Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7684/2022, de 21 de Junho

Partilhar:

Sumário

Aprovação de modelo n.º 501.91.22.3.06 - instrumento de medição e registo de temperatura, marca Cojali/Jaltest, modelo T-COLD

Texto do documento

Despacho 7684/2022

Sumário: Aprovação de modelo n.º 501.91.22.3.06 - instrumento de medição e registo de temperatura, marca Cojali/Jaltest, modelo T-COLD.

Aprovação de modelo n.º 501.91.22.3.06

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o Instrumento de Medição e Registo de Temperatura (IMRT), marca Cojali/Jaltest, modelo T-COLD, fabricado pela empresa Cojali S.L.com sede na Avenida de la Industria 3, 13610 Campo de Criptana, Ciudad Real Espanha e requerido pela empresa Cojali S.L.

1 - Descrição sumária:

O registador de temperatura T-COLD é composto por uma unidade central cujo núcleo é um microcontrolador com capacidade de ligação até dois sensores de temperatura digitais.

Todos os parâmetros são armazenados na memória interna do dispositivo, que tem capacidade de 1Mb, possuindo uma área de backup que permite a recuperação dos parâmetros caso seja necessário.

A unidade central é responsável por ler as temperaturas dos sensores conectados e armazenar essas temperaturas numa memória preparada para isso, juntamente com a data e hora da medição, identificador de registo e um identificador do sensor que realizou a medida. Além disso, a unidade central regista quaisquer alterações feitas no valor dos parâmetros, bem como qualquer evento e erro que possam ocorrer durante o funcionamento do dispositivo.

Cada equipamento está atribuído de fábrica, apenas o fabricante ou representante autorizado pode efetuar a atribuição dos sensores ao registador T-COLD.

Cada sensor de temperatura dos registradores T-COLD tem um identificador único, de modo que cada sensor esteja relacionado de forma biunívoca com um módulo principal.

O equipamento não tem visor, os registos de temperatura armazenados na memória do dispositivo têm validade metrológica.

O registo de temperatura do dispositivo T-COLD funciona de forma independente do funcionamento do equipamento de frio.

A versão de software relevante do equipamento T-COLD para o registo de temperatura é o T-COLD_V3.1 e versão de hardware 800100073.

2 - Constituição:

O registador de temperatura T-COLD, apresenta software de acordo com a norma NP EN 12830 e obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. Nível de validação de software III, classe de risco C. Configuração básica de equipamento P1 (construído especificamente) com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo), T Transmissão de dados de medição através de redes de comunicação) e extensão D (Download de software relevante).

O registador de temperatura T-COLD, mede a temperatura utilizando sensores digitais que só podem ser usados associados a este registador.

Os sensores de temperatura utilizados para medir a temperatura no T-COLD são da marca Cojali, modelo 80002023 e classe de exatidão (0,5) para o intervalo de medição de -30ºC a +30ºC.

Os sensores digitais de temperatura usados no registador T-COLD possuem um circuito integrado com registos acessíveis através de uma interface de comunicação.

Aos sensores é atribuído um código de identificação único de 64 bits (ROM CODE) que permite a sua identificação individual.

O registo da temperatura é feito automaticamente pela unidade central. A frequência de amostragem é configurável de 1 a 60 minutos. O processo de registo de temperaturas é contínuo e não pode ser interrompido.

Os registos de temperatura e os eventos produzidos são salvos em uma memória FLASH integrada, soldada na placa de 1 MB. Além disso, uma segunda memória FLASH de backup está disponível, o que permite uma cópia de backup dos registos relevantes.

O registador possui interfaces de hardware para acesso aos parâmetros do dispositivo e aos registos de temperatura e de eventos:

Interface principal tipo CAN (pinos 4 e 5 do conector POWER);

Interface secundária CAN/RS232 (pinos 6 e 7);

Interface Bluetooth.

Ao nível de software, apresenta duas interfaces possíveis para utilizador:

Ferramenta para PC Jaltest Diagnosis;

Aplicativo T-COLD para smartphones iOS e Android.

Interfaces de controle e visualização:

Interface CAN para modificação e visualização de medições, parâmetros e registos;

Interface Bluetooth para visualização de medições, parâmetros e registos;

Interface RS232 para visualização de medições, parâmetros e registos;

Interface de 1 fio para comunicação com as sondas de temperatura;

Interface RTC (Real Time Clock) que possui uma bateria CR2032 para manter o aparelho na hora durante pelo menos 10 anos.

Tensão de alimentação de 9 - 32 VDC.

3 - Características metrológicas:

Intervalo de indicação: -30 ºC a +30 ºC;

Condições de funcionamento: -30 ºC a +65 ºC;

Condições limites: -30 ºC a +70 ºC;

Condições de armazenamento e transporte: -40 ºC a +80 ºC;

Frequência de Aquisição de Dados: 1 a 60 minutos configurável;

Aptidão ao uso: transporte (T)/armazenamento (S);

Classe de exatidão: Classe 0,5 de -30 ºC a +30 ºC;

Erro máximo relativo da duração de registo: 0,1 %;

Grau de Proteção IP: IP65;

Capacidade de memória: (parâmetros) 1 MB (dados) 32 MB;

Versão de software relevante T-COLD: T-COLD_V3.1.

4 - Inscrições:

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Norma de referência (NP EN 12 830);

Marca;

Modelo;

Número de série;

Nome do fabricante;

Aptidão para transporte (T) ou armazenagem (S);

Classe de exatidão;

Classes de software III;

Intervalo de medição grau Celsius (ºC).

5 - Marcação:

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:



(ver documento original)

6 - Selagem:

Selagem digital dos sensores: cada sensor de temperatura contém um código global único de 64 bits código de identificação único de 64 bits (ROM CODE) que permite a sua identificação individual.

O sensor de temperatura é fornecido unido ao suporte para facilitar a sua instalação. Este suporte inclui uma etiqueta de segurança contendo o código de identificação único (número de série do sensor), os parâmetros de calibração, a marcação CE e a marcação metrológica.

Para evitar a sua manipulação, duas etiquetas de segurança com as mesmas características do selo da unidade central serão colocadas na junção entre o suporte e a bainha do sensor de temperatura.

Os instrumentos ao abrigo desta aprovação serão selados com rótulo "void" que deixa evidências físicas quando é removido, corpo e tampa do registrador estão unidos pelo selo físico o que impede o acesso ao interior, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.

Condições particulares de verificação:

Antes de qualquer operação de verificação, é necessário verificar a conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:

Versão de hardware: 800100073;

Versão de software: T-COLD_V3.1.

7 - Validade:

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo:

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

30 de maio de 2022. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

ANEXO

(nos termos do n.º 6 do despacho)

Os registador T-COLD é fisicamente selado com um selo que consiste em um rótulo "void" que deixa evidências físicas quando é removido.



(ver documento original)

Selagem exterior do T-COLD



(ver documento original)

Selagem exterior do suporte dos sensores do T-COLD

315381311

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4962174.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda