A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10985/2021, de 10 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação de consultores do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP)

Texto do documento

Despacho 10985/2021

Sumário: Nomeação de consultores do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP).

Designação do doutor Manuel Francisco Magalhães Cabugueira, do licenciado Manuel Joaquim Garrido Esteves, da mestre Ana Sofia Fernandes Figueiredo Martins, da mestre Ana Marques Serra e Moura Salvado, do mestre César Gaspar Melo da Rosa, da doutora Filipa de Freitas Vala Salvador, da mestre Ana Cristina Diogo Marques Vicente e do mestre Gonçalo Simões Marçal, como consultores do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP).

1 - Atendendo ao disposto nos artigos 5.º e 6.º do Decreto-Lei 21/2021, de 15 de março, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 51, de 15 de março, e aos limites fixados no n.º 4 do artigo 5.º do referido decreto-lei e nos artigos 4.º e 5.º da Portaria 153-A/2021, de 19 de julho e ao abrigo das competências que me foram subdelegadas pela alínea a) do n.º 1 do Despacho 9819/2021, de 11 de outubro, designo os seguintes consultores do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), cujas notas curriculares se publicam em anexo:

O doutor Manuel Francisco Magalhães Cabugueira como consultor sénior, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2021;

O licenciado Manuel Joaquim Garrido Esteves como consultor coordenador, com efeitos a partir de 1 de setembro de 2021;

A mestre Ana Sofia Fernandes Figueiredo Martins como consultora coordenadora, com efeitos a partir de 1 de novembro de 2021, cessando a atual comissão de serviço renovada pelo Despacho 5715/2020, de 25 de maio;

A mestre Ana Marques Serra e Moura Salvado como consultora coordenadora, com efeitos a partir de 1 de dezembro de 2021;

O mestre César Gaspar Melo da Rosa como consultor principal, com efeitos a partir de 1 de novembro de 2021;

A doutora Filipa de Freitas Vala Salvador como consultora principal, com efeitos a partir de 1 de dezembro de 2021;

A mestre Ana Cristina Diogo Marques Vicente como consultora principal, com efeitos a partir de 1 de dezembro de 2021;

O mestre Gonçalo Simões Marçal como consultor associado, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2021.

2 - As comissões de serviço têm a duração de três anos, contados a partir da data da respetiva produção de efeitos.

12 de outubro de 2021. - O Diretor do PlanAPP, Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, Paulo Areosa Feio.

ANEXO

Notas curriculares

Manuel Francisco Magalhães Cabugueira

Doutorado em Economia e Mestre em Gestão pelo ISEG (Universidade de Lisboa) e licenciado em Economia pela Universidade Portucalense.

Coordenador da UTAIL - Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo, integrada no Centro de Competências Jurídicas do Estado entre dezembro de 2016 e março de 2021, posteriormente integrada no PlanAPP.

Economista sénior da Autoridade da Concorrência entre 2004 e 2016 onde desempenhou funções no Departamento de Acompanhamento de Mercados e Auxílios Estatais, no departamento de Práticas Restritivas como diretor adjunto e, ainda, na Unidade Especial de Avaliação de Políticas Públicas. Professor Auxiliar da Escola de Ciências Económicas e das Organizações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Professor convidado em pós-graduações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Nova EMS.

Manuel Joaquim Garrido Esteves

Licenciado em Economia pelo ISEG (Universidade de Lisboa), com formação complementar associada à carreira de jornalista.

Jornalista especializado em assuntos económicos. Desde 2010 no Jornal de Negócios, primeiro como editor da Secção de Economia do Jornal de Negócios e editor executivo a partir de 2017, com funções de apoio direto à direção do jornal, incluindo nas vertentes de planeamento de longo prazo, de lançamento de novos projetos e de gestão do suporte digital. Anteriormente, no Diário Económico e no Diário de Notícias, foi jornalista e editor de Economia, seguindo as áreas de Segurança Social, legislação laboral, administração pública, habitação, empresas, mercados e setor financeiro. Colunista regular e comentador convidado em diversos órgãos de comunicação.

Ana Marques Serra e Moura Salvado

Licenciada em Sociologia e Mestre em Economia e Política Social pelo ISCTEIUL. Doutoranda no Programa Doutoral de Sociologia.

Secretária Técnica da Unidade Gestão Estratégica e Comunicação do Programa Operacional Capital Humano, desde outubro de 2016. Anteriormente foi investigadora no Instituto de Estudos Sociais e Económicos (2015-2016 e 2004-2005), bolseira de doutoramento (2011-2015), Subdiretora-geral do Instituto Nacional para a Reabilitação (2009-2011), Adjunta do Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social no XVII Governo Constitucional, tendo como principal função propor medidas e projetos e acompanhar as políticas públicas de cariz transversal para as pessoas com deficiência, nomeadamente ao nível do Plano de Ação para a Integração das pessoas com deficiência ou incapacidade (2006-2009).

Ana Sofia Fernandes Figueiredo Martins

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Alemães (2000). Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2010).

Técnica Superior da UTAIL, no Centro de Competências Jurídicas do Estado, JurisAPP (anterior CEJUR), desde julho de 2017. Técnica Superior da Equipa de Usabilidade e Planeamento Sistemas da Agência para a Modernização Administrativa, IP, entre fevereiro e julho de 2017. Diretora da Equipa de Simplificação e Participação Pública da Agência para a Modernização Administrativa, IP, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017. Diretora da Equipa de Simplificação Administrativa e Regulatória da Agência para a Modernização Administrativa, IP, desde julho de 2012 a julho de 2016. Chefe de Equipa Multidisciplinar da Simplificação Administrativa da Agência para a Modernização Administrativa, IP, desde fevereiro de 2010 a julho de 2012;

Gestora de projetos de modernização administrativa na Agência para a Modernização Administrativa, desde fevereiro de 2007 a fevereiro de 2010. Gestora de projetos de modernização administrativa na UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, desde novembro de 2003 a fevereiro de 2007. Jornalista multimédia na RTP - Rádio e Televisão de Portugal, desde outubro de 2000 a novembro de 2003.

Ana Cristina Diogo Marques Vicente

Licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006) e Mestre em Gestão e Administração Pública, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro (2013) e em Avaliação de Programas e Políticas Públicas, Universidad Complutense de Madrid - Centro Superior de Estudios de Gestión (2018). Pós-Graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação, ISEG, Universidade de Lisboa (2015) e em Gestão de Recursos Humanos, Universidade Católica, Lisboa (2015).

Chefe de Divisão do Gabinete de Avaliação e Auditoria do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I. P. (desde maio 2020). Perita coordenadora da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (janeiro 2019 a maio 2020) e técnica especialista da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (janeiro a dezembro 2018). Fellow Bellevue Programme da Robert Bosch Stiftung (outubro 2016 a dezembro 2017). Técnica Superior da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Divisão de Planeamento e Avaliação (outubro 2013 a setembro 2016), Técnica Superior do Conselho Consultivo das Fundações (outubro 2012 a setembro 2016). Docente convidada na Universidade Católica e consultora da Organização Internacional do Trabalho (Genebra, 2018/2019) e da Alva Consulting (desde 2016).

Filipa de Freitas Vala Salvador

Licenciada em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1995), Mestre com especialização em Ecologia e Evolução, na Universidade de Amsterdam (1997), onde também obteve o grau de Doutor, em 2001. Foi investigadora na University College of London, no Instituto Gulbenkian de Ciência e no Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics (UvA), captando financiamento em concursos internacionais (entre outros Royal Society e Veni NWO-WTO).

Nos últimos anos focou-se em divulgação e comunicação de ciência, trabalhando em instituições públicas e privadas (Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas, Museu Nacional de História Natural e Ciência, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian). Leciona unidades curriculares de licenciatura e do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências e dois cursos avançados na FCUL. É membro integrado do cE3c da FCUL.

César Gaspar Melo da Rosa

Licenciatura em Informática pelo ISTEC (2001) e Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pelo ISCTE-IUL (2007). Formação especializada em gestão de sistemas de informação.

Desde 2020 chefe de divisão da Unidade de Planeamento, Organização e Informática da Procuradoria-Geral da República. Anteriormente, coordenador do Núcleo de Gestão de Recursos Tecnológicos e Coordenador do Núcleo do Acordo de Parceria na Unidade de Sistemas de Informação da Agência do Desenvolvimento e Coesão (2014-2020), responsável pelo Núcleo de Tecnologias e Sistemas de Informação do Observatório do QREN (2008-2014).

Gonçalo Simões Marçal

Licenciado em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (2009) e Mestre em Economia no ISEG, Universidade de Lisboa (2014).

Doutorando no programa de Doutoramento Interdisciplinar em Economia Política, ISCTE-IUL/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/ISEG Universidade de Lisboa (desde 2019).

Docente universitário no ISCTE-IUL (desde 2020), com as cadeiras da licenciatura de Economia «Economia e Finanças Públicas», «Introdução à Ciência Económica» e «Problemas Económicos Contemporâneos». Bolseiro de Investigação, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e DINÂMIA - CET-ISCTE.

314651534

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4713454.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2021-03-15 - Decreto-Lei 21/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública

  • Tem documento Em vigor 2021-07-19 - Portaria 153-A/2021 - Presidência do Conselho de Ministros, Finanças, Modernização do Estado e da Administração Pública e Planeamento

    Define o número máximo de consultores e a dotação máxima de chefes de equipa multidisciplinar do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda