A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5283/2021, de 26 de Maio

Partilhar:

Sumário

Definição das cinco células operacionais do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil

Texto do documento

Despacho 5283/2021

Sumário: Definição das cinco células operacionais do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Decreto-Lei 45/2019, de 1 de abril, na sua redação atual, o qual aprovou a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estabelece que o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil compreende cinco células operacionais a definir por despacho do Presidente da ANEPC e cujas competências, nos termos do n.º 3 do citado preceito legal, são as previstas no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) aprovado pelo Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho, na sua redação atual.

Tendo em vista a implementação e adaptação da estrutura orgânica da ANEPC importa proceder à definição das cinco células operacionais do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil e redistribuir as competências previstas no atual SIOPS para as três células operacionais aí consagradas.

Assim, no uso de competência própria e ao abrigo das disposições conjugadas dos n.os 2 e 3 do artigo 21.º do Decreto-Lei 45/2019, de 1 de abril e dos artigos 8.º a 9.º-A do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho, na sua redação atual, determino que:

1 - O Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil passa a compreender as seguintes células operacionais:

a) A Célula Operacional de Planeamento, Doutrina e Formação que assegura a prossecução das competências previstas nas alíneas g) e h) do artigo 8.º do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho;

b) A Célula Operacional de Gestão de Operações que assegura a prossecução das competências previstas nas alíneas a) a e) do artigo 8.º do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho;

c) A Célula Operacional de Apoio à Decisão e Tecnologias de Informação que assegura a prossecução das competências previstas nas alíneas i) e j) do artigo 8.º do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho;

d) A Célula Operacional de Administração, Logística e Comunicações que assegura a prossecução das competências previstas nas alíneas a) a i) do artigo 9.º do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho;

e) A Célula Operacional de Gestão de Meios Aéreos que assegura a prossecução das competências previstas nas alíneas a) a c) do artigo 9.º-A do Decreto-Lei 134/2006, de 25 de julho.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

10 de maio de 2021. - O Presidente, Duarte da Costa.

314230617

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4533160.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-07-25 - Decreto-Lei 134/2006 - Ministério da Administração Interna

    Cria o Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) e estabelece a sua estrutura, respectivas competências e funcionamento, bem como normas e procedimentos a desenvolver em situação de iminência ou de ocorrência de acidente grave ou catástrofe.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-01 - Decreto-Lei 45/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda