A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7534-C/2021, de 29 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina, no seguimento do Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, a distribuição dos postos de trabalho destinados à celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado por estabelecimento hospitalar

Texto do documento

Despacho 7534-C/2021

Sumário: Determina, no seguimento do Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, a distribuição dos postos de trabalho destinados à celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado por estabelecimento hospitalar.

Com o objetivo de garantir o acesso à saúde, e assumindo que, em especial face ao aumento da procura crescente de cuidados de saúde, os tempos de espera constituem uma das maiores pressões sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Governo assumiu no seu Programa o compromisso de continuar a política de reforço dos recursos humanos.

Neste sentido, no âmbito do Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 198/2019, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 249, de 27 de dezembro de 2019, foi aprovado «[...] o quadro de referência para novos recrutamentos, fixando o número de até 8 400 profissionais de saúde, em 2020 e 2021, distribuídos por todos os grupos profissionais.» - cf. ponto 5.

Em sintonia com o mencionado Plano, também a Lei do Orçamento do Estado para 2021, aprovada pela Lei 75-B/2020, de 31 de dezembro, veio adotar medidas que se concretizam no reforço do SNS, estabelecendo, no seu artigo 296.º, a execução de 4200 contratações, nomeadamente 2100 contratações por semestre.

Mais concretamente, os artigos 276.º, 278.º, 296.º e 297.º preveem o reforço do número de recursos humanos, dos cuidados de saúde primários, que o Governo reconhece que são a base do sistema de saúde português e o melhor caminho para atingir a meta da cobertura universal em saúde.

Em cumprimento daqueles dispositivos, foi publicado o Despacho 4794-A/2021 - cf. Diário da República, 2.ª série, n.º 92, 1.º suplemento, de 12 de maio de 2021, que estabelece os contingentes de contratações a efetivar.

No que respeita à distribuição dos correspondentes postos de trabalho por estabelecimento hospitalar, decorre do n.º 5 do mencionado Despacho 4794-A/2021, que esta é determinada por despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde.

Assim, na sequência de um trabalho conjunto desenvolvido pela Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., e as Administrações Regionais de Saúde, ao abrigo da competência delegada pela a alínea j) do n.º 1 do Despacho 11199/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 13 de novembro de 2020, alterado pelo Despacho 1752/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 32, de 16 de fevereiro de 2021, em conjugação com o n.º 5 do Despacho 4794-A/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 92, 1.º suplemento, de 12 de maio de 2021, determina-se o seguinte:

1 - A distribuição dos postos de trabalho destinados à celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de acordo com os contingentes fixados nos n.os 1 e 3 do Despacho 4794-A/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 92, 1.º suplemento, de 12 de maio de 2021, faz-se de acordo com o estabelecido no anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - O recrutamento dos trabalhadores, nos termos referidos no número anterior, deve ser precedido de procedimento concursal a desenvolver para o efeito, o qual, em matérias relativas à publicitação de procedimento concursal, prazos, forma de apresentação de candidatura, notificações e utilização de meios eletrónicos, deve observar o disposto na Portaria 270/2020, de 19 de novembro.

3 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, atentas as especificidades decorrentes do contexto pandémico e do necessário reforço da capacidade de resposta do SNS, deve ser assegurado que os trabalhadores a recrutar ao abrigo do presente despacho possuam, como requisito preferencial, condições técnico-profissionais específicas adquiridas no combate à pandemia, em exercício das funções no posto de trabalho a preencher, em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo celebrado, nomeadamente ao abrigo do Decreto-Lei 10-A/2020, de 13 de março.

4 - Atenta a urgência na estabilização de vínculos, os procedimentos concursais referidos no número anterior devem ser abertos no prazo máximo de 20 dias úteis, a contar da publicação do presente despacho no Diário da República.

5 - Para efeitos de concretização do disposto no presente despacho, consideram-se automaticamente aditados aos mapas de pessoal os postos de trabalho estritamente necessários.

6 - As contratações efetuadas ao abrigo do presente despacho são mensalmente comunicadas à Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., que, com igual periodicidade, as comunica ao gabinete do membro do Governo responsável pela área da saúde, bem como à Direção-Geral do Orçamento.

29 de julho de 2021. - O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

ANEXO

(ver documento original)

314457856

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4609632.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda