Deliberação 283-A/2023
Sumário: Delegação de competências para emitir a certificação de conformidade dos equipamentos especializados para o transporte de produtos alimentares perecíveis com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Acordo Relativo a Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a Utilizar nestes Transportes.
Considerando que:
O Despacho 4444/2021, de 30 de abril, atribui ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), na qualidade de autoridade a que se refere o Acordo Relativo a Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a Utilizar nestes Transportes (Acordo ATP), a competência para emitir a certificação de conformidade dos equipamentos especializados para o transporte de produtos alimentares perecíveis com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Acordo ATP, e que tal competência pode ser delegada, por deliberação do conselho diretivo, em entidades devidamente autorizadas pelo IMT, I. P.;
Através da Deliberação do Conselho Diretivo do IMT, I. P., n.º 362/2022, publicada na 2.ª série do Diário da República n.º 58, de 23 de março, foi regulado o acesso à atividade de realização dos ensaios e demais verificações técnicas necessárias à certificação de equipamentos abrangidos pelo Acordo Relativo a Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a Utilizar nestes Transportes (Acordo ATP):
Ao abrigo do n.º 1 do artigo 9.º daquela Deliberação, o IMT, I. P. pode delegar a competência para emitir a certificação de conformidade dos equipamentos especializados para o transporte de produtos alimentares perecíveis com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Acordo ATP e respetiva legislação nacional, nas entidades devidamente autorizadas nos termos do artigo 6.º da mesma deliberação;
A análise positiva dos processos de autorização para ensaios ATP se encontra concluída:
O Conselho Diretivo do IMT, I. P., em reunião ordinária de 9 de março de 2023, delibera, ao abrigo do disposto no n.º 1 e do n.º 2 do artigo 9.º da Deliberação 362/2022, de 23 de março:
1 - Delegar a competência para emitir a certificação de conformidade dos equipamentos especializados para o transporte de produtos alimentares perecíveis com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Acordo ATP e respetiva legislação nacional, nas seguintes entidades:
a) ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade;
b) Prova Ímpar, Unipessoal, Lda.
2 - A presente deliberação entra em vigor no 10.º dia útil após a data da sua aprovação.
9 de março de 2023. - O Conselho Diretivo: João Jesus Caetano, presidente - Pedro Miguel Silva, vogal - Maria da Luz António, vogal.
316259522
Deliberação 283-A/2023, de 13 de Março
- Corpo emitente: Infraestruturas - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.
- Fonte: Diário da República n.º 51/2023, 1º Suplemento, Série II de 2023-03-13
- Data: 2023-03-13
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Delegação de competências para emitir a certificação de conformidade dos equipamentos especializados para o transporte de produtos alimentares perecíveis com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Acordo Relativo a Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a Utilizar nestes Transportes
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5278436.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5278436/deliberacao-283-A-2023-de-13-de-marco