A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 1/2024, de 5 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Prorroga o prazo de apresentação de candidaturas ao concurso específico da Linha Interior + Turismo, aberto na sequência dos incêndios de 4 e 5 de agosto de 2023

Texto do documento

Despacho Normativo 1/2024

Sumário: Prorroga o prazo de apresentação de candidaturas ao concurso específico da Linha Interior + Turismo, aberto na sequência dos incêndios de 4 e 5 de agosto de 2023.

Pelo Despacho Normativo 7/2023, de 17 de maio, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 95, de 17 de maio de 2023, foi criada a Linha + Interior Turismo, com o propósito de promover e apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica.

Entretanto, em resultado dos danos causados pelos incêndios ocorridos em 2023 em várias áreas do território nacional, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2023, de 3 de novembro, declarou a situação excecional reportada aos incêndios rurais ocorridos a 4 e 5 de agosto de 2023 em Baiona, nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique, e em Carrascal, nos concelhos de Castelo Branco e de Proença-a-Nova. Nesse contexto, foi previsto um conjunto de medidas de resposta imediata, de curto prazo, incluindo, no âmbito do Programa + Interior Turismo, a abertura de um aviso de concurso específico, com o objetivo de valorizar os recursos culturais e naturais dos territórios que fazem parte integrante dos concelhos atingidos pelos incêndios, assim como apoiar projetos que visem a criação de perímetros de segurança das aldeias, com uma dotação orçamental indicativa de (euro) 2 000 000,00, a atribuir por via das receitas próprias do Turismo de Portugal, I. P.

Neste contexto, foi aberto um concurso específico no âmbito do Programa + Interior Turismo, através do Despacho Normativo 14/2023, de 3 de novembro, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 223, de 17 de novembro de 2023, focado nos concelhos a que se refere a Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2023, de 3 de novembro, cujas candidaturas deveriam ser apresentadas até ao dia 31 de dezembro de 2023.

Contudo, e tendo presente, por um lado, a necessidade de assegurar uma adequada estruturação dos projetos a apresentar e, por outro lado, a circunstância de o prazo inicialmente concedido para o efeito ter sido de pouco mais de um mês, entende-se adequada a necessidade de um prazo mais dilatado para apresentação das candidaturas, justificando-se alterar a data-limite para formalização das candidaturas junto do Turismo de Portugal, I. P.

Assim, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2023, de 3 de novembro, e no exercício da competência que me foi delegada pelo Ministro da Economia e do Mar, através do Despacho 14724-B/2022, de 21 de dezembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 248, de 27 de dezembro de 2022, determino o seguinte:

Artigo 1.º

Alteração ao Despacho Normativo 14/2023, de 3 de novembro

O artigo 6.º do Despacho Normativo 14/2023, de 3 de novembro, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 223, de 17 de novembro de 2023, passa a ter a seguinte redação:

«Artigo 6.º

Candidaturas

1 - A apresentação de candidaturas decorre no âmbito de um procedimento de concurso com início a partir da entrada em vigor do presente diploma e término a 29 de fevereiro de 2024 e é efetuada através de formulário próprio disponível na página eletrónica do Turismo de Portugal, I. P.

2 - [...]

3 - [...]

4 - [...]»

Artigo 2.º

Entrada em vigor

O presente despacho entra em vigor no dia da sua publicação.

28 de dezembro de 2023. - O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida.

317209158

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5602142.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda