Sumário: Designação para o cargo de direção intermédia de 2.º grau, delegado do Alto Trás-os-Montes, em comissão de serviço, do licenciado Orlando Álvaro Meireles.
De acordo com o disposto nos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, conjugados com o Despacho 1671/2014 publicado no Diário da República de 03 de fevereiro, na redação dada pelo Despacho 5319/2020, de 7 de maio, foi aberto o procedimento concursal e procedeu-se à publicitação no jornal Correio da Manhã, no Diário da República e na Bolsa de Emprego Público do processo de recrutamento e seleção do titular do cargo Direção Intermédia de 2.º Grau, Delegado do Alto Trás-os-Montes.
Decorreram as operações de seleção, a cargo do Júri, de acordo com os métodos então publicitados na Bolsa de Emprego Público.
Cumpridos todos os formalismos legais e concluídas as operações de seleção, propôs o Júri, como resultado do respetivo processo de escolha e nos termos do disposto no n.º 6 do artigo 21.º do Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, para desempenhar o cargo de Delegado do Alto Trás-os-Montes o candidato Orlando Álvaro Meireles.
Tendo em conta os fundamentos/razões apresentados pelo Júri na respetiva informação que integra o procedimento, considero que face aos mesmos, o candidato Orlando Álvaro Meireles possui competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, correspondendo ao perfil exigido.
Assim, designo para o cargo de Delegado do Alto Trás-os-Montes o licenciado Orlando Álvaro Meireles, em comissão de serviço e pelo período de 3 anos, nos termos dos n.os 9 e 10 do artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual
O presente despacho produz efeitos a 10 de julho de 2020.
Nota curricular
Dados pessoais
Orlando Álvaro Meireles, nascido em 2 de janeiro de 1953, em Seixo de Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães.
Formação académica
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Experiência profissional
Ingressou na Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes em 31-10-1987.
1987-1990 - Técnico superior na Zona Agrária de Vila Pouca de Aguiar ligado à produção agrícola e extensão rural.
1990 até à data - Técnico superior na Zona Agrária de Chaves/Delegação Regional do Alto Trás-os-Montes
1990-2010 - Responsável pelo Setor de produção, viticultura e fruticultura
Elaboração, execução e acompanhamento de projetos no âmbito programa operacional da vinha nas regiões Vitícolas de Chaves e Valpaços, assim como a instalação e acompanhamento de Campos Experimentais.
1990-2010 - Responsável pela implementação, elaboração e acompanhamento do Programa NOVAGRI.
1990-2010 - Responsável pelo Centro Experimental Hortofrutícola de Vidago e dos projetos PAMAF IDE 6048 "Otimização das condições de conservação de frutos tipicamente nacionais Pera Rocha, Maça Bravo de Esmolfe e Uva de mesa"e 6114 "Preservação das Variedades Regionais de Pomoídeas do Centro e Norte de Portugal".
2020-01-20 - Nomeado Delegado do Alto Trás-os-Montes, em regime de substituição através do Despacho 10/2020.
Formação profissional
Olivicultura
Centro de Formação Técnico Profissional de Vidago, com a duração de 4 semanas
Frutos secos
Centro de Formação Técnico Profissional de Vidago, com a duração de 90 horas
Viticultura
IDARN, Vidago, com a duração de 145 horas
Formadores de Enologia
IDARN, Vairão, com a duração de 200 horas
Viticultura
Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Vidago, com a duração de 119 horas
Fruticultura
Centro de Fruticultura - Sergude, Felgueiras, com a duração de 160 horas
Manutenção e Conservação da vinha e do Terreno
Centro de Formação Profissional do Vairão, Vila do Conde, com a duração de 35 horas
O Frio na Conservação Frutícola
Centro de Formação Profissional do Vairão, Vila do Conde, com a duração de 30 horas
Gestores de Estações Experimentais
CAPTF - Vairão, Vila do Conde e Biotechnologiy and Biological Science Research Council - Inglaterra, com a duração de 91 horas
Publicações
Carlos J. O. Ribeiro, Diamantino Amaral, Alexandre Silva e O. Meireles. S/d. Pós-colheita de maçã «Royal Gala»: efeitos da aplicação de tratamentos térmicos e cálcio. Congresso Ibero-americano de Ciências Hortícolas, Porto.
Alberto Santos, O. Meireles, Dinis M. Ponteira e R. Ribeiro. S/d. Maçã Bravo de Esmolfe: crescimento na fase jovem e perspetiva de rendibilidade. Revista de Ciências Agrárias.
Neves, N., A. Lopes, O. Meireles, D. Ponteira, A. Crespì e A. Santos. 2000. Preservação de Variedades regionais de pomoídeas na região Centro-Norte. Brochura realizada no âmbito do PAMAF 6114 aquando da apresentação de resultados finais do projeto. UTAD. 59 pp.
16 de julho de 2020. - A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Maria Gonçalves Alves Pereira.
313417937