A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13949-B/2022, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Determina a renovação do estatuto de utilidade pública desportiva da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

Texto do documento

Despacho 13949-B/2022

Sumário: Determina a renovação do estatuto de utilidade pública desportiva da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, pessoa coletiva de direito privado n.º 500110360, com sede na Avenida do Coronel Eduardo Galhardo, 24-D, freguesia da Penha de França, concelho de Lisboa, distrito de Lisboa, requereu a renovação do estatuto de utilidade pública desportiva, nos termos e para os efeitos previstos nos artigos 16.º e 24.º do Decreto-Lei 248-B/2008, de 31 de dezembro, que estabelece o regime jurídico das federações desportivas e as condições de atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva (RJFD), na sua atual redação.

O processo de renovação do estatuto de utilidade pública desportiva foi instruído nos termos prescritos pela Portaria 345/2012, de 29 de outubro.

Da análise do processo concluiu-se que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal reúne as condições legais previstas na portaria e no decreto-lei acima identificados para efeitos de renovação do estatuto de utilidade pública desportiva.

No entanto, relativamente à modalidade de escalada de competição, tendo em conta que a requerente deixou de estar representada na International Federation of Sport Climbing - IFSC, não poderá ser detentora da competência para o exercício de poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública previstos no RJFD, bem como dos demais direitos e deveres especialmente previstos na lei, não podendo, quanto a esta modalidade, invocar o regime consagrado no Decreto-Lei 45/2015, de 9 de abril.

Foi promovida a audiência prévia de interessados, ao abrigo do disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 124.º do Código do Procedimento Administrativo.

Assim, no uso dos poderes delegados e no âmbito da Lei Orgânica do XXIII Governo Constitucional, aprovada pelo Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, determino:

1 - Pelos fundamentos e com base no conteúdo de toda a documentação constante do presente processo, é renovado o estatuto de utilidade pública desportiva da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

2 - Relativamente à modalidade de escalada de competição não poderá a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal ser detentora dos poderes regulamentares ou outros de natureza pública, bem como dos direitos e deveres especialmente previstos na lei, designadamente os previstos no artigo 6.º Decreto-Lei 45/2015, de 9 de abril.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022.

30 de novembro de 2022. - O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Moreira Correia.

315933076

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5144131.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Decreto-Lei 248-B/2008 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime jurídico das federações desportivas e as condições de atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva.

  • Tem documento Em vigor 2015-04-09 - Decreto-Lei 45/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define as formas de proteção do nome, imagem e atividades desenvolvidas pelas federações desportivas, bem como o respetivo regime contraordenacional

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda