A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12255/2023, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designa a vogal do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P

Texto do documento

Despacho 12255/2023

Sumário: Designa a vogal do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P. (IHRU, I. P.), é um instituto público de regime especial e gestão participada, sendo o respetivo conselho diretivo composto por um presidente, um vice-presidente e dois vogais, nomeados por despacho.

Na sequência da renúncia de Cristina Maria Torres Matela Tavares ao cargo de vogal para a área financeira daquele instituto, afigura-se necessário proceder à designação de um novo vogal para o conselho diretivo do IHRU, I. P.

A designação de um novo vogal visa completar o mandato em curso do conselho diretivo do IHRU, I. P., que termina em 12 de junho de 2028, e assegurar que não se verifica qualquer descontinuidade no funcionamento daquele instituto, atentas as responsabilidades que lhe são acometidas, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, e à especial complexidade e exigência da sua estrutura participada.

Nos termos do artigo 10.º do referido Decreto-Lei 175/2012, de 2 de agosto, e da alínea h) do n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 71/2012, de 29 de agosto, a remuneração dos membros do conselho diretivo deste instituto público de regime especial obedece ao disposto nessa resolução.

Foi ouvida, nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre a designação constante do presente despacho.

Assim:

Nos termos do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 175/2012, de 2 de agosto, na sua redação atual, e nos n.os 1 e 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 1 de junho, determina-se o seguinte:

1 - Designar, para completar o mandato em curso, Sónia Maria da Silva Barbosa para o cargo de vogal para a área financeira do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P. (IHRU, I. P.), cuja idoneidade, experiência e competências profissionais são evidenciadas na nota curricular que consta do anexo ao presente despacho e da qual faz parte integrante.

2 - Autorizar a identificada vogal a exercer, em acumulação com a função do cargo para que é nomeada, sem direito a qualquer remuneração, as funções que lhe caibam por inerência do exercício desse cargo, nos termos legais e regulamentares aplicáveis.

3 - Autorizar a vogal a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

4 - Determinar que o presente Despacho produz efeitos a 4 de dezembro de 2023.

27 de novembro de 2023. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - A Ministra da Habitação, Marina Sola Gonçalves.

ANEXO

(a que se refere o n.º 1)

Nota curricular

Dados biográficos:

Nome: Sónia Maria da Silva Barbosa;

Data e local de nascimento: 20 de maio de 1974, Porto.

Habilitações académicas:

Frequência do Programa Doutoral em Contabilidade da Universidade de Aveiro, desde 2020;

Pós-graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental da Universidade Nova - Information Management School;

Pós-graduação em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;

Frequência da pós-graduação em Contratação Pública - Cedipre - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

Mestrado, pré-Bolonha, em Ciências Empresariais - Especialização em Contabilidade - Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tema da dissertação: A Contabilidade Pública e a Utilidade da Base do Acréscimo - Caso Especial dos Municípios da Região Centro;

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro.

Experiência profissional:

De junho de 2012 até à presente data exerceu as funções de chefe de equipa multidisciplinar na Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria, na área do Controlo da Administração Local Autárquica;

Entre dezembro de 2002 e maio de 2012 exerceu funções de inspetora de finanças na Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria, na área do Controlo da Administração Local Autárquica;

Entre 1995 e novembro de 2002 exerceu funções de contabilista certificada e foi responsável administrativa e financeira de entidades privadas.

Experiência profissional complementar:

Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Casa da Música, desde 2021 até à presente data;

Docente Assistente Convidada da Universidade de Aveiro, desde 2020 até à presente data;

Formadora em diversas entidades sobre matérias relativas, em especial, à contabilidade, prestação de contas, consolidação de contas, indicadores de gestão e elaboração de documentos previsionais nos municípios, desde 2007 até à presente data.

317106085

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5567179.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

  • Tem documento Em vigor 2012-08-02 - Decreto-Lei 175/2012 - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P. (IHRU, I.P.).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2024-09-13 - Resolução do Conselho de Ministros 125/2024 - Presidência do Conselho de Ministros

    Procede à dissolução do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P., e à nomeação dos titulares dos cargos de presidente, vice-presidente e vogais do Instituto.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda