Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 188/92, de 12 de Outubro

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE NORMAS RELATIVAS AS TAXAS DE JURO ANUAIS DOS FINANCIAMENTOS DIRECTOS CONCEDIDOS OU A CONCEDER PELO FUNDO DE TURISMO, REDUZINDO AS TAXAS FIXADAS PELO DESPACHO NORMATIVO 73/92, DE 19 DE MAIO, QUE PASSAM A ESTAR INDEXADAS A TAXA BASE ANUAL (TBA), SENDO OBJECTO DE REVISÃO TRIMESTRAL. MANTEM-SE EM VIGOR O DESPACHO NORMATIVO 73/92, DE 19 DE MAIO, EM TUDO O QUE NAO CONTRAIR O PRESENTE DIPLOMA.

Texto do documento

Despacho Normativo 188/92
O Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio, estabeleceu o quadro definidor, respectivos termos e princípios dos financiamentos directos a conceder pelo Fundo de Turismo.

Na sua constância, em cotejo com o que então vigorava, procedeu-se a significativas reduções das taxas de juro anuais dos referidos mútuos.

Todavia, relevando a recente evolução no mercado financeiro nacional, em particular a verificada diminuição das taxas de juro praticadas pela generalidade das instituições de crédito nas suas operações activas, por força da liberalização no acesso aos mercados financeiros internacionais, impõe-se que as taxas de juro anuais dos financiamentos directos concedidos e a conceder pelo Fundo de Turismo acompanhem as variações entretanto ocorridas.

De modo a obviar à reiterada fixação administrativa das mencionadas taxas de juro, com a consequente e necessária prolação de diplomas de natureza regulamentar, cria-se um mecanismo de revisão periódica, através da indexação das taxas de juro dos financiamentos directos do Fundo de Turismo, a uma taxa que traduza, em cada momento, as condições do mercado financeiro.

Por outro lado, atendendo à sua natureza específica e ao contexto arquitectónico, histórico ou cultural em que se situam, aproveita-se o ensejo para, com referência aos projectos de alojamento turístico designado por turismo de habitação localizados em conjuntos ou aglomerados urbanos classificados como monumentos nacionais ou de interesse público, os dispensar do preenchimento de alguns dos requisitos de acesso à respectiva linha de crédito.

Por último, em ordem a incentivar a instalação de novos postos de informação turística, cuja carência e necessidade são manifestas, procede-se à alteração da respectiva previsão normativa, inovadoramente introduzida no Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio.

Assim, ao abrigo do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 149/80, de 23 de Maio, determino o seguinte:

1 - As taxas de juro anuais dos financiamentos directos concedidos ou a conceder pelo Fundo de Turismo, fixadas pelo Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio, no âmbito das respectivas linhas de crédito são reduzidas, passando a estar indexadas à taxa base anual (TBA), de acordo com as condições previstas no quadro anexo ao presente diploma.

2 - As taxas de juro resultantes da aplicação do previsto no número anterior são objecto de revisão trimestral, no início dos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro de cada ano.

3 - As taxas de juro nominais anuais apuradas nos termos dos números anteriores serão arredondadas para um múltiplo de um quarto de ponto percentual imediatamente superior.

4 - Até ao início do 1.º trimestre do próximo ano civil, para efeitos de cálculo das taxas de juro anuais, aplicar-se-á a TBA do início do trimestre correspondente à data de entrada em vigor do presente diploma.

5 - A redução da taxa de juro, resultante da indexação prevista no presente diploma, aplica-se aos financiamentos subsumíveis à previsão da alínea d) do n.º 24 do Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio.

6 - A pontuação prevista na tabela anexa ao Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio, em relação a todos os projectos aí referidos, é reduzida em meio ponto percentual.

7 - Os projectos de alojamento turístico designados por turismo de habitação, desde que se destinem a adaptar ou reconverter construções já existentes e se localizem em conjuntos ou aglomerados urbanos classificados como monumentos nacionais ou de interesse público, nos termos da Lei 13/85, de 6 de Julho, do Decreto 20985, de 7 de Março de 1932, e demais legislação aplicável ao património cultural, são dispensados do preenchimento dos requisitos de acesso previstos no n.º 16 do Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio.

8 - A alínea b) do n.º 19 do Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio, passa a ter a seguinte redacção:

Os financiamentos destinados à instalação, ampliação, remodelação e equipamento de postos de informação turística, desde que as respectivas obras se iniciem em 1992 e cujo termo não ultrapasse 31 de Dezembro de 1993, ficam sujeitos às seguintes condições:

Montante máximo - 1500 contos, com o limite de 75% do custo total do investimento;

Prazo máximo - 10 anos;
Período máximo de carência de capital - 2 anos.
9 - Em tudo o que não contrarie o presente diploma mantém-se em vigor o Despacho Normativo 73/92, de 19 de Maio.

Ministério do Comércio e Turismo, 21 de Setembro de 1992. - O Secretário de Estado do Turismo, Alexandre Carlos de Mello Vieira Costa Relvas.


Quadro anexo ao Despacho Normativo 188/92
(a que se refere o n.º 1 do presente diploma)
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/45742.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1932-03-07 - Decreto 20985 - Ministério da Instrução Pública - Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes - Repartição do Ensino Superior e das Belas Artes

    Regula a guarda e protecção das obras de arte e peças arqueológicas, cometendo ao Ministério da Instrução Pública, por intermédio da Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, a coordenação dos trabalhos de carácter artístico dos serviços públicos e a guarda e conservação do património artístico e arqueológico do país. Institui o Conselho Superior de Belas Artes, estabelecendo a sua composição e competências. Regula igualmente a classificação de imóveis e a concessão do título de 'monumento nacion (...)

  • Tem documento Em vigor 1980-05-23 - Decreto-Lei 149/80 - Ministérios das Finanças e do Plano e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado do Tesouro e do Turismo

    Estabelece as condições para a concessão de empréstimos pelo Fundo de Turismo e revoga o Decreto-Lei n.º 519-B1/79, de 29 de Dezembro, e o n.º 4 do artigo 4.º do Decreto n.º 49267.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-06 - Lei 13/85 - Assembleia da República

    Aprova a lei do património cultural português. Dispõe sobre as formas e regime de protecção do património cultural (classificacão de bens imóveis e móveis e seus regimes específicos e ainda regime do património arqueológico), sobre o fomento da conservação e valorização do património cultural, bem como sobre as garantias e sanções aplicáveis.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda