A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 798/87, de 16 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Revê o sistema de apoio financeiro subjacente à campanha lanar de 1987-1988.

Texto do documento

Portaria 798/87
de 16 de Setembro
Considerando que o regime adoptado nas campanhas lanares, desde há muito seguido no País, se tem revelado eficiente, julga-se conveniente manter ainda para a campanha lanar de 1987-1988 regime análogo ao praticado nas campanhas anteriores.

Assim, continuar-se-á a fomentar o aumento das concentrações nos armazéns regionais, mantendo-se ainda alguns dos apoios que em campanhas anteriores têm sido dados à produção para este efeito, considerando:

A evolução das cotações no mercado das lãs;
As oscilações cambiais registadas nas principais moedas dos países produtores de lã;

A descida verificada em moedas em que habitualmente se efectuam as transacções comerciais;

O aumento das tarifas, nomeadamente de transformação fabril;
A necessidade de continuar a fomentar e melhorar as características têxteis das lãs nacionais.

Julga-se conveniente fazer um reajustamento dos preços de garantia, de modo a situá-los a um nível adequado à presente conjuntura, considerando, por outro lado, a manifesta desactualização da Portaria 394/75, de 27 de Junho, sucessivamente mantida em vigor, que tem regulamentado as campanhas anteriores, nomeadamente no que se refere ao financiamento da campanha lanar e respectivos custos.

Torna-se, pois, necessário rever o sistema de apoio financeiro subjacente à campanha lanar.

Nestes termos, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 15/87, de 9 de Janeiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio, o seguinte:

1.º A compra e venda de lã de produção nacional mantém-se livre, nos termos desta portaria.

2.º - 1 - As organizações da produção promoverão a concentração das lãs em armazéns regionais para venda em leilão, com prévia classificação e avaliação pelo Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

2 - Para a concentração das lãs em sujo, e desde que previamente obtenha para o efeito o acordo do Instituto Nacional de Garantia Agrícola (INGA), o IROMA suportará os seguintes encargos:

1$20 por quilograma, para despesas de transporte das lãs dos armazéns dos produtores aos armazéns de concentração, se aquele se realizar dentro do mesmo concelho, e 2$00 por quilograma, para as lãs provenientes de concelhos diferentes.

3.º À compra e venda de peles de ovino com lã aplicar-se-á o disposto nos n.os 1.º e 2.º da presente portaria.

4.º A armazenagem das lãs concentradas nos termos do n.º 2.º desta portaria deverá obedecer às directrizes emanadas do IROMA.

5.º O IROMA só avaliará as lãs concentradas cuja tosquia tenha sido feita sob sua directa assistência técnica ou sob responsabilidade de profissionais de tosquia devidamente habilitados.

6.º Consideram-se profissionais de tosquia devidamente habilitados, para os efeitos do número anterior, os que possuírem cartão de aptidão obtido em curso de tosquia e preparação de velos realizado pelo IROMA.

7.º As organizações da produção poderão adiantar fundos aos proprietários das lãs em rama sujas concentradas e utilizar para o efeito os financiamentos que o IROMA poderá conceder-lhes numa base de preço e prazo a indicar.

8.º O IROMA garantirá os preços da sua avaliação, recebendo, por intermédio das organizações da produção, as lãs e as peles com lã que não tenham atingido esses preços no leilão.

9.º Os preços mínimos a garantir pelo IROMA às lãs sujas tosquiadas nas condições do n.º 5.º da presente portaria são os que resultam dos preços para penteados e lavados constantes da tabela anexa a este diploma, consoante as classes e o rendimento calculado em penteado ou em lavado a fundo.

10.º - 1 - O IROMA adquirirá, pelos preços da tabela anexa a esta portaria, às organizações da produção que tenham realizado a transformação das lãs de conta dos produtores os lotes de lavado e de penteado para que não tenham conseguido colocação, desde que esses lotes, quando em estado de sujo, tenham sido classificados e avaliados nos armazéns dos centros de produção e tenham sido apresentados a leilão.

2 - Os lotes não apresentados a leilão no estado de sujo não beneficiarão desta garantia.

11.º 1 - As organizações da produção poderão adiantar fundos aos proprietários das lãs que tenham sido trabalhadas de sua conta, nos termos do número anterior, utilizando, para o efeito, o financiamento que o IROMA lhes poderá conceder, em condições a acordar.

2 - O montante máximo do financiamento previsto neste número será de 100% da garantia e só será aplicado às lãs submetidas a leilão.

12.º As lãs em rama sujas adquiridas pelo IROMA nos termos desta portaria serão vendidas em leilão, depois de lhes ser dado adequado estado de preparação.

13.º O IROMA poderá conceder às organizações da produção e aos comerciantes de lãs empréstimos sobre penhor de lãs lavadas e penteadas, nas condições seguintes:

a) Para as organizações da produção, o montante dos empréstimos será limitado à importância correspondente aos preços de avaliação em sujo, o que equivale a 70% do valor do produto depois de transformado, e o penhor será constituído pela totalidade das lãs em rama sujas ou dos produtos e desperdícios que resultarem da sua preparação industrial;

b) Para os comerciantes de lãs, o montante dos empréstimos será limitado a 70% do valor dos lotes de lavados e penteados oferecidos em penhor até ao limite das quantidades correspondentes às compras em leilão.

14.º O IROMA promoverá a realização de leilões de lãs nos diferentes estados de preparação pertencentes a qualquer dos sectores interessados no ciclo económico de lã.

15.º O financiamento das operações decorrentes da campanha lanar, bem como dos respectivos custos dessa mesma campanha, será suportado pelo INGA.

16.º Os industriais de lanifícios e os comerciantes de lãs fornecerão ao IROMA, no princípio de cada trimestre e com relação ao trimestre anterior, os elementos seguintes:

a) Quantidades de lãs, nacionais e estrangeiras, sujas, lavadas e penteadas adquiridas em cada trimestre;

b) Existências de lãs, nacionais e estrangeiras, em rama, sujas e lavadas e em penteados que se encontrem em seu poder no final de cada trimestre.

17.º Os industriais de malhas fornecerão ao IROMA, no princípio de cada trimestre e com relação ao trimestre anterior, os elementos seguintes:

a) Quantidades de fios de lãs, nacionais e estrangeiros, cardados, penteados e mistos de lã e outras fibras adquiridas em cada trimestre;

b) Existências de fios de lã, nacionais e estrangeiros, cardados, penteados e mistos de lã e outras fibras que se encontrem em seu poder no final de cada trimestre.

18.º São revogadas as Portarias 394/75, de 27 de Junho e 33/87, de 16 de Janeiro.

Ministérios das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio.

Assinada em 14 de Agosto de 1987.
O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe. - O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto. - Pelo Ministro da Indústria e Comércio, Jorge Manuel Águas da Ponte Silva Marques, Secretário de Estado do Comércio Interno.


Tabela anexa a que se refere o n.º 9.º da Portaria 798/87
Lãs não churras de tosquia
Penteados brancos:
Merinos extra ... 502$00
Merinos finos ... 480$00
Merinos correntes ... 438$00
Primas ... 382$00
Cruzados finos ... 357$00
Lavados brancos (para carda):
Merinos extra ... 420$00
Merinos finos ... 405$00
Merinos correntes ... 365$00
Primas ... 320$00
Cruzados finos ... 306$00
Cruzados médios ... 270$00
Cruzados lustrosos ... 235$00
Peças e aninhos fortes ... 215$00
Pontas e chocas ... 190$00
Lavados e penteados saragoços - menos 30%.
Lãs churras de tosquia
Lavados brancos - corrente:
Velos brancos ... 210$00
Velos pigmentados (amarelo) ... 186$00
Velos interpolados (jardos) ... 165$00
Aninhos ... 165$00
Peças de 1.ª ... 137$00
Peças de 2.ª ... 125$00

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/51143.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-06-27 - Portaria 394/75 - Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica, das Finanças, da Indústria e Tecnologia e da Agricultura e Pescas - Secretarias de Estado do Abastecimento e Preços, das Finanças, da Indústria e Tecnologia e do Fomento Agrário

    Determina que continue livre a compra e venda de lã de produção nacional.

  • Tem documento Em vigor 1987-01-09 - Decreto-Lei 15/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Cria o Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA), funcionando sob a tutela do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação. Extingue a Junta Nacional dos Produtos Pecuários, a Junta Nacional das Frutas e o Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-07-28 - Portaria 505/88 - Ministérios das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Altera a tabela de preços da campanha lanar.

  • Tem documento Em vigor 1990-10-29 - Portaria 1088/90 - Ministérios das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    APROVA A CAMPANHA LANAR. REVOGA AS PORTARIAS NUMEROS 798/87 DE 16 DE SETEMBRO E 550/89 DE 17 DE JULHO. O PRESENTE DIPLOMA ENTRA IMEDIATAMENTE EM VIGOR.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda