A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9560/2023, de 18 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Procede à delegação de competências no diretor de navios, Contra-Almirante Fernando Jorge Pires

Texto do documento

Despacho 9560/2023

Sumário: Procede à delegação de competências no diretor de navios, Contra-Almirante Fernando Jorge Pires.

Considerando que a Marinha é beneficiária direta do Investimento TC-C-10-i03.01 "Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval: Pilar I - Plataforma Naval Multifuncional e Pilar II - Centro de Operações", exclusivamente financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inscritas e a inscrever no orçamento da Marinha.

Neste enquadramento, à Marinha cabe a responsabilidade de desenvolver o Pilar II do referido investimento, onde se insere a edificação do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), tendo-se identificado a necessidade de se proceder à construção de quatro veículos de superfície, não tripulados, para a monitorização e vigilância avançada, mediante aquisição de bens tendo em vista a construção dos referidos veículos.

Considerando que através da Portaria 463/2023, de 9 de agosto, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 28 de agosto de 2023, a Marinha foi autorizada a assumir os encargos plurianuais para aquisição de bens tendentes à construção de veículos de superfície, não tripulados, para operarem como elementos orgânicos da Plataforma Naval Multifuncional, ficando a esquadra destes veículos sediada no Centro de Experimentação Operacional da Marinha.

Considerando ainda a delegação de competências veiculada pelo Despacho 5315/2022, de 20 de abril, da Ministra da defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 86, de 4 de maio de 2022, no Chefe do Estado-Maior da Armada.

Assim, perante a observação das disposições legais estabelecidas para a realização de despesa pública:

1 - Autorizo a realização da despesa relativa à aquisição de quatro veículos de superfície, não tripulados, para o Centro de Experimentação Operacional da Marinha, pelo preço máximo de 949 883,90 (euro) (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) através da realização de um procedimento por concurso público com publicação no jornal oficial da União Europeia, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código dos Contratos Públicos.

2 - Subdelego, ao abrigo do n.º 6 do Despacho 5315/2022, de 20 de abril, da Ministra da defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 86, de 4 de maio de 2022, em conjugação com o disposto no n.º 1 do artigo 109.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, no Diretor de Navios, Contra-almirante Fernando Jorge Pires, com faculdade de subdelegação, a competência para a prática de todos os atos relativos ao procedimento pré-contratual acima referido até à sua conclusão com a outorga do contrato, bem como todos os atos a realizar no âmbito da execução contratual até à sua completa execução, incluindo a autorização, efetivação e realização dos pagamentos.

3 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura, ficando por este meio ratificados todos os atos entretanto praticados pelo Diretor de Navios, Contra-Almirante Fernando Jorge Pires, no âmbito da presente subdelegação de competências.

01-09-2023. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.

316827381

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5485147.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-01-29 - Decreto-Lei 18/2008 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova o Código dos Contratos Públicos, que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda