Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12143/2020, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Designa a mestre Rita Isabel Monteiro Jerónimo da Silva para exercer, em regime de substituição, o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural

Texto do documento

Despacho 12143/2020

Sumário: Designa a mestre Rita Isabel Monteiro Jerónimo da Silva para exercer, em regime de substituição, o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural.

Considerando que o n.º 1 do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Órgãos da Administração Central, Local e Regional do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, estabelece que, em caso de vacatura, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição até à designação do novo titular, a qual segue procedimento concursal;

Considerando que se encontra vago o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural por cessação da comissão de serviço da mestre Maria de Fátima Sá Guerra Marques Pereira e que importa, por esse motivo, acautelar o normal funcionamento deste organismo;

Assim, nos termos do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, conjugado com o artigo 3.º do Decreto-Lei 115/2012, de 25 de maio:

1 - Designo para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural da Direção-Geral do Património Cultural, em regime de substituição, a mestre Rita Isabel Monteiro Jerónimo da Silva, cuja nota curricular anexa ao presente despacho evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.

2 - Autorizo a nomeada a exercer outras funções previstas nos artigos 21.º e 22.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, compatíveis com as funções a desempenhar, nomeadamente em atividades de docência e investigação em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

3 - O presente despacho produz efeitos a 1 de dezembro de 2020.

2 de dezembro de 2020. - A Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira.

Nota Curricular

Rita Isabel Monteiro Jerónimo da Silva licenciou-se em Antropologia Social, tendo concluído o Mestrado em Antropologia na especialidade em Patrimónios e Identidades no ISCTE. Em 2010 concluiu a parte letiva do Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa tendo obtido o Diploma em Estudos avançados em Antropologia.

Em 1994, integrou a equipa que, no âmbito da LISBOA 94 - Capital Europeia da Cultura, preparou a Exposição «Fado - Vozes e Sombras» no Museu Nacional de Etnologia e o respetivo catálogo. Em 1996, desenvolveu o projeto da exposição «Agricultura nos Campos de Idanha» no Centro Cultural Raiano da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Em 1999, integrou o Setor de Património Cultural da Divisão de Cultura e Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas, onde desenvolveu projetos nas áreas de Antropologia, Etnografia e Museologia, destacando-se a elaboração do Núcleo Museológico da Escola Profissional Agrícola D. Dinis na Paiã. Entre 2008 e 2010 esteve destacada na Divisão de Artes e Ação Cultural da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo integrando a equipa de levantamento do Património Cultural Imaterial da região.

Participou em diversos projetos nas áreas do património e museologia, como o levantamento dos Moinhos de água do Alqueva, a constituição do Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA ou a coordenação do Grupo de Trabalho para projeto museológico do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo em Odivelas.

Foi assistente convidada no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e tem sido, entre 2010 e 2020, docente convidada em sessões sobre Património Cultural Imaterial nos cursos de primeiro e segundo ciclo de Antropologia e de Estudos da Cultura no ISCTE e FCSH.

Integra, desde 2018, o gabinete da Ministra da Cultura do XXI e XXI Governo Constitucional como Técnica Especialista na área dos Museus e Património Cultural, no âmbito do qual participou no Grupo de Projeto Museus do Futuro, no Grupo de Trabalho para as comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues e no Comité Executivo para o Museu de Peniche, entre outros.

É autora de artigos científicos nas áreas da antropologia e património cultural imaterial e dos títulos: Escola Agrícola da Paiã. 1917 - 2017: 100 anos de História e Memórias, publicado pela Câmara Municipal de Odivelas (2017), e Viagem ao Património Português, livro infanto-juvenil da Editora Fábula (2018).

313779676

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4349178.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-05-25 - Decreto-Lei 115/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Direção-Geral do Património Cultural.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda