A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4334/2020, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Aprovação do modelo n.º 501.91.20.3.15 - ZFROST Unipessoal, Lda.

Texto do documento

Despacho 4334/2020

Sumário: Aprovação do modelo n.º 501.91.20.3.15 - ZFROST Unipessoal, Lda.

Aprovação de Modelo n.º 501.91.20.3.15

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura (registador de temperatura), marca Apache Cold Tracer, modelo FMA1000, fabricado pela empresa FOCUS METRICA, S.L. com sede na Rua Traginers, 5 CP: 46014 Valencia, Espanha, e requerido pela ZFROST Unipessoal, Lda., com sede na Estrada Nacional n.º 109, Km 163, Doroana Park Nav 2, Ponte da Pedra, 2415-180 Regueira de Pontes, Portugal.

1 - Descrição sumária

O registador de temperatura APACHE Cold Tracer é construído para exibir e registar até 2 temperaturas. O sistema consiste numa unidade central com uma interface de utilizador física equipada com um display LCD, teclado, impressora de tickets e porta USB. Além disso, inclui duas sondas digitais de medição de temperatura e um conector de 12 pinos com energia e uma porta serial RS-232 para comunicação com o equipamento e uma série de entradas e saídas. Trata-se de conectar com entradas e saídas externas, como a fechadura da porta, a ignição ou um indicador luminoso. Um módulo WiFi é integrado para a transmissão sem fios de dados para um servidor remoto.

2 - Constituição

O instrumento de medição e registo de temperatura APACHE Cold Tracer inclui um sistema para alertar sobre temperatura e equipamentos de refrigeração de manutenção com base nas horas de operação dos mesmos. É instalado numa caixa selada para uso em espaços externos, com grau de proteção IP65 nos modelos para Transporte (T) e Armazenamento (S). Os sensores de temperatura DS18B20, que fornecem informações de temperatura codificadas digitalmente, estão dentro deste dispositivo. São configurados no modo parasitário, o que significa que eles não precisam de energia externa e requerem apenas uma linha de dados e GND. A conexão é feita por um cabo 26AWG cuja extremidade é terminada com uma cápsula de alumínio preenchida com silicone contendo o sensor. O comprimento das sondas neste equipamento pode ser de até 60 metros. As sondas vêm do interior do equipamento, conectadas aos terminais de saída, de forma que não permita a sua substituição sem quebra de selagem.

Existem cinco modelos de sondas de acordo com as suas dimensões: SSL-60, SSL-18, SSL-9, SSL-6 e SSL-3. As sondas são conectadas a partir da placa APACHEBASE por meio de dois terminais internos protegidos pela selagem do equipamento.

O equipamento é fornecido com software interno, e este obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados). O software é identificado por um número de versão seguido por um CRC. A versão definitiva do software é identificada como v1.0 à qual corresponde o código CRC 9F796DEE.

O dispositivo usa comunicação WiFi para transferir os dados de medição para um servidor remoto para armazenamento. A comunicação é unidirecional.

3 - Características metrológicas

Este instrumento foi classificado na classe de exatidão 1, de acordo com a Norma NP EN 12830:2008 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:

Intervalo de indicação: -30ºC a +30ºC;

Condições de funcionamento:

Tipo A de +5ºC a +40ºC;

Tipo B de -30ºC a +65ºC;

Condições limites:

Tipo A de 0ºC a +50ºC;

Tipo B de -30ºC a +70ºC;

Condições de armazenagem e de transporte: -20ºC a +60ºC;

Frequência de Aquisição de Dados: De 1 a 60 minutos;

Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %;

Aptidão ao uso: S e T.

4 - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Marca;

Modelo;

Número de série;

Nome ou marca do fabricante ou do importador;

Classe de exatidão (1);

Aptidão para a armazenagem (S);

Aptidão para transporte (T);

Tipo de ambiente climático (C);

Intervalo de medição em grau Celsius (ºC).

5 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:

(ver documento original)

6 - Selagem

Os instrumentos importados ao abrigo desta aprovação serão selados com autocolante autodestrutivo, que impede o acesso ao interior do mesmo, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.

Condições particulares de verificação:

Antes de qualquer operação de verificação, é necessário certificar se da conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:

Versão de sistema operativo: CRC 9F796DEE

Versão de firmware: 1.0

O software interno obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados).

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

2020-03-11. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.

ANEXO

(nos termos do n.º 6 do despacho)

(ver documento original)

313116073

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4074639.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda