O Decreto-Lei 114/2012, de 25 de maio definiu a missão, atribuições e tipo de organização interna das direções regionais de cultura.
A Portaria 227/2012, de 3 de agosto definiu a estrutura nuclear das referidas direções regionais de cultura e as competências das respetivas unidades orgânicas, bem como o limite máximo de unidades orgânicas flexíveis.
Considerando que se torna imprescindível assegurar o normal funcionamento do Museu de Aveiro, previsto no ponto i) da alínea b) do artigo 3.º da Portaria 227/2012, de 3 de agosto, como serviço dependente, e consubstanciado como uma das cinco unidades orgânicas flexíveis da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), importa proceder à designação do respetivo titular do cargo de diretor (direção intermédia de 2.º grau), em regime de substituição.
Considerando o perfil, as competências técnicas e pessoais e a aptidão do Licenciado José António Queirós de Oliveira Rebocho Cristo, técnico superior do mapa de pessoal da DRCC;
Considerando que o mesmo reúne os requisitos legais exigidos no artigo 20.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pelas Leis n.º 51/2005, de 30 de agosto, n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, n.º 3-B/2012, de 28 de abril, e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, conforme decorre da nota curricular anexa ao presente despacho:
1 - Designo, nos termos e ao abrigo do disposto no artigo 27.º da citada Lei 2/2004, de 15 de janeiro, em regime de substituição, no cargo de Diretor do Museu de Aveiro e responsável pela supervisão dos serviços instalados no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Licenciado José António Queirós de Oliveira Rebocho Cristo.
2 - O presente despacho produz efeitos a 1 de março de 2015.
24 de fevereiro de 2015. - A Diretora Regional, Celeste Maria Reis Gaspar dos Santos Amaro.
Nota Curricular
I - Dados Pessoais
Nome: José António Queirós de Oliveira Rebocho Cristo
Data de nascimento: 13 de fevereiro de 1968.
II - Habilitações Académicas:
1996 - Licenciatura em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
III - Experiência Profissional:
De maio de 1995 a outubro de 1998 - Técnico Superior de 2.ª Classe, no Museu de Aveiro, em regime de contrato a termo certo;
Desde outubro 1998 - Técnico Superior no Museu de Aveiro.
IV - Formação Complementar:
Diploma em Competências Básicas em Tecnologias da Informação, de acordo com o Decreto-Lei 140/2001, de 24 de abril, certificado pelo Espaço Internet Aveiro Digital (2005); Curso de Reciclagem de Técnicas Auxiliares de Museologia (1995); Curso de Marketing (1986).
V - Trabalhos publicados:
"A vinda de Santa Joana para Aveiro e seu impacto local" - In: Patrimónios, n.º 1, Aveiro: ADERAV, 2013, pp. 111-142 (2013); "A Capela de São Domingos e dos Santos da Ordem no Convento de Jesus de Aveiro" - In: Patrimónios, n.º 9, Aveiro: ADERAV, 2011, pp. 75-86 (2011); "Roteiro do Museu de Aveiro" - artigos/entradas: Coleções de pintura, desenho, aguarela, manuscritos, mapas e livro antigo, história e evolução do edifício do Convento de Jesus de Aveiro, Séculos XV-XIX, Iconografia da Princesa Santa Joana; "Apresentação do centro de produção (cerâmica) de Aveiro" em parceria com Cláudia Pinho e Melo, in: De terre et de feu. L'aventure de la céramique européenne à Limoges, Limoges: Rmn - Grand Palais (2010); "Sacrários das Igrejas Paroquiais de Vale de Cambra - do Maneirismo ao Rococó", Catálogo, em parceria com Maria Clara Marques e Luís Alberto Casimiro, Vale de Cambra: CGD (2008); Entrada de Catálogo "Nascimento da Princesa Santa Joana". In: O Tapete Oriental em Portugal, Lisboa: IMC (2007); "São Domingos Relicário e a Capela de São Domingos e dos Santos da Ordem", Actas do Congresso Internacional Escultura Policromada Religiosa dos Séculos XVII e XVIII, estudo comparativo de técnicas, alterações e conservação em Portugal, Espanha e Bélgica, Lisboa: IPCR; "História e Evolução da Policromia Barroca", em parceria com Teresa Gómez Espinosa, Carlos Moura, António Martín Pradas, Michel Leftz e Maria Campoy Naranjo, in Actas do Congresso Internacional Escultura Policromada Religiosa dos Séculos XVII e XVIII, estudo comparativo de técnicas, alterações e conservação em Portugal, Espanha e Bélgica, Lisboa: IPCR (2004); "Proposta para uma Exposição no Museu de Aveiro", realizado em coautoria com Cláudia Pinho e Melo, in Boletim da AMUSA, n.º 1, outubro (1999); "Os paramentos nos Livros de Bolsa e Despesa da Santa Casa da Misericórdia do Porto - 1700-1798", trabalho em parceria com Alexandre Matos, catálogo da exposição de prataria e paramentaria da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1998); "Presépios em Barro - Séculos XVIII e XIX", catálogo de exposição em coautoria, Aveiro: AMUSA (1996).
208479287