A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8852/2023, de 31 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação do Tenente-General da Guarda Nacional Republicana Rui Alberto Ribeiro Veloso para o cargo de 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Despacho 8852/2023

Sumário: Nomeação do Tenente-General da Guarda Nacional Republicana Rui Alberto Ribeiro Veloso para o cargo de 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 25.º da Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana (GNR), aprovada pela Lei 63/2007, de 6 de novembro, na sua redação atual, que prescreve que o 2.º Comandante-geral da GNR é um Tenente-general nomeado pelo Ministro da Administração Interna, sob proposta do Comandante-geral da GNR;

Considerando o previsto no n.º 2 do artigo 32.º do acima referido diploma, nos termos do qual o Comandante do Comando Operacional é um Tenente-General nomeado pelo Ministro da Administração Interna, sob proposta do Comandante-geral da GNR;

Considerando que o Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso foi nomeado, ainda no posto de Major-general, como Comandante do Comando Operacional da GNR, pelo Despacho 13720/2022, de 18 de novembro de 2022, publicado no Diário da República, n.º 227, 2.ª série, de 24 de novembro de 2022;

Considerando a proposta apresentada pelo Comandante-geral da GNR de nomeação do Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso para o cargo de 2.º Comandante-geral;

1 - Nomeio o Tenente-general da Guarda Nacional Republicana, Rui Alberto Ribeiro Veloso, para o cargo de 2.º Comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, que acumulará com o cargo de Comandante do Comando Operacional, cuja idoneidade, formação e experiência profissionais se mostram evidenciadas na síntese curricular em anexo.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 16 de agosto de 2023.

16 de agosto de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

ANEXO

Síntese Curricular

O Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso nasceu em 2 de novembro de 1969, na freguesia do Estoril, concelho de Cascais e distrito de Lisboa, e tem 53 anos de idade e 33 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto, em 9 de junho de 2022.

Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Militares da Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana, ramo de Armas, com o Curso de Promoção a Capitão na Escola Prática da Guarda, com o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Altos Estudos Militares e com o Curso de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar.

É Mestre em Alta Direção em Segurança Internacional, pela Universidade Carlos III de Madrid, possui a Licenciatura em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa, e é doutorando em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Possui, ainda, uma Pós-graduação em Direito e Segurança "I Estudos Avançados em Direito e Segurança", pela FDUNL, e o Curso "Programa Avançado em Segurança e Defesa", ministrado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

É Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional no âmbito dos Estabelecimentos de Ensino Superior Público Universitário Militar (EESPUM), nas áreas de "Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais", "Estudos das Crises e dos Conflitos Armados" e "Operações Militares".

É Auditor em Segurança Interna e está habilitado com o Curso de "Formação Pedagógica Inicial de Formadores e com o "Certificado de Competências Pedagógicas" n.º EDF 568217/2011 DL, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Possui vários cursos de especialização e qualificação, dos quais se destacam os seguintes: Curso de "Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas; Curso de "Aperfeiçoamento: Planeamento, Avaliação e Desenvolvimento Organizacional"; Curso de "Planeamento de Operações Psicológicas; Curso de "Contencioso Administrativo: Perspetiva Teórica e Prática".

Possui, ainda, o Curso de "Estudos Africanos, Operações de Paz e State Building", o Curso de formação profissional de "Comunicação e Interação com os Média", o Curso de "Técnicas Jornalísticas e Relações com a Imprensa", o Curso "Elementar de Proteção Civil" e o Curso de "Internet e Comunicações".

Ao nível da especialização policial, destacam-se ainda o Curso de "Investigação Criminal", o Curso de "Manutenção de Ordem Pública", o Curso de "Trânsito", o Curso "Fiscal e Aduaneiro" e o Curso de "Operações Especiais".

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos da Guarda Nacional Republicana. Entre 1996 e 2003, esteve colocado na Brigada de Trânsito, onde desempenhou, entre outras, as funções de Comandante do Destacamento de Trânsito de Carcavelos. De 2003 a 2009, foi adjunto do Chefe de Gabinete do Comandante-geral da Guarda, e em 2009, foi colocado na Escola da Guarda, onde desempenhou vários cargos, sendo o último o de Diretor de Formação. Em 2018, foi colocado na Unidade de Intervenção e assumiu as funções de Comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que se constitui, atualmente, como Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

Na área da docência, foi Professor na Academia Militar, durante cerca de 9 anos, assumindo a regência da unidade curricular de Direito Rodoviário, foi Professor no Instituto de Estudos Superiores Militares, sendo responsável pela unidade curricular de Direito Criminal e Disciplinar, e na Escola da Guarda, foi Professor de várias unidades curriculares dos cursos de formação, promoção e especialização das categorias de Oficiais, Sargentos e Guardas.

No interregno das referidas funções, desempenhou 4 missões internacionais como formador no âmbito do Projeto de Cooperação Técnico-policial, nomeadamente, em: Moçambique, como professor na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) da Polícia de Moçambique (PRM); na Guiné-Bissau, como formador na área do Direito Penal e Processual Penal; em São Tomé e Príncipe, como formador na área da Legislação e Segurança Rodoviária; e novamente na Guiné-Bissau, como formador responsável por ministrar o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores à Guarda Nacional e à Polícia de Ordem Pública da Guiné-Bissau.

Após a frequentar o Curso de Promoção a Oficial General 2019/2020, foi colocado a desempenhar as funções de Diretor de Operações e de Adjunto do Comandante Operacional do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana, desempenhando, atualmente, a função de Comandante do Comando Operacional. Da sua folha de serviços constam treze louvores, sendo dois concedidos pelo Ministro da Administração Interna, sete concedidos pelo Comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, um por Oficial General, e três por Coronel Comandante de Unidade, bem como duas Referência Elogiosa de Oficial General.

316778855

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5466656.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda