Sumário: Aprova o modelo n.º 301.25.20.3.58, sistema de gestão de parques de estacionamento, marca Designa, modelo Abacus.
Aprovação de modelo n.º 301.25.20.3.58
No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 978/2009, de 1 de setembro, aprovo o sistema de gestão de parques de estacionamento, adiante designado apenas por «sistema», marca designa, modelo Abacus, fabricado por designa Verkehrsleittechnik, GmbH, com sede em Faluner Weg 3, 24109 Kiel, Alemanha e requerido pela firma PAR-SISTEM, Sistemas Inteligentes para Gestão e Controlo de Estacionamento, Lda., com sede na Praça Barril de Alva, 3B, 2810-176 Almada.
1 - Descrição sumária
O sistema de gestão de parques de estacionamento destina-se à medição do tempo de estacionamento de veículos automóveis, pode apresentar duas versões: Abacus e Abacus Blue Edition.
2 - Constituição
O sistema é constituído por uma central de gestão programada com um software de gestão de estacionamento e interface de emissão e receção e leitura de bilhetes de estacionamento. Pode complementarmente ser ligada a outros periféricos, via TCP/IP para controlo das entradas e saídas do estacionamento, controlo de acessos, caixas manuais de pagamento e as estações automáticas de pagamento.
2.1 - Central de gestão
A central de gestão, é um computador que está equipado com software de gestão da marca Designa Verkehrsleittechnik GmbH, modelo WinOperate PM Abacus Blue Edition DBS ou Abacus 120 DBS, na versão X.18, ou superior. Quando equipado com uma impressora para emissão de bilhetes de estacionamento e um leitor de cartões, pode funcionar de forma autónoma.
2.2 - Caixa manual de pagamento
A caixa manual de pagamento, marca Designa, pode utilizar as versões MPS Abacus 120 ou Abacus MPS Blue Edition, e são constituídas por software instalado em PC, leitor de bilhetes de estacionamento, display de cliente, impressora de recibos e acessoriamente poderá ainda ser equipada com unidade de produção de bilhetes, teclado e gaveta de trocos.
2.3 - Caixa automática de pagamento
A Caixa automática de pagamento, marca Designa, pode utilizar as versões APS Abacus 120 Compact ou APS Abacus Compact Blue Edition, permite o uso de bilhetes de estacionamento com código de barras, banda magnética ou outra tecnologia, constituído por recetor de bilhetes, leitor de bilhetes/cartões/identificadores de diversas tecnologias, leitor de notas, leitor aceitador de moedas, dispensador de moedas e notas, impressora de recibos e/ou bilhetes, intercomunicador, controlador local e display gráfico.
2.4 - Terminal de entrada
O terminal de entrada, marca Designa, pode utilizar as versões Abacus120 ENT ou Abacus Blue Edition IN, para uso de bilhetes de estacionamento com código de barras, banda magnética central, com leitura nos 4 sentidos de inserção e são constituídos por emissor de bilhetes, leitor de bilhetes/cartões/identificadores de diversas tecnologias, intercomunicador, controlador local e display gráfico.
2.5 - Terminal de saída
O terminal de saída, marca Designa, pode utilizar as versões Abacus 120 EXT ou Abacus Blue Edition OUT, para uso de bilhetes de estacionamento com código de barras, banda magnética central, com leitura nos 4 sentidos de inserção e são constituídos por emissor de bilhetes, leitor de bilhetes/cartões/identificadores de diversas tecnologias, intercomunicador, controlador local e display gráfico.
2.6 - Barreira de Entrada/saída
A barreira de entrada/saída da marca Designa, utiliza a versão PB 120 Abacus BE
3 - Características metrológicas
As características metrológicas do sistema de gestão de parques de estacionamento:
Resolução: minuto;
Alcance: ilimitado.
4 - Inscrições
Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:
Marca;
Modelo;
Número de série;
Nome ou marca do fabricante ou do importador;
Ano de fabrico;
Símbolo da Aprovação de Modelo.
5 - Marcação
Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do Anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:
(ver documento original)
6 - Selagem
Nos equipamentos constituintes, incluindo o computador central e os diversos periféricos, após o controlo metrológico deverá ser aposto o símbolo de verificação metrológica correspondente.
7 - Validade
A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.
8 - Depósito de modelo
Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade, desenhos de construção esquemáticos, relatórios de ensaio e fotografias do conjunto. Qualquer alteração a este modelo deverá ser comunicada ao Instituto, estando sujeita a pedido de aprovação de modelo complementar.
2021-02-01. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.
ANEXO
(ver documento original)
313940216