Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas.
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 29 de setembro de 2015, proferido, por delegação de competências, ao abrigo do n.º 1 do mesmo artigo, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas.
7 de maio de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Superior de Ciências Educativas
2 - Curso técnico superior profissional
T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 100/2014
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Conceber tecnicamente e desenvolver produtos multimédia, nomeadamente: composições gráficas para suportes digitais, imagem e fotografias, produções de vídeo e áudio, animações digitais, websites e aplicações interativas.
5.2 - Atividades principais
a) Conceber projetos criativos e inovadores na área do multimédia, em função das estratégias definidas pela empresa/cliente;
b) Conceber ilustrações e narrativas visuais com recurso à fotografia e ao tratamento das imagens digitais;
c) Elaborar e gerir as estratégias e os conteúdos de um website;
d) Criar e editar conteúdos gráficos para impressão digital e analógica;
e) Desenvolver representações visuais de esquemas infográficos;
f) Modelar objetos 3D em função do output pretendido;
g) Conceber e desenvolver projetos de animação de digital;
h) Conceber e desenvolver produtos em áudio e vídeo para diferentes tipos de comunicação;
i) Gerir um sistema simples de comunicação em rede baseado no modelo cliente-servidor;
j) Desenhar, produzir e gerir aplicações interativas.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimento especializado do tipo conceptual sobre a cultura visual no contexto das novas experiências estéticas e digitais da globalização;
b) Conhecimentos fundamentais do tipo procedimental sobre técnicas e ferramentas linguísticas de compreensão e produção de textos multimodais;
c) Conhecimentos fundamentais do tipo procedimental em língua inglesa da sintaxe, morfologia, fonética, léxico e vocabulário da literacia digital;
d) Conhecimentos fundamentais do tipo conceptual sobre os fundamentos da ética e sobre as exigências éticas da sociedade digital;
e) Conhecimentos especializados do tipo metacognitivo da deontologia profissional aplicada à comunicação multimédia;
f) Conhecimentos fundamentais do tipo metacognitivo sobre as questões críticas do marketing digital;
g) Conhecimentos especializados do tipo procedimental sobre a linguagem da imagem e do texto e os princípios da organização dos elementos gráficos que estruturam a comunicação visual no domínio analógico e digital;
h) Conhecimentos fundamentais do tipo procedimental sobre as características e sintaxe das linguagens de programação;
i) Conhecimentos fundamentais do tipo conceptual do discurso fotográfico na comunicação;
j) Conhecimentos especializados do tipo procedimental de técnicas de registo fotográfico e das ferramentas de manipulação da imagem estática;
k) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental sobre os fundamentos teóricos e práticos em web design a nível da criação e edição de conteúdos Web;
l) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental de gestão de conteúdos gráficos;
m) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental de técnicas de infografia;
n) Conhecimentos especializados do tipo procedimental de desenho técnico e do sistema ortogonal de representação;
o) Conhecimentos especializados do tipo procedimental de técnicas de modelação e renderização 3D;
p) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental dos princípios e técnicas fundamentais da criação de storyboards para animação;
q) Conhecimentos especializados do tipo procedimental de ferramentas e operações com software específico de animação;
r) Conhecimentos especializados do tipo conceptual dos princípios fundamentais da narrativa audiovisual;
s) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental das regras e técnicas de captação, de edição e de pós-produção de imagem e som para vídeo;
t) Conhecimentos especializados do tipo procedimental no domínio da arquitetura de redes e protocolos, instalação, configuração e gestão de plataformas de correio eletrónico e de serviço Web;
u) Conhecimentos especializados do tipo procedimental sobre segurança nas redes;
v) Conhecimentos especializados do tipo conceptual e procedimental das linguagens e valores estéticos dos documentos interativos;
w) Conhecimentos especializados do tipo procedimental de publicações digitais interativas aplicadas a dispositivos móveis.
6.2 - Aptidões
a) Analisar e avaliar as problemáticas artísticas, técnicas e as tecnologias que condicionam a eficácia da comunicação visual;
b) Aplicar técnicas e ferramentas linguísticas na construção de textos para os produtos multimédia;
c) Aplicar técnicas e ferramentas da língua inglesa na construção de textos para os produtos multimédia;
d) Criar composições visuais suportadas na relação entre as diversas linguagens gráficas e a organização espacial do suporte;
e) Produzir conteúdos fotográficos, quer a nível da captação, quer a nível da edição da imagem, e avaliar o seu impacto na comunicação;
f) Aplicar as técnicas de tratamento da imagem digital, a partir da utilização de softwares específicos;
g) Criar, orientar e gerir a informação que otimiza um website;
h) Aplicar as regras de usabilidade em web sites;
i) Executar trabalhos de edição e de paginação;
j) Aplicar os princípios e as técnicas da comunicação informacional na criação de composições infográficas;
k) Construir objetos em 3D e aplicar técnicas de renderização;
l) Utilizar as regras, as ferramentas e as operações adequadas na elaboração e desenvolvimento de projeto de animação digital;
m) Manipular equipamentos de captação, registo e edição de som e vídeo;
n) Aplicar as técnicas e as ferramentas adequadas para a elaboração e desenvolvimento de produtos audiovisuais;
o) Aplicar os princípios gerais das redes de comunicação e aplicações que servem de base à comunicação na Internet;
p) Elaborar, formatar e gerir conteúdos de media para visualização em dispositivos móveis, utilizando diferentes recursos de interatividade;
q) Aplicar e realizar a conversão dos documentos impressos para ebooks.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar uma atitude reflexiva e crítica nas questões das linguagens visuais contemporâneas e no contexto das experiências digitais;
b) Revelar princípios e valores éticos e morais, práticas de responsabilidade, rigor e respeito pelos direitos de autor e direitos conexos, confidencialidade e imparcialidade nas relações interpessoais e profissionais;
c) Demonstrar autonomia, responsabilidade e inovação face aos diferentes contextos empresariais;
d) Demonstrar respeito nas relações com os clientes e nas relações interpessoais;
e) Demonstrar criatividade e sentido estético no processo de criação formal e conceptual de um projeto em comunicação multimédia;
f) Revelar espírito de iniciativa e de inovação na procura de soluções adequadas à implementação de programas e serviços multimédia;
g) Demonstrar capacidade de iniciativa e sentido de responsabilidade nas práticas de desenvolvimento de produtos multimédia;
h) Demonstrar capacidades de planificação e organização na apresentação de soluções multimédia.
7 - Áreas relevantes para o ingresso no curso:
Uma das seguintes áreas:
História da Cultura e das Artes
Geometria Descritiva
Matemática
Desenho
8 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2014-2015
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Estrutura curricular
(ver documento original)
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
313232949