A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4291-A/2023, de 6 de Abril

Partilhar:

Sumário

Designa a comissão liquidatária da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo

Texto do documento

Despacho 4291-A/2023

Sumário: Designa a comissão liquidatária da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo.

A Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, doravante designada Fundação, foi extinta através do Decreto-Lei 90-D/2022, de 30 de dezembro.

O referido decreto-lei, para além de fixar o destino dos bens da Fundação, determina que a comissão liquidatária é composta por três ou cinco membros a designar por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Presidência do Conselho de Ministros, das finanças e da cultura.

A esta comissão liquidatária compete promover as diligências necessárias à liquidação da Fundação, designadamente, assegurar a gestão do património da Fundação até à sua integral transferência nos termos do citado decreto-lei de extinção, proceder ao inventário dos valores ativos e passivos da Fundação e decidir sobre o destino das suas obrigações contratuais, despesas e encargos.

As diligências necessárias à liquidação da Fundação devem ser concluídas no prazo de 120 dias a contar da entrada em vigor do presente despacho, podendo esse prazo ser prorrogado, se necessário, e cabe à Fundação Centro Cultural de Belém garantir o apoio logístico, humano e financeiro necessário à atividade da comissão liquidatária.

Neste sentido, e de forma a evitar uma situação de incerteza - com inevitáveis consequências a nível de alarme público - e impedir qualquer atuação, por parte do conselho de administração, que impedisse ou dificultasse a atividade da comissão liquidatária a nomear, foi determinado, através do Despacho 262-A/2023, de 5 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 4, de 5 de janeiro de 2023, que o órgão de administração da Fundação fica limitado à prática de atos meramente conservatórios do património fundacional e proibido de praticar atos que envolvam a alienação ou a oneração de quaisquer bens ou direitos e, bem assim, a assunção de novas responsabilidades, até à nomeação da comissão liquidatária.

Ademais, no passado dia 30 de março de 2023, no âmbito do processo cautelar de suspensão da eficácia do ato de extinção da Fundação, o Supremo Tribunal Administrativo indeferiu a pretensão dos requerentes - Associação Coleção Berardo e José Manuel Rodrigues Berardo.

Cumpre, neste contexto, avançar no procedimento de liquidação da Fundação.

Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 194.º do Código Civil, do n.º 1 do artigo 37.º da Lei-Quadro das Fundações, aprovada em anexo à Lei 24/2012, de 9 de julho, na sua redação atual, e do artigo 4.º do Decreto-Lei 90-D/2022, de 30 de dezembro, o Ministro das Finanças, o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros determinam o seguinte:

1 - São destituídos todos os órgãos da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo (FAMC-CB), à exceção do conselho fiscal, sendo que os membros do órgão de administração e o presidente honorário da FAMC-CB são substituídos, em todas as suas competências, pela comissão liquidatária.

2 - São designadas as seguintes individualidades como membros da comissão liquidatária da FAMC-CB:

a) Presidente - Carlos José de Sousa Mendes;

b) Vogal - Maria Edite Baptista dos Santos;

c) Vogal - Luís Urbano de Oliveira Afonso.

3 - Compete à comissão liquidatária:

a) Proceder ao inventário dos valores ativos e passivos, incluindo os contingentes, da FAMC-CB;

b) Assegurar a gestão do património da FAMC-CB até à sua integral liquidação;

c) Determinar e quantificar as contribuições realizadas pelos instituidores desde a constituição da FAMC-CB, nomeadamente para o fundo de aquisições;

d) Identificar todo o património que, não sendo propriedade da FAMC-CB, está em depósito na mesma, assegurando a sua devolução ou a sua manutenção no Centro Cultural de Belém, consoante o caso;

e) Formalizar a reversão de bens, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 90-D/2022, de 30 de dezembro;

f) Identificar todos os contratos vigentes em que a FAMC-CB seja parte;

g) Decidir sobre o destino das obrigações contratuais, nomeadamente laborais, despesas e encargos da FAMC-CB;

h) Determinar a extensão dos direitos de autor e direitos conexos que resultem da atividade da FAMC-CB e de materiais produzidos, que incluam nomeadamente fotografias, textos, catálogos, no período em que a FAMC-CB existiu;

i) Outras ações que se revelem necessárias ou relevantes para a boa prossecução das suas funções.

4 - A remuneração dos liquidatários constitui encargo da liquidação e é fixada por referência à remuneração base dos gestores públicos de empresas do grupo C, de acordo com o respetivo cargo, estando sujeita às limitações legalmente previstas quanto à remuneração de gestores públicos.

5 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, a remuneração dos liquidatários é suportada subsidiariamente pela Fundação Centro Cultural de Belém.

6 - A renúncia à remuneração não prejudica o pagamento das despesas decorrentes do exercício das funções de liquidação.

7 - O exercício de funções na comissão liquidatária não impede o exercício de atividades em instituições de ensino superior, designadamente as atividades de docência e de investigação.

8 - A comissão liquidatária só pode deliberar com a presença da maioria dos seus membros, sendo as deliberações tomadas por maioria.

9 - A vinculação externa da FAMC-CB é feita com a intervenção da maioria dos liquidatários, salvo quanto aos atos de mero expediente, em que é suficiente a intervenção de um liquidatário.

10 - A comissão liquidatária promove, no prazo de 120 dias a contar da entrada em vigor do presente despacho, as diligências necessárias à liquidação da FAMC-CB, sem prejuízo de eventual prorrogação.

11 - Deve a comissão liquidatária elaborar as contas da FAMC-CB reportadas à data da declaração da sua extinção, o relatório pormenorizado da liquidação e a respetiva conta final de liquidação, devendo os documentos de prestação de contas ser acompanhados do parecer do conselho fiscal da FAMC-CB, para apresentação aos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Presidência do Conselho de Ministros, das finanças e da cultura.

12 - O processo de liquidação da FAMC-CB considera-se encerrado na data de produção de efeitos do despacho de aprovação da conta final de liquidação.

13 - O apoio logístico, humano e financeiro necessário à atividade da comissão liquidatária é assegurado pela Fundação Centro Cultural de Belém.

14 - A comissão liquidatária pode, em caso de necessidade, recorrer ao apoio jurídico do Centro de Competências Jurídicas do Estado - JurisAPP.

15 - Para efeitos do disposto na alínea h) do n.º 3, a comissão liquidatária pode recorrer ao apoio da Inspeção-Geral das Atividades Culturais.

16 - O presente despacho produz efeitos desde a data da sua aprovação.

6 de abril de 2023. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - 31 de março de 2023. - O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva Cardoso Pereira. - 31 de março de 2023. - O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

316352745

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5313131.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-07-09 - Lei 24/2012 - Assembleia da República

    Aprova a Lei-Quadro das Fundações e altera o Código Civil, aprovado pelo Decreto-Lei 47344, de 25 de novembro de 1966.

  • Tem documento Em vigor 2022-12-30 - Decreto-Lei 90-D/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Procede à extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda