no presente aviso, pontuando cada candidato em relação a cada critério na escala numérica de 0 a 100 pontos.
3 - Os critérios de avaliação indicados devem ser ponderados como a seguir se indica:
a) Qualidade do trabalho científico e técnico (QTCT): 45 %
Será considerada a relevância dos resultados obtidos pelo candidato, com grande ênfase nos trabalhos indicados pelo candidato como as suas mais significativas contribuições para o avanço do conhecimento na área para a qual é aberto o concurso;
b) Experiência e formação profissional (EFP): 22 %
Atividades de extensão e de disseminação do conhecimento científico, designadamente na organização de cursos, seminários e conferências;
Participação em projetos científicos relevantes na área temática do edital; será considerada a experiência prévia evidenciada pelo candidato e o seu potencial para coordenar e integrar construtiva e proficuamente projetos financiados de índole nacional e internacional, na área a qual é aberto o concurso;
c) Contribuições em atividades de orientação científica (CAOC): 8 %
Experiência na docência e formação avançada, nomeadamente, na orientação de alunos de pós-graduação na área científica do edital
d) Participação em órgãos de gestão (POG): 10 %
Participação e desempenho em tarefas atribuídas por órgãos de gestão das instituições a que esteve vinculado
e) Prestação de serviços à comunidade (PSC): 3 %
Desempenho de tarefas de valorização económica e social do conhecimento, nomeadamente através de gestão e prestações de serviços à comunidade
f) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico (PDCT): 12 %
Plano de desenvolvimento de carreira, relativo às linhas de investigação na área para a qual é aberto o concurso a que o candidato propõe dedicar-se no LAQV, obedecendo aos seguintes requisitos:
i) Apresentação dos principais problemas aos quais pretende dedicar a sua investigação futura, contextualizando-os no atual estado da arte nessas áreas;
ii) Descrição, sistematizada e sucinta, das estratégias de investigação que o/a candidato/a se propõe adotar, para desenvolver a sua investigação e resolver ou contribuir para a resolução dos problemas por si enunciados;
iii) Explicitação das razões e motivações das suas escolhas. O plano de desenvolvimento de carreira não poderá exceder 5 páginas A4 escritas em tamanho de letra 12 pt
4 - A ordenação dos candidatos Aprovados é feita por votação dos membros do júri, respeitando a ordenação apresentada no parecer referido no número anterior, nos seguintes termos:
a) A primeira votação destina-se a determinar o candidato a colocar em primeiro lugar;
b) Na votação referida na alínea anterior, se um candidato obtiver mais de metade dos votos para ser colocado em primeiro lugar fica ordenado nesta posição;
c) Caso não se verifique a situação referida na alínea anterior, é realizada nova votação, apenas entre os candidatos que obtiveram votos para 1.º lugar, depois de retirado o candidato menos votado para esse lugar na votação anterior;
d) Caso haja mais do que um candidato a retirar, por igualdade do número de votos, com um mínimo de um voto cada, realiza-se uma votação apenas sobre estes para apurar o candidato a retirar da votação seguinte; nessa votação, cada vogal votará, de entre os candidatos em igualdade de votos, no candidato que ocupar a posição mais inferior na ordenação constante do seu parecer;
e) Caso se verifique empate, o desempate é feito através do voto de desempate ou voto de qualidade do presidente do júri, nos termos do n.º 3 do artigo 19.º do ECIC.
f) As votações repetem-se até que seja determinado, pelo processo anteriormente descrito, qual o candidato a ordenar em primeiro lugar. Caso só restem dois candidatos e cada um deles obtenha metade dos votos, o desempate é feito através do voto de qualidade do presidente do júri;
g) Escolhido o candidato para o primeiro lugar, é retirado das votações e repete-se todo o processo para o segundo lugar e assim sucessivamente até se obter a lista ordenada de todos os candidatos.
XII - Notificações e audiência de Interessados
1 - Há lugar a audiência prévia, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, dos candidatos que tenham sido recusados, e dos candidatos ordenados em lugar da lista de ordenação dos candidatos não passível de ser provido no posto de trabalho a concurso. Todos os candidatos são notificados da homologação da deliberação final do júri.
2 - As notificações são efetuadas por correio eletrónico.
3 - O processo de concurso poderá ser consultado pelos candidatos, na Divisão de Recursos Humanos da FCT NOVA, nos termos indicados na notificação acima referida.
XIII - Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Júlio Alves Alferes, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, por delegação de competência.
Vogais:
Doutor Carlos Alberto Nieto de Castro, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
Doutora Maria Teresa Nogueira Leal da Silva Duarte, Professor Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
Doutora Margarida Fernandes da Costa Gomes, Research Professor of Ecole Normale Supérieure de Lyon, France;
Doutor Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa;
Doutora Maria da Ascensão Carvalho Fernandes Miranda Reis, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
XIV - Proteção de Dados
De acordo com o RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão tratados exclusivamente para o processamento da candidatura.
E para constar se publica o presente Aviso.
17 de janeiro de 2024. - O Diretor, Prof. Doutor José Alferes.
317259735
Sumário: Concurso para um investigador principal, área de Engenharia Química e Biológica, ênfase em Líquidos Iónicos Alternativos.
Nos termos da alínea b), do n.º 1, do artigo 21.º dos Estatutos da Universidade Nova de Lisboa, homologados pelo Despacho Normativo 3/2020, de 06 de fevereiro, publicados no DR, 2.ª série, n.º 26, de 6 de Fevereiro de 2020, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor José Júlio Alves Alferes, faz saber que, por despacho, de 12/01/2024, do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor João Sàágua, está aberto, pelo prazo de 15 dias úteis a contar do dia imediato ao da publicação do presente Aviso no Diário da República, concurso documental internacional, com referência interna LAQV-IP-2023-EQB-LIA, para recrutamento de 1 Investigador Principal, em regime de contrato individual de trabalho sem termo, nos termos do Código do Trabalho e ao abrigo do Regulamento 393/2018 de 28 de junho, na área cientifica de Engenharia Química e Biológica, ênfase em Líquidos Iónicos Alternativos para a Otimização de Processos de Separação e Extração Sustentáveis, no âmbito do projeto Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos, com a referência LA/P/0008/2020, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.
O presente concurso rege-se pelas disposições constantes do Regulamento 393/2018, de 28 de junho, (Regulamento relativo às carreiras, ao recrutamento e aos contratos de trabalho de Investigadores em regime de contrato de trabalho da Universidade Nova de Lisboa).
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Universidade NOVA de Lisboa, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
I - Local de Trabalho:
Instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, sitas no Campus de Caparica, Almada
II - Atividades e Funções:
1 - O candidato selecionado exercerá as funções de Investigador Principal na NOVA FCT e desempenhará as seguintes tarefas:
a) Conceção, desenvolvimento e execução de trabalho de investigação científica que esteja alinhado com a estratégia do LAQV-REQUIMTE e dos objetivos sustentáveis da Agenda 2030. Nesse contexto, o trabalho a ser desenvolvido deve estar centrado em atividade no âmbito do projeto, sendo responsável pela coordenação de trabalho de investigação científica na área da engenharia química e biológica, nomeadamente na utilização e/ou desenvolvimento de líquidos iónicos para o desenvolvimento e otimização de processos de separação/extração em engenharia química sustentável, incluindo separações líquido-líquido, materiais funcionais porosos para captura e separação de gases ou tecnologias de hidratos gasosos.
III - Posicionamento remuneratório:
Nos termos do Regulamento 393/2018, de 28 de junho, o contrato a celebrar terá a remuneração base de 3.889,10 (euro) correspondendo à 1.ª posição remuneratória, nível remuneratório 62A.
IV - Requisitos de admissão de candidatos
Nos termos do n.º 1 do artigo 11.º do Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC), aprovado pelo Decreto-Lei 124/99, de 20 de abril, é requisito geral para a candidatura ao presente processo de recrutamento, ser titular do grau de doutor e possuir um currículo científico relevante na área do concurso.
Assim, os candidatos ao presente processo de recrutamento devem possuir:
Doutoramento na área de Engenharia Química, devidamente registado e/ou reconhecido em Portugal (requisito obrigatório);
Currículo científico e profissional com perfil adequado à atividade a desenvolver, incluindo larga experiência profissional internacional em engenharia química e biológica, subárea de líquidos iónicos para a otimização de processos de separação e extração sustentáveis;
Um mínimo de 10 anos de experiência comprovada de pós-doutoramento no desenvolvimento de líquidos iónicos para engenharia química sustentável;
Experiência comprovada no desenvolvimento e otimização de processos de separação e/ou extração;
Experiência comprovada na coordenação de projetos de investigação;
Produtividade científica mínima de 75 artigos indexados ao WoS.
V - Instrução da candidatura
1 - A candidatura deve ser instruída com o preenchimento do respetivo formulário de candidatura, que se encontra disponível em https://www.fct.unl.pt/faculdade/concursos/investigadores.
2 - O processo de candidatura deverá ser instruído com a documentação em língua portuguesa ou inglesa.
3 - A candidatura deverá ser apresentada preferencialmente por correio eletrónico, presencialmente, por via postal, contendo os seguintes documentos:
a) Curriculum vitae do candidato, onde devem obrigatoriamente constar:
i) As identificações "Researcher ID", "Scopus Author ID" e "Google Scholar ID".
ii) As atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades, consideradas relevantes para o presente procedimento concursal, de acordo com os termos do presente aviso;
iii) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico- o candidato deve apresentar, de um modo conciso (min. 2 páginas), um plano de desenvolvimento científico e tecnológico enquadrado na área disciplinar do concurso, de acordo com as atividades e funções a desempenhar, e articulado com os resultados da sua atividade científica e experiência profissional anteriores, bem como a sua formação académica e profissional.
b) Certidão comprovativa do grau de Doutor na área disciplinar ou similares a que respeita o concurso;
c) Trabalhos publicados, mencionados no curriculum vitae, designadamente os mais representativos, no que respeita ao seu contributo para o desenvolvimento e evolução da área disciplinar em que é aberto o concurso;
d) Declaração, sob compromisso de honra, de que se o júri optar por solicitar a documentação indicada nas alíneas anteriores ou qualquer outra documentação científica citada no curriculum vitae do candidato, a mesma será entregue no prazo de 10 dias úteis;
e) Outros documentos que os candidatos entendam pertinentes para a análise da sua candidatura.
4 - Se no júri participar um vogal que não domine a língua portuguesa são necessariamente apresentados em inglês os documentos de pronúncia em sede de audiência prévia de candidatos e reclamações que hajam de ser apreciadas pelo júri.
5 - As candidaturas devem ser instruídas, sob pena de exclusão, com os documentos supramencionados no ponto 3.
VI - Apresentação da candidatura
1 - Os documentos que instruem a candidatura devem ser submetidos até ao 15.º dia útil, contado a partir do dia seguinte ao da publicação deste Aviso no Diário da República.
2 - Os candidatos apresentarão os seus documentos de candidatura, por correio eletrónico para o seguinte endereço: div.rh.recruta.ndoc@fct.unl.pt.
VII - Parâmetros de avaliação
1 - O presente concurso destina-se a avaliar capacidade e desempenho dos candidatos nos diferentes parâmetros nos termos do artigo 16.º do ECIC.
2 - A avaliação curricular dos vários candidatos em cada uma das vertentes a seguir descritas deve ter em consideração a área científica em que é aberto o concurso.
3 - Os parâmetros a ter em consideração na avaliação curricular dos candidatos, em cada uma das vertentes, são os que a seguir se discriminam:
a) Qualidade do trabalho científico e técnico (QTCT);
b) Experiência e formação profissional (EFP);
c) Contribuições em atividades de orientação científica (CAOC);
d) Participação em órgãos de gestão (POG);
e) Prestação de serviços à comunidade (PSC);
f) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico (PDCT).
VIII - Entrevista
1 - O Júri deliberará na primeira reunião sobre a necessidade de proceder à realização de entrevista a todos os candidatos.
2 - A entrevista visa a obtenção de esclarecimentos ou a explicitação de elementos constantes dos Curriculum vitae dos candidatos.
IX - Classificação por mérito absoluto de candidatos
1 - De acordo com o n.º 1 do artigo 27.º do ECIC, o júri deliberará sobre a admissibilidade em mérito absoluto dos candidatos, por votação nominal justificada, expressa pelas fórmulas de Recusado ou Aprovado.
2 - Cada membro do júri apresenta uma proposta justificada de recusado ou aprovado para cada um dos candidatos, de acordo com alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º do ECIC.
3 - Considera-se aprovado em mérito absoluto o candidato que logre obter voto favorável de mais de metade dos membros do júri.
X - Ordenação e metodologia de votação
1 - Uma vez identificados, em definitivo, os candidatos aprovados em mérito absoluto, o júri procede à sua classificação em mérito relativo.
2 - Cada membro do júri efetuará o seu exercício de avaliação curricular dos candidatos apresentando um parecer escrito, que posteriormente deverá integrar a ata, no qual propõe a ordenação dos candidatos devidamente fundamentada nos critérios de avaliação indicados no presente aviso, pontuando cada candidato em relação a cada critério na escala numérica de 0 a 100 pontos.
3 - Os critérios de avaliação indicados devem ser ponderados como a seguir se indica:
a) Qualidade do trabalho científico e técnico (QTCT): 45 %
Será considerada a relevância dos resultados obtidos pelo candidato, com grande ênfase nos trabalhos indicados pelo candidato como as suas mais significativas contribuições para o avanço do conhecimento na área para a qual é aberto o concurso;
b) Experiência e formação profissional (EFP): 22 %
Atividades de extensão e de disseminação do conhecimento científico, designadamente na organização de cursos, seminários e conferências;
Participação em projetos científicos relevantes na área temática do edital; será considerada a experiência prévia evidenciada pelo candidato e o seu potencial para coordenar e integrar construtiva e proficuamente projetos financiados de índole nacional e internacional, na área a qual é aberto o concurso;
c) Contribuições em atividades de orientação científica (CAOC): 8 %
Experiência na docência e formação avançada, nomeadamente, na orientação de alunos de pós-graduação na área científica do edital
d) Participação em órgãos de gestão (POG): 10 %
Participação e desempenho em tarefas atribuídas por órgãos de gestão das instituições a que esteve vinculado
e) Prestação de serviços à comunidade (PSC): 3 %
Desempenho de tarefas de valorização económica e social do conhecimento, nomeadamente através de gestão e prestações de serviços à comunidade
f) Plano de desenvolvimento científico e tecnológico (PDCT): 12 %
Plano de desenvolvimento de carreira, relativo às linhas de investigação na área para a qual é aberto o concurso a que o candidato propõe dedicar-se no LAQV, obedecendo aos seguintes requisitos:
i) Apresentação dos principais problemas aos quais pretende dedicar a sua investigação futura, contextualizando-os no atual estado da arte nessas áreas;
ii) Descrição, sistematizada e sucinta, das estratégias de investigação que o/a candidato/a se propõe adotar, para desenvolver a sua investigação e resolver ou contribuir para a resolução dos problemas por si enunciados;
iii) Explicitação das razões e motivações das suas escolhas. O plano de desenvolvimento de carreira não poderá exceder 5 páginas A4 escritas em tamanho de letra 12 pt
4 - A ordenação dos candidatos Aprovados é feita por votação dos membros do júri, respeitando a ordenação apresentada no parecer referido no número anterior, nos seguintes termos:
a) A primeira votação destina-se a determinar o candidato a colocar em primeiro lugar;
b) Na votação referida na alínea anterior, se um candidato obtiver mais de metade dos votos para ser colocado em primeiro lugar fica ordenado nesta posição;
c) Caso não se verifique a situação referida na alínea anterior, é realizada nova votação, apenas entre os candidatos que obtiveram votos para 1.º lugar, depois de retirado o candidato menos votado para esse lugar na votação anterior;
d) Caso haja mais do que um candidato a retirar, por igualdade do número de votos, com um mínimo de um voto cada, realiza-se uma votação apenas sobre estes para apurar o candidato a retirar da votação seguinte; nessa votação, cada vogal votará, de entre os candidatos em igualdade de votos, no candidato que ocupar a posição mais inferior na ordenação constante do seu parecer;
e) Caso se verifique empate, o desempate é feito através do voto de desempate ou voto de qualidade do presidente do júri, nos termos do n.º 3 do artigo 19.º do ECIC.
f) As votações repetem-se até que seja determinado, pelo processo anteriormente descrito, qual o candidato a ordenar em primeiro lugar. Caso só restem dois candidatos e cada um deles obtenha metade dos votos, o desempate é feito através do voto de qualidade do presidente do júri;
g) Escolhido o candidato para o primeiro lugar, é retirado das votações e repete-se todo o processo para o segundo lugar e assim sucessivamente até se obter a lista ordenada de todos os candidatos.
XII - Notificações e audiência de Interessados
1 - Há lugar a audiência prévia, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, dos candidatos que tenham sido recusados, e dos candidatos ordenados em lugar da lista de ordenação dos candidatos não passível de ser provido no posto de trabalho a concurso. Todos os candidatos são notificados da homologação da deliberação final do júri.
2 - As notificações são efetuadas por correio eletrónico.
3 - O processo de concurso poderá ser consultado pelos candidatos, na Divisão de Recursos Humanos da FCT NOVA, nos termos indicados na notificação acima referida.
XIII - Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Júlio Alves Alferes, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, por delegação de competência.
Vogais:
Doutor Carlos Alberto Nieto de Castro, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
Doutora Maria Teresa Nogueira Leal da Silva Duarte, Professor Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
Doutora Margarida Fernandes da Costa Gomes, Research Professor of Ecole Normale Supérieure de Lyon, France;
Doutor Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa;
Doutora Maria da Ascensão Carvalho Fernandes Miranda Reis, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
XIV - Proteção de Dados
De acordo com o RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão tratados exclusivamente para o processamento da candidatura.
E para constar se publica o presente Aviso.
17 de janeiro de 2024. - O Diretor, Prof. Doutor José Alferes.
317259735
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5627201.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
1999-04-20 - Decreto-Lei 124/99 - Ministério da Ciência e da Tecnologia
Aprova o estatuto da Carreira de Investigação Científica.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5627201/aviso-2289-2024-de-29-de-janeiro