A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 494/2022, de 13 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Atribuição da medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a diversas individualidades

Texto do documento

Despacho 494/2022

Sumário: Atribuição da medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a diversas individualidades.

A Portaria 1375/2009, de 29 de outubro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 85/2009, de 18 de novembro, criou a medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo em vista galardoar as individualidades, nacionais ou estrangeiras, que, pelas suas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da Ciência ou da Cultura Científica em Portugal.

Assim, ouvida a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, nos termos do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria 1375/2009, de 29 de outubro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 85/2009, de 18 de novembro, determino:

1 - Considerando o excecional contributo para o desenvolvimento da ciência e da cultura científica em Portugal, são distinguidas com a medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior as seguintes individualidades:

a) Alexandre Tiedtke Quintanilha - é deputado na Assembleia da República, na qual já presidiu a Comissão de Educação e Ciência e integra atualmente a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

É professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi docente e diretor do Centro de Estudos Ambientais e do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e em Portugal fundou e dirigiu o Centro de Citologia Experimental e o Instituto de Biologia Molecular e Celular.

Presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S e a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação.

Autor de mais de 100 artigos em várias revistas científicas de cariz mundial, editor e autor de seis volumes em áreas da biologia e ambiente e de dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, tendo também coordenado vários trabalhos nas áreas da biologia, do ambiente e da física aplicada;

b) Ana Maria Oliveira de Noronha e Menezes da Costa - é diretora executiva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva. Doutorada em Física, especialização em Sistemas não Lineares, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Desenvolveu e coordenou projetos particularmente relevantes na área da Literacia do Oceano e da Ciência Espacial, tendo participado em programas nesses domínios no âmbito do Programa Horizonte 2020.

Coordena o ESERO Portugal - European Space Education Resource Office, um programa educativo da Agência Espacial Europeia.

É membro da ECSITE - European Network of Science Centres and Museums e do Advisory Committee on Education da Agência Espacial Europeia.

Coordena o eixo «Blue Skills & Ocean Literacy» da Atlantic Strategy e é membro do Ocean Decade Communications Advisory Group;

c) Dulce Nea Monteiro Anahory - coordenou o Gabinete de assessoria de comunicação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI Governo Constitucional e integrou os XVIII, XVII, XIV e XIII Governos Constitucionais como assessora de imprensa do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Coordenou o acervo artístico e filatélico da Fundação Portuguesa das Comunicações e foi Assessora, do Gabinete Editorial da Área de Negócios da Filatelia dos CTT.

Integrou a EUROPÁLIA, no âmbito da Conferência sobre Investigação Científica em Portugal.

Foi assessora da presidência do Laboratório de Instrumentação e Física. Experimental de Partículas e da presidência da Junta Nacional de Investigação Científica.

Detém uma pós-graduação em Direito da Sociedade da Informação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e uma Licenciatura em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

d) Helena Margarida Nunes Pereira - é presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e assumiu ao longo da carreira cargos de gestão e coordenação académica e científica em universidades, institutos politécnicos e institutos de investigação.

Investigadora na área da biomassa, produtos florestais e biorrefinarias, com mais de 300 artigos, principalmente nas áreas da química, biotecnologia, ciência dos materiais, ciências florestais e de produtos florestais, em revistas com processo de revisão por pares indexadas na Web of Science.

Dedicou-se ao estudo da cortiça e do sobreiro e é autora de um livro de referência publicado pela Elsevier Publ. sobre o tema: «Cork: biology, production and uses».

É coinventora de duas patentes internacionais e foi finalista do European Inventor Award 2013, na categoria Indústria, do European Patent Office.

Foi distinguida com o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo (2021), o Prémio Científico ULisboa/Santander, o Prémio de Mérito e Distinção ISA 100 anos e o Prémio Científico UTL/Santander (2008).

Doutorada (Dr.rer.nat.) pela Universidade de Hamburgo, equiparação a Doutoramento em Engenharia Química e agregação no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde é professora catedrática desde 1993 e onde foi presidente do conselho científico, coordenadora do Centro de Estudos Florestais e diretora do programa doutoral SUSFOR - Sustainable Forests and Products;

e) José Manuel Fonseca de Moura - é Marsha Dowd University Professor of Electrical and Computer Engineering na Carnegie Mellon University, sendo o cocoordenador do Programa Carnegie melon Portugal desde a sua conceção e criação em 2006.

Tem dedicado a carreira científica ao processamento estatístico e algébrico de sinais e imagens, incluindo decisão distribuída e inferência em sistemas em rede, e em ciência de dados.

É coinventor de 16 patentes, sendo a tecnologia de duas delas sobre detetores em gravação de alta densidade e usada em mais de três mil milhões de unidades de disco rígido em 60 % de todos os computadores vendidos no mundo nos últimos 15 anos.

Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e foi o primeiro português a doutorar-se no Massachusetts Institute of Technology, onde lecionou. Foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico, detendo hoje um doutoramento Honoris Causa;

f) José Manuel Mendonça - preside ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, representa Portugal no Fórum Europeu para a Transição Digital e integra a direção do Programa UT Austin Portugal.

É presidente do INESC-TEC e professor catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Foi delegado nacional no Comité de Programa em diversos Programas Europeus de Investigação e coordenou e avaliou vários projetos europeus no âmbito do Programa Esprit.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo Imperial College of Science and Technology do Reino Unido;

g) Luís Pereira de Quintanilha e Mendonça Dias Torres Magalhães - foi o primeiro Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 1997 e 2002, e Presidente da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento - mais tarde Agência para a Sociedade do Conhecimento, entre 2005-2012.

É professor catedrático do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e um dos fundadores do Centro de Análise Matemática deste Instituto e seu coordenador entre 1991 e 1997, e do Instituto de Sistemas e Robótica, igualmente no Técnico.

Tem dedicado a sua carreira cientifica à Matemática Aplicada, sendo autor de diversas obras, entre elas Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada e Integrais Múltiplos.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e doutorado em Matemática pela Brown University, de Providence, New England, cuja tese foi realizada no âmbito das equações diferenciais e intitulada «Singular perturbations of linear retarded functional differential equations»;

h) Maria Emília Leal Pereira de Moura - é vogal no conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.

Foi chefe do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no XXI Governo Constitucional e exerceu funções de adjunta nos XVIII, XVII e XIV Governos Constitucionais.

Dirigiu o Departamento de Gestão e Administração da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e a Comissão de Coordenação do Fundo Social Europeu.

Participou na negociação dos QCA I e II e dos Programas Operacionais na vertente FSE para Portugal enquanto membro da Direção-Geral do Emprego da Comissão Europeia.

Integrou ainda o Departamento para os Assuntos do Fundo Social Europeu e as Direções-Gerais de Preços, do Comércio não Alimentar e da Concorrência e Preços.

Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa;

i) Maria Isabel Crespo Duarte Vitorino - é diretora do Departamento de Apoio às Instituições da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., destacando-se as atividades exercidas no âmbito do processo de avaliação internacional das unidades de I&D e de Laboratórios Associados, bem como de acompanhamento da execução financeira dos contratos celebrados.

Desempenhou funções de coordenação na área da gestão financeira e controlo orçamental dos programas no Serviço de Programas e Projetos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., de coordenação técnica da Avaliação das Unidades de I&D e, bem como no cargo de direção intermédia de 1.º grau do Departamento de Suporte à Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas daquela instituição.

Licenciada em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI) e detentora de uma pós-graduação em Ciências e Tecnologias da Informação para as Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);

j) Maria José Almeida Zêgre Miguel - secretária pessoal do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos XXII, XXI, XVIII, XVII, XIV e XIII Governos Constitucionais.

Oficial administrativa principal do quadro do Instituto Superior Técnico, desempenhou ainda funções na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, na Comissão Nacional da FAO do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Secretaria-Geral do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, bem como na Junta Nacional de Fomento das Pescas;

k) Maria Rosália Vargas Esteves Lopes da Mota - é presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva desde 1996 e diretora do Pavilhão do Conhecimento desde 1999.

É membro do Conselho Nacional de Educação e vem participando e coordenando grupos de estudo e avaliação, nacionais e internacionais, nas áreas de filosofia, educação de adultos, educação e media e na cultura científica e tecnológica.

Foi presidente da ECSITE - European Network of Science Centres and Museums e participou no Benchmarking Study on Scientific Culture for the European Commission.

Foi vereadora da Educação, da Juventude e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Detém um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta e uma Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto;

l) Paulo Manuel Cadete Ferrão - foi presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 2016 e 2019.

Coordenou a criação e implementação do Programa MIT Portugal entre 2006 e 2016.

Integra a direção da EUREKA Association e presidiu à COST Association.

É membro de diversas sociedades científicas e organizações internacionais, entre elas o Environmental Advisory Committee of Rolls-Royce.

Tem dedicado a carreira científica às áreas da energia e da ecologia industrial, desenvolvendo investigação nos domínios da gestão de resíduos e sistemas urbanos. Coordenou os grupos de trabalho que elaboraram o Plano Nacional de Gestão de Resíduos e o Plano estratégico para os resíduos urbanos 2020) e é coautor do livro Sustainable Urban Metabolism e da publicação Urban Metabolism of Six Asian Cities.

É professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, no qual coordenou a Iniciativa em Energia, o Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e o centro de investigação IN+ - Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento;

m) António Raúl da Costa Tôrres Capaz Coelho - atual secretário-geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, funções que desempenha desde 1997.

Integrou o Ministério da Agricultura na década de 90 e assumiu cargos de chefe de gabinete, conselheiro técnico e assessor em gabinetes ministeriais.

Em 1996, integrou, como adjunto, o Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia.

Participou na discussão de importantes programas políticos e reformas legislativas, em representação dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior e educação.

Doutorando em Direito, especialização em ciências jurídico políticas, detém um mestrado em Direito (pré-Bolonha) na especialidade em Ciências Jurídicas - «Direito em Ação», pelo Departamento de Direito da Autónoma de Lisboa (UAL), e uma licenciatura em Direito, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa.

2 - A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva divulgam nos respetivos sítios da Internet as medalhas de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, atribuídas em cada ano.

29 de dezembro de 2021. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor.

314860693

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4771694.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-10-29 - Portaria 1375/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Cria a medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cujo modelo consta do anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante e define as regras da sua concessão.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda