Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4334/2020, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Aprovação do modelo n.º 501.91.20.3.15 - ZFROST Unipessoal, Lda.

Texto do documento

Despacho 4334/2020

Sumário: Aprovação do modelo n.º 501.91.20.3.15 - ZFROST Unipessoal, Lda.

Aprovação de Modelo n.º 501.91.20.3.15

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura (registador de temperatura), marca Apache Cold Tracer, modelo FMA1000, fabricado pela empresa FOCUS METRICA, S.L. com sede na Rua Traginers, 5 CP: 46014 Valencia, Espanha, e requerido pela ZFROST Unipessoal, Lda., com sede na Estrada Nacional n.º 109, Km 163, Doroana Park Nav 2, Ponte da Pedra, 2415-180 Regueira de Pontes, Portugal.

1 - Descrição sumária

O registador de temperatura APACHE Cold Tracer é construído para exibir e registar até 2 temperaturas. O sistema consiste numa unidade central com uma interface de utilizador física equipada com um display LCD, teclado, impressora de tickets e porta USB. Além disso, inclui duas sondas digitais de medição de temperatura e um conector de 12 pinos com energia e uma porta serial RS-232 para comunicação com o equipamento e uma série de entradas e saídas. Trata-se de conectar com entradas e saídas externas, como a fechadura da porta, a ignição ou um indicador luminoso. Um módulo WiFi é integrado para a transmissão sem fios de dados para um servidor remoto.

2 - Constituição

O instrumento de medição e registo de temperatura APACHE Cold Tracer inclui um sistema para alertar sobre temperatura e equipamentos de refrigeração de manutenção com base nas horas de operação dos mesmos. É instalado numa caixa selada para uso em espaços externos, com grau de proteção IP65 nos modelos para Transporte (T) e Armazenamento (S). Os sensores de temperatura DS18B20, que fornecem informações de temperatura codificadas digitalmente, estão dentro deste dispositivo. São configurados no modo parasitário, o que significa que eles não precisam de energia externa e requerem apenas uma linha de dados e GND. A conexão é feita por um cabo 26AWG cuja extremidade é terminada com uma cápsula de alumínio preenchida com silicone contendo o sensor. O comprimento das sondas neste equipamento pode ser de até 60 metros. As sondas vêm do interior do equipamento, conectadas aos terminais de saída, de forma que não permita a sua substituição sem quebra de selagem.

Existem cinco modelos de sondas de acordo com as suas dimensões: SSL-60, SSL-18, SSL-9, SSL-6 e SSL-3. As sondas são conectadas a partir da placa APACHEBASE por meio de dois terminais internos protegidos pela selagem do equipamento.

O equipamento é fornecido com software interno, e este obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados). O software é identificado por um número de versão seguido por um CRC. A versão definitiva do software é identificada como v1.0 à qual corresponde o código CRC 9F796DEE.

O dispositivo usa comunicação WiFi para transferir os dados de medição para um servidor remoto para armazenamento. A comunicação é unidirecional.

3 - Características metrológicas

Este instrumento foi classificado na classe de exatidão 1, de acordo com a Norma NP EN 12830:2008 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:

Intervalo de indicação: -30ºC a +30ºC;

Condições de funcionamento:

Tipo A de +5ºC a +40ºC;

Tipo B de -30ºC a +65ºC;

Condições limites:

Tipo A de 0ºC a +50ºC;

Tipo B de -30ºC a +70ºC;

Condições de armazenagem e de transporte: -20ºC a +60ºC;

Frequência de Aquisição de Dados: De 1 a 60 minutos;

Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %;

Aptidão ao uso: S e T.

4 - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Marca;

Modelo;

Número de série;

Nome ou marca do fabricante ou do importador;

Classe de exatidão (1);

Aptidão para a armazenagem (S);

Aptidão para transporte (T);

Tipo de ambiente climático (C);

Intervalo de medição em grau Celsius (ºC).

5 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:

(ver documento original)

6 - Selagem

Os instrumentos importados ao abrigo desta aprovação serão selados com autocolante autodestrutivo, que impede o acesso ao interior do mesmo, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.

Condições particulares de verificação:

Antes de qualquer operação de verificação, é necessário certificar se da conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:

Versão de sistema operativo: CRC 9F796DEE

Versão de firmware: 1.0

O software interno obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados).

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

2020-03-11. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

ANEXO

(nos termos do n.º 6 do despacho)

(ver documento original)

313116073

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4074639.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda