Sumário: Aprovação do modelo n.º 501.91.20.3.15 - ZFROST Unipessoal, Lda.
Aprovação de Modelo n.º 501.91.20.3.15
No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura (registador de temperatura), marca Apache Cold Tracer, modelo FMA1000, fabricado pela empresa FOCUS METRICA, S.L. com sede na Rua Traginers, 5 CP: 46014 Valencia, Espanha, e requerido pela ZFROST Unipessoal, Lda., com sede na Estrada Nacional n.º 109, Km 163, Doroana Park Nav 2, Ponte da Pedra, 2415-180 Regueira de Pontes, Portugal.
1 - Descrição sumária
O registador de temperatura APACHE Cold Tracer é construído para exibir e registar até 2 temperaturas. O sistema consiste numa unidade central com uma interface de utilizador física equipada com um display LCD, teclado, impressora de tickets e porta USB. Além disso, inclui duas sondas digitais de medição de temperatura e um conector de 12 pinos com energia e uma porta serial RS-232 para comunicação com o equipamento e uma série de entradas e saídas. Trata-se de conectar com entradas e saídas externas, como a fechadura da porta, a ignição ou um indicador luminoso. Um módulo WiFi é integrado para a transmissão sem fios de dados para um servidor remoto.
2 - Constituição
O instrumento de medição e registo de temperatura APACHE Cold Tracer inclui um sistema para alertar sobre temperatura e equipamentos de refrigeração de manutenção com base nas horas de operação dos mesmos. É instalado numa caixa selada para uso em espaços externos, com grau de proteção IP65 nos modelos para Transporte (T) e Armazenamento (S). Os sensores de temperatura DS18B20, que fornecem informações de temperatura codificadas digitalmente, estão dentro deste dispositivo. São configurados no modo parasitário, o que significa que eles não precisam de energia externa e requerem apenas uma linha de dados e GND. A conexão é feita por um cabo 26AWG cuja extremidade é terminada com uma cápsula de alumínio preenchida com silicone contendo o sensor. O comprimento das sondas neste equipamento pode ser de até 60 metros. As sondas vêm do interior do equipamento, conectadas aos terminais de saída, de forma que não permita a sua substituição sem quebra de selagem.
Existem cinco modelos de sondas de acordo com as suas dimensões: SSL-60, SSL-18, SSL-9, SSL-6 e SSL-3. As sondas são conectadas a partir da placa APACHEBASE por meio de dois terminais internos protegidos pela selagem do equipamento.
O equipamento é fornecido com software interno, e este obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados). O software é identificado por um número de versão seguido por um CRC. A versão definitiva do software é identificada como v1.0 à qual corresponde o código CRC 9F796DEE.
O dispositivo usa comunicação WiFi para transferir os dados de medição para um servidor remoto para armazenamento. A comunicação é unidirecional.
3 - Características metrológicas
Este instrumento foi classificado na classe de exatidão 1, de acordo com a Norma NP EN 12830:2008 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:
Intervalo de indicação: -30ºC a +30ºC;
Condições de funcionamento:
Tipo A de +5ºC a +40ºC;
Tipo B de -30ºC a +65ºC;
Condições limites:
Tipo A de 0ºC a +50ºC;
Tipo B de -30ºC a +70ºC;
Condições de armazenagem e de transporte: -20ºC a +60ºC;
Frequência de Aquisição de Dados: De 1 a 60 minutos;
Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %;
Aptidão ao uso: S e T.
4 - Inscrições
Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:
Marca;
Modelo;
Número de série;
Nome ou marca do fabricante ou do importador;
Classe de exatidão (1);
Aptidão para a armazenagem (S);
Aptidão para transporte (T);
Tipo de ambiente climático (C);
Intervalo de medição em grau Celsius (ºC).
5 - Marcação
Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:
(ver documento original)
6 - Selagem
Os instrumentos importados ao abrigo desta aprovação serão selados com autocolante autodestrutivo, que impede o acesso ao interior do mesmo, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.
Condições particulares de verificação:
Antes de qualquer operação de verificação, é necessário certificar se da conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:
Versão de sistema operativo: CRC 9F796DEE
Versão de firmware: 1.0
O software interno obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. A classe C é para o tipo de equipamento P (construído especificamente) e com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados).
7 - Validade
A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.
8 - Depósito de modelo
Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.
2020-03-11. - O Presidente do Conselho Diretivo, António Mira dos Santos.
ANEXO
(nos termos do n.º 6 do despacho)
(ver documento original)
313116073