Comecei a ajustar o código necessário para fazer a recolha dos documentos no novo site do DRE (em 2021-12-01). No entanto este código ainda não está testado o suficiente. Peço que confirmem sempre no site oficial os resultados obtidos (ou a falta deles!)

Lamento o incómodo.

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 182/92, de 22 de Agosto

Partilhar:

Sumário

PROCEDE A LIBERALIZAÇÃO DOS DISPÊNDIOS EM MOEDA ESTRANGEIRA POR PARTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, OS QUAIS PASSARÃO A OBSERVAR APENAS O DISPOSTO NO ORÇAMENTO DO ESTADO OU O DA RESPECTIVA REGIÃO AUTÓNOMA.

Texto do documento

Decreto-Lei 182/92
de 22 de Agosto
O regime cambial da administração central (RCAC) veio sujeitar a autorização específica a contracção de encargos em moeda estrangeira por parte dos serviços da Administração Pública.

Tal procedimento justificava-se pela necessidade de garantir o equilíbrio financeiro do País, dependente dos meios de pagamento sobre o exterior disponíveis, e de controlar a despesa pública, tendo em conta o impacte da política cambial - de acomodação dos diferenciais de inflação entre Portugal e os seus principais parceiros comerciais - na expressão, em moeda nacional, daquelas despesas.

O grau de integração da economia portuguesa na Europa comunitária e a sua trajectória sustentada de crescimento permitem antever a manutenção do afluxo de capitais em nível elevado, não se colocando o problema do equilíbrio das contas externas.

Por outro lado, a adesão do escudo ao mercado cambial do sistema monetário europeu, a par do interesse já expresso de Portugal acompanhar, desde o início, a transição para a terceira fase da união económica e monetária, garante a continuação da vigência do actual regime cambial, de taxas virtualmente fixas.

Apresentam-se, assim, ultrapassados os motivos que presidiram à criação do RCAC, pelo que se procede, por meio do presente diploma, à liberalização dos dispêndios em moeda estrangeira por parte dos serviços públicos, os quais passarão a observar apenas o disposto no Orçamento do Estado ou o da respectiva Região Autónoma.

Esta medida integra-se igualmente num conjunto de decisões que visam a simplificação e racionalização do funcionamento da Administração Pública, no sentido do acréscimo da sua eficiência.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º É revogado o Decreto-Lei 136/87, de 19 de Março.
Art. 2.º O presente diploma reporta os seus efeitos à data de entrada em vigor do Orçamento do Estado para 1992, aprovado pela Lei 2/92, de 9 de Março.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 2 de Julho de 1992. - Aníbal António Cavaco Silva - Mário Fernando de Campos Pinto - Artur Aurélio Teixeira Rodrigues Consolado - Jorge Braga de Macedo - Luís Francisco Valente de Oliveira.

Promulgado em 7 de Agosto de 1992.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 11 de Agosto de 1992.
Pelo Primeiro-Ministro, Joaquim Fernando Nogueira, Ministro da Presidência.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/45256.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda