Sumário: Aprovação de modelo n.º 103.17.21.3.27, reservatório de armazenamento de instalação fixa, do tipo cilíndrico horizontal, da marca A. Silva Matos e modelo P2750.
Aprovação de modelo n.º 103.17.21.3.27
No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1541/2007, de 6 de dezembro, aprovo o Reservatório de Armazenamento de Instalação Fixa, do Tipo Cilindrico Horizontal da marca A. Silva Matos e modelo P2750, fabricado e requerido pela firma A. Silva Matos, Metalomecânica, S. A., com sede na Rua Principal, n.º 577, Vale da Anta, Silva Escura, 3740-340 Sever do Vouga.
1 - Descrição sumária
Trata-se de um reservatório cilíndrico de eixo horizontal cuja capacidade nominal pode variar de 160 m3 a 560 m3, com um comprimento que pode variar entre 10000 a 40000 mm, com um declive de 1 %, considerado como recipiente de medida, destinado a armazenar GPL (propano, butano ou mistura de ambos).
(ver documento original)
Fig.1 - Desenho esquemático do reservatório.
A tubuladura 30 possui os dispositivos de sondagem e a 28 o indicador automático de nível.
(ver documento original)
Fig. 2 - Reservatório - vista de topo.
2 - Constituição
Este reservatório cilíndrico de eixo horizontal, é construído e desenhado em conformidade com a PED, (diretiva 2014/68/EU), transposta para a legislação nacional pelo Decreto-Lei 111-D/2017.
Os reservatórios são constituídos por dois fundos copados, vários reforços (aneis) internos, e pelas respetivas tubuladuras destinadas ao processo, segurança, instrumentação e acessos ao interior, em aço ao carbono P355NL2, segundo a norma EN 10 028-3.
O número de virolas pode variar de 4 a 20, sendo estes valores o mínimo e o máximo, que correspondem à capacidade mínima de 160 m3 e máxima de 560 m3.
A espessura das virolas é de 20 mm e a dos fundos copados de 22 mm.
As tubuladuras são construídas em A 333 Gr6 (tubos) e A 350 LF2 (flanges).
Os dispositivos de sondagem ou os indicadores automáticos de nível nos reservatórios terão de satisfazer o indicado nos desenhos de construção e esquemáticos de instalação.
3 - Condições de utilização
Os reservatórios destinam-se a ser utilizados para armazenamento de GPL (propano, butano ou mistura de ambos).
4 - Características metrológicas
O reservatório apresenta uma capacidade nominal que pode variar entre 160 m3 a 560 m3.
Possui dispositivos de referência (orifício e placa de sondagem) para sondagem manual e um tubo tranquilizador perfurado. O orifício de sondagem na extremidade superior é flageado. A placa de sondagem está fixa por soldadura à virola. A linha que contém o centro da placa de sondagem tem de passar pelo centro do orifício de sondagem e pelo tubo tranquilizador. A altura total de referência (Hr) será marcada na flange.
Os dispositivos de medição para sondagem manual ou os indicadores automáticos de nível, utilizados para medição de nível de líquidos contidos nos reservatórios, estão sujeitos ao controlo metrológico legal, de acordo com a legislação em vigor e a sua instalação no reservatório terá de satisfazer as condições exigidas pelos seus fabricantes.
5 - Inscrições
Os reservatórios cilíndricos de eixo horizontal comercializados ao abrigo deste Despacho deverão ter afixada uma placa de identificação na sua parte exterior, em suporte próprio soldado ao corpo, com uma zona para efetuar punçoamentos, e outra que deverá conter de modo visível e legível as seguintes indicações:
Nome do fabricante;
Marca;
Modelo;
Número de série;
Altura total de referência;
Altura de vazio;
Capacidade nominal, em m3, arredondada por defeito;
Símbolo de aprovação de modelo;
Número do Certificado de Verificação.
6 - Marcação
Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:
(ver documento original)
7 - Selagem
Os instrumentos fabricados ao abrigo desta aprovação serão selados e/ou punçoados de acordo com o seguinte:
1 - A flange do orifício de sondagem do reservatório, deverá ser selada e/ou punçoada, no ponto referente à Altura Total de Referência (Hr), contra manipulação do volume medido, de acordo com o esquema de selagem em anexo.
2 - A placa de identificação deverá ser selada e/ou punçoada, nos cantos superior esquerdo e inferior direito, contra remoção.
8 - Validade
A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.
9 - Depósito de modelo
Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade toda a documentação referente ao processo deste modelo do reservatório aprovado por este Despacho.
2021-04-23. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.
ANEXO
Esquema de selagem
(ver documento original)
Tubuladura 30 - Oríficio de sondagem flageado com chapa para marcação da altura de referência (Hr).
314179726