Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 825/2019, de 31 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designação do mestre Luís Miguel Morais Portugal como chefe da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência (EPRE), do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR)

Texto do documento

Deliberação 825/2019

Sumário: Designação do mestre Luís Miguel Morais Portugal como chefe da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência (EPRE), do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR).

Designação do mestre Luís Miguel Morais Portugal, como chefe da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência (EPRE) do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR)

Considerando que o Decreto-Lei 56/2012, de 12 de março, alterado pelo Decreto-Lei 55/2016, de 26 de agosto e pelo Decreto-Lei 108/2018, de 3 de dezembro e a Portaria 108/2013, de 15 de março, alterada pela Portaria 170/2019, de 31 de maio, aprovaram, respetivamente a Orgânica e os Estatutos da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. (APA, I. P.);

Considerando a Deliberação do Conselho Diretivo n.º 21.4/CD/2019, de 6 de junho de 2019, que ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 5.º e do n.º 2 do artigo 33.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual conjugados com o artigo 2.º do Estatutos da APA, I. P., determinou a integração da Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência (EPRE) no Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR);

Considerando que, pela Deliberação 21.5/CD/2019, de 6 de junho de 2019, foi designado, em regime de substituição, para o cargo de Diretor do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR) o anterior designado chefe da EPRE;

O Conselho Diretivo da APA, I. P. delibera, nos termos do n.º 2 do artigo 5.º e do n.º 2 do artigo 33.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, conjugados com o n.º 6 do artigo 1.º dos Estatutos da APA, I. P.:

1) Designar o mestre Luís Miguel Morais Portugal, técnico superior do mapa de pessoal da APA, I. P., para o lugar de chefe da EPRE, ficando equiparado, para efeitos remuneratórios, a dirigente intermédio de 2.º grau;

2) O chefe da Equipa designado tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objetivos dos serviços e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício das respetivas funções, de acordo com a nota curricular anexa;

3) O chefe da Equipa, para além das competências inerentes à coordenação da respetiva equipa, detém as competências fixadas na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, para os titulares de cargos de direção intermédia do 2.º grau e ainda as competências que lhe forem delegadas ou subdelegadas.

A presente deliberação produz efeitos a 3 de junho de 2019.

10 de julho de 2019. - A Vogal do Conselho Diretivo da APA, I. P., Ana Teresa Perez.

Nota Curricular

Dados Biográficos:

Nome: Luís Miguel Morais Portugal

Data e local de nascimento: Tomar, 4 de dezembro de 1970

Formação académica:

2008 - Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, área de especialização em Proteção e Segurança Radiológica, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.

1998 - Frequência com aproveitamento do ano letivo do Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, área de especialização em Física Nuclear Aplicada, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

1995 - Licenciatura (pré-Bolonha) em Química Tecnológica, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

Formação profissional relevante:

Frequentou atividades de formação no âmbito da Agência Internacional de Energia Atómica e da União Europeia, nas áreas do planeamento e resposta a emergências radiológicas e nucleares, controlo regulador de fontes radioativas e de práticas, transporte seguro de substâncias radioativas, controlo de descargas de substâncias radioativas no ambiente, na metrologia de radionuclídeos e no controlo do tráfico ilícito de matérias radioativas e nucleares.

Frequentou também ações de formação na aplicação dos códigos de monte carlo MCNP e PENELOPE para a dosimetria das radiações ionizantes.

Frequentou ações de formação no âmbito da aplicação da Norma ISO/IEC 17025.

Frequentou um estágio de formação em proteção e segurança radiológica ministrado pelo Departamento de Proteção e Segurança Radiológica da Direção-Geral do Ambiente com duração de 11 meses.

Frequentou o curso de formação para operadores do Reator Português de Investigação, ministrado pelo Instituto Tecnológico e Nuclear, com a duração de 2 meses.

Experiência profissional:

Entre março de 2015 e maio de 2019, desempenhou funções de Técnico Superior na Equipa Multidisciplinar de Planeamento e Resposta à Emergência da Agência Portuguesa do Ambiente.

Entre julho de 2011 e fevereiro de 2015, desempenhou funções de Técnico Superior corresponsável pelo Grupo de Radioproteção e Resíduos Radioativos do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Superior Técnico (que sucedeu nas atribuições e competências da Unidade de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Tecnológico e Nuclear, extinto em 2012)

Entre janeiro de 2000 e junho de 2011, desempenhou funções de Técnico Superior na Unidade de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Tecnológico e Nuclear, nomeadamente nas áreas de gestão de resíduos radioativos, planeamento e resposta a emergências radiológicas, controlo regulador de fontes radioativas seladas, proteção radiológica ocupacional e gestão do laboratório de espetrometria gama de amostras ativas.

Entre dezembro de 1995 e dezembro de 1999, desempenhou funções de Técnico Superior na Unidade de Saúde Ocupacional do Instituto Tecnológico e Nuclear, com ênfase na área da proteção radiológica ocupacional dos trabalhadores.

Entre novembro de 1994 e novembro de 1995, foi estagiário e bolseiro de investigação na Unidade de Tecnologias de Radiação do Instituto de Tecnologias e Inovação para a Modernização Empresarial com responsabilidades na área da dosimetria química das radiações ionizantes.

Outras atividades relevantes:

Responsável pela proteção e segurança radiológica do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Superior Técnico (que sucedeu nas atribuições e competências da Unidade de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Tecnológico e Nuclear, extinto em 2012), entre março de 2008 e fevereiro de 2015.

Responsável técnico pela Unidade de Tecnologias de Radiação do Instituto Tecnológico e Nuclear, entre fevereiro e março de 2004.

Representou e representa regularmente Portugal em vários grupos e comissões nacionais e internacionais, em particular no âmbito da Agência Internacional de Energia Atómica da Nações Unidas, nas áreas do planeamento e resposta a emergências radiológicas e nucleares, transporte seguro de substâncias radioativas e proteção radiológica ocupacional.

Formador nas áreas da proteção e segurança radiológica, gestão segura de resíduos radioativos, transporte de mercadorias perigosas de classe 7 - radioativos e planeamento e resposta a emergências radiológicas.

Auditor interno em metrologia de radionuclídeos no âmbito da Norma ISO/IEC 17025.

Participou em projetos nacionais, europeus e internacionais no âmbito da metrologia e dosimetria das radiações ionizantes, planeamento e resposta a emergências radiológicas e nucleares, aplicações civis das tecnologias nucleares e utilização de viaturas autónomas na monitorização radiológica ambiental

Autor e coautor de diversas publicações na área da utilização de códigos de monte carlo aplicados à dosimetria das radiações ionizantes, robótica aplicada à monitorização radiológica, dosimetria das radiações ionizantes, gestão de resíduos radioativos, gestão segura das fontes radioativas seladas e planeamento e resposta a emergências radiológicas.

312440209

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3805194.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2012-03-12 - Decreto-Lei 56/2012 - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2016-08-26 - Decreto-Lei 55/2016 - Ambiente

    Define a missão e atribuições da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., nos domínios do litoral, da proteção costeira, das alterações climáticas e da proteção do ar, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 56/2012, de 12 de março

  • Tem documento Em vigor 2018-12-03 - Decreto-Lei 108/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, transpondo a Diretiva 2013/59/Euratom

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda