A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5669/2023, de 18 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designa o licenciado José Manuel Louro Pereira para o cargo de diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER)

Texto do documento

Despacho 5669/2023

Sumário: Designa o licenciado José Manuel Louro Pereira para o cargo de diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).

Considerando que:

a) Nos termos e para os efeitos dos artigos 3.º e 4.º do Decreto-Lei 16/2012, de 26 de janeiro, na sua redação atual, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) é dirigido por um diretor a quem compete dirigir e orientar a ação do CEGER;

b) O cargo de diretor do CEGER ficou vago, tendo-se procedido à respetiva designação em substituição, através do Despacho 10608/2022, de 22 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 169, de 1 de setembro de 2022, de modo a assegurar o normal funcionamento do serviço até provimento definitivo do mesmo;

c) Foi requerida à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) a abertura e tramitação do procedimento concursal adequado ao provimento do cargo de diretor do CEGER;

d) A CReSAP remeteu à área governativa da digitalização e da modernização administrativa, em 8 de março de 2023, na sequência do procedimento concursal n.º 1337_CReSAP_20_08/22, repetido com o n.º 1372_CReSAP_20_08_22, ofício onde propunha o recrutamento por escolha, de entre indivíduos que reúnam o perfil definido pelo aviso de abertura;

e) O licenciado José Manuel Louro Pereira obteve parecer favorável da mesma CReSAP, remetido em 5 de abril à área governativa da digitalização e da modernização administrativa;

f) O membro do Governo dispõe do prazo máximo de 45 dias para proceder à respetiva designação, nos termos do n.º 12 do artigo 19.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual;

g) Na ponderação por mim formulada e de acordo com o instruído no parecer apresentado pela CReSAP, o candidato suprarreferido possui a qualidade curricular, na formação académica e respetiva formação complementar, bem como a experiência profissional mais adequada aos objetivos a atingir no decurso do exercício de funções, conforme determinado previamente na carta de missão publicada.

Nos termos dos artigos 18.º e 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, conjugado com o n.º 1 dos n.os 4 e 5 do artigo 19.º e dos artigos 3.º e 4.º do Decreto-Lei 16/2012, de 26 de janeiro, nas suas redações atuais e ao abrigo das competências que me foram delegadas através da alínea a) do n.º 2 do Despacho 6731/2022, de 19 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 103, de 27 de maio de 2022, ex vi dos n.os 1 e 7 do artigo 7.º do Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, na sua redação atual, que aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional:

1 - Designo, em regime de comissão de serviço e por um período de cinco anos, renovável por igual período, o licenciado José Manuel Louro Pereira para o cargo de diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo.

2 - A idoneidade, competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação para o adequado exercício das respetivas funções, pelo diretor designado, estão fundamentadas na nota curricular anexa.

3 - Autorizo o supra designado a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

4 - O presente despacho produz efeitos a 2 de maio de 2023, inclusive, cessando a produção de efeitos, a partir da mesma data, do Despacho 10608/2022, de 22 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 169, de 1 de setembro de 2022.

19 de abril de 2023. - O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo.

Nota Curricular

José Manuel Louro Pereira.

Habilitações:

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Mestrando em Gestão e Políticas Públicas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Detentor de formação complementar diversa, nomeadamente Local Area Network Implementation and Configuration, Novell C515 Advanced System Manager, Introdução à Programação Computadores, UNIX Utilização Avançada, LAN (Local Area Network) Switching e Segurança em Redes, Segurança Informática - Conceção e Implementação/Internet e Intranet, curso de especialização profissional em Engenharia Informática - Segurança Informática (Políticas de Segurança e Deteção de Intrusos), ISO 27001 lead implementer (pecb official course), ISO 27005 risk manager (pecb official course), ISO 20000 Fundamentals Certified (APMG official course), Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço, Transformação Digital (Novas Tendências na Gestão de Serviços), Certified Data Protection Practitioner e Certificado de Encarregado de Proteção de Dados.

Percurso profissional:

Desde setembro de 1983 é militar da Força Aérea Portuguesa.

Desde agosto de 1988 é técnico especialista de informática da Direção-Geral dos Serviços de Informática do Ministério da Justiça.

Entre novembro de 1997 e dezembro de 2005, foi administrador de sistemas e redes na Direção-Geral dos Serviços de Informática do Ministério da Justiça/Instituto das Tecnologias da Informação na Justiça.

Entre janeiro de 2006 e janeiro de 2008 exerceu funções de direção intermédia no Departamento de Infraestruturas de Rede e Comunicações no Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça.

Entre fevereiro de 2008 e novembro de 2011 exerceu funções de direção intermédia no Núcleo de Gestão de Serviços de Rede no Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça.

Entre dezembro de 2011 e agosto de 2012 exerceu funções de direção intermédia dos Sistemas de Informação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E.

Entre setembro de 2012 e maio de 2018 exerceu funções de direção intermédia no Núcleo de Segurança, Comunicações e do Centro de Processamento de Dados da Entidade dos Serviços Partilhados da Administração Pública.

Entre junho de 2018 e julho de 2019 foi diretor de segurança da informação na empresa de consultoria OZONA Consulting.

Entre agosto de 2019 e novembro de 2020 foi diretor na empresa de consultoria PRAXISCONSTANTE.

Desde dezembro de 2020 é coordenador nas áreas de proteção de dados e cibersegurança nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E.

316460012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5358140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-26 - Decreto-Lei 16/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo.

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda