Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11495/2021, de 22 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja, ao comandante Fernando da Silva Barão dos Santos

Texto do documento

Despacho 11495/2021

Sumário: Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja, ao comandante Fernando da Silva Barão dos Santos.

O comandante Fernando da Silva Barão dos Santos demonstrou ao longo da sua longa carreira como bombeiro voluntário, iniciada em 1973, e particularmente nos últimos 30 anos no exercício das funções de comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, profunda dedicação, competência e espírito de missão.

Na verdade, o comandante Fernando Barão demonstrou um elevado profissionalismo, disponibilidade e entrega à causa da proteção civil, conduzindo a sua ação de uma forma ativa e dinâmica na proteção dos cidadãos, do património e do ambiente.

Os seus sólidos conhecimentos técnicos e operacionais, aliados a um reconhecido pragmatismo e capacidade de planeamento, foram elementos valiosos para o seu Corpo de Bombeiros e para as demais organizações no setor da proteção e socorro. No exercício das funções de comandante do Corpo de Bombeiros, foi sempre disciplinado e disciplinador, firmando-se como um exemplo para as mulheres e homens que comandou exemplarmente.

As qualidades técnicas e de liderança do comandante Fernando Barão refletiram-se na sua nomeação como comandante Operacional Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras, desde 2009, bem como no desempenho das funções de comandante de Zona Operacional Lisboa Oeste entre 1994 e 2004. O seu percurso profissional mereceu público reconhecimento dos seus pares, tendo sido agraciado com diversas distinções honoríficas, nomeadamente a Fénix de Honra, o Crachá de Cidadania e Mérito e o Crachá de Ouro, atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

A forma altruísta e abnegada como desempenhou as suas funções, bem como as suas qualidades pessoais e profissionais, prestigiaram sempre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e os bombeiros de Portugal. Por ocasião da sua passagem ao Quadro de Honra por limite de idade, o comandante Fernando Barão é credor de que os serviços por si prestados ao País, a bem da população, sejam publicamente reconhecidos como meritórios e exemplares.

Assim, nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, e da competência delegada pelo Despacho 798/2020, de 30 de dezembro de 2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 14, de 21 de janeiro de 2020, concedo ao comandante Fernando da Silva Barão dos Santos a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja.

15 de novembro de 2021. - A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Alexandra Costa Gaspar.

314737946

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4715913.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda