A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8817/2020, de 14 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Criação do Projeto Especial Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra

Texto do documento

Despacho 8817/2020

Sumário: Criação do Projeto Especial Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra (UC) apresenta-se como uma das maiores universidades nacionais, assente não apenas na sua capacidade de atração de estudantes, mas também na capacidade dos seus investigadores dinamizarem a transferência de conhecimento e tecnologia para o setor da saúde.

Neste sentido, o desenvolvimento da missão universitária no domínio da promoção da saúde requer a adequação dos seus serviços às necessidades de uma sociedade exigente e em permanente mudança, fomentando e desenvolvendo ferramentas e dados que propiciem e difundam conhecimento e evidências tendentes ao progresso científico.

A comunidade universitária e a população em geral tem vindo a contratualizar análises com a UC, através de prestações de serviços de análises laboratoriais, de diagnóstico ou rastreio, nas valências de hematologia, microbiologia, endocrinologia, imunologia e bioquímica. Atenta a relevância e a especificidade técnica destas análises, e ainda o caráter excecional ligado à atual situação pandémica associada à doença COVID-19, justifica-se que estas atividades sejam enquadradas num projeto especificamente criado para o efeito.

Assim:

Ao abrigo do disposto no artigo 7.º do Regulamento da Reitoria da Universidade de Coimbra, aprovado em anexo ao Despacho 5367/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 105, de 31 de maio de 2019, determino a criação de um Projeto Especial, designado Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC), na minha dependência direta, a desenvolver por uma equipa de projeto multidisciplinar, em estreita articulação com a Reitoria da Universidade de Coimbra.

1 - O objeto e âmbito da ação:

Perante cenários de constante mudança, reforçados ainda mais pela doença COVID-19, a UC apresenta um posicionamento singular, aliando a capacidade técnica à capacidade de investigação de excelência na área da saúde. Nesse sentido, urge reforçar uma sólida organização interna, integrando as diferentes ferramentas sob um conceito unificador e potenciador de uma Universidade que continue a assumir o destaque de instituição de referência nacional e internacional, na liderança da ação e resposta aos desafios que lhe são colocados.

Assente na experiência e visão da Equipa Reitoral, por um lado, e na capacidade de resposta às necessidades previamente diagnosticadas, por outro, o presente projeto visa assumir, desde logo, um posicionamento de referência no setor e apresenta como missão primordial potenciar a Universidade como um parceiro essencial no diagnóstico baseado em análises clínicas, não apenas no atual contexto de saúde pública ocasionado pela pandemia da doença COVID-19, mas também com um caráter mais permanente e transversal nas demais analises laboratoriais, para cuja execução dispõe de know-how, infraestruturas e equipamentos.

Considerando o privilegiado posicionamento da Universidade de Coimbra ao nível da investigação e inovação, torna-se essencial a dinamização do Laboratório de Análises Clínicas como ferramenta I&D, visando a obtenção de conhecimento científico, assim como a validação de técnicas e tecnologias inovadoras no âmbito das análises de diagnóstico.

Para tal, a estratégia a ser implementada inclui:

a) Oferta integrada de diversos tipos de análises clínicas nas valências de hematologia, microbiologia, endocrinologia, imunologia e bioquímica;

b) Articulação estreita com entidades públicas e privadas, com uma lógica de mais-valia estratégica, privilegiando a celebração de parcerias;

c) Dotar a Região Centro de um laboratório de referência que possa apoiar, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), diversas unidades de saúde locais e regionais, tanto ao nível dos cuidados de saúde primários, como ao nível dos cuidados de saúde hospitalares, que disponibilize meios de diagnóstico e colheita de amostras biológicas, promovendo um funcionamento mais eficiente e equitativo do Serviço Nacional de Saúde (SNS);

d) Servir os domínios da investigação científica e formação.

2 - Composição e coordenação da Equipa de Projeto Especial:

a) A Equipa de Projeto Especial tem, desde já, a seguinte composição:

i) Ana Miguel Duarte Matos Silva, Professor Auxiliar;

ii) Patrícia Raquel Carvalho Madaleno, Técnica Superior;

iii) Dulce Maria Santos Carvalho Dias, Assistente Técnico;

iv) Maria Teresa Simões Santos, Assistente Técnico.

Sem prejuízo da posterior afetação ao projeto de outros trabalhadores, bolseiros ou estagiários devidamente qualificados, a composição da Equipa é adotada em regime de tempo integral, parcial ou temporário, em função das necessidades do Projeto.

b) Em face da exigência e complexidade reconhecidas ao projeto a desenvolver, a Equipa do Projeto Especial LACUC é coordenada pela Técnica Superior Patrícia Raquel Carvalho Madaleno e é remunerada por referência ao estatuto remuneratório dos cargos dirigentes de nível intermédio de segundo grau, nos termos do n.º 3 do artigo 7.º do supramencionado Regulamento da Reitoria da Universidade de Coimbra, conjugado com o artigo 9.º do Regulamento dos Cargos Dirigentes da Universidade de Coimbra, Regulamento 11/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 5, de 7 de janeiro de 2011, alterado e republicado pelo Despacho 10569/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 151, de 6 de agosto de 2012, alterado e republicado pelo Despacho 13731/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 208, de 28 de outubro de 2013.

3 - Duração do Projeto:

A duração do Projeto Especial LACUC é de 18 meses, com efeitos a 12 de agosto de 2020, eventualmente renovável por período igual ou menor, em função do estado de cumprimento dos objetivos que presidiram à sua criação.

12 de agosto de 2020. - O Reitor, Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira.

313504299

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4245236.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda