A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 196-A/89, de 21 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera o regime do adicional sobre bilhetes de cinema e extingue o adicional sobre bilhetes de teatro.

Texto do documento

Decreto-Lei 196-A/89

de 21 de Junho

Com a inclusão dos bilhetes de entrada para os espectáculos cinematográficos na tabela II anexa ao Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, importa, no sentido de manter tanto quanto possível inalterada a carga fiscal sobre o sector, reduzir para 10% o adicional de 15% cobrado nos termos do Decreto-Lei 184/73, de 25 de Abril, e demais legislação complementar.

Já o adicional sobre o preço dos bilhetes de teatro é abolido, dada a pouca capacidade económica do sector.

Considerando, por outro lado, que a redução do adicional sobre os bilhetes de espectáculos cinematográficos envolve uma diminuição sensível dos recursos do Instituto Português do Cinema, procede-se à reestruturação do actual sistema de distribuição das receitas do adicional.

Assim:

No uso da autorização legislativa concedida pela alínea m) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei 2/89, de 17 de Fevereiro, e nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O n.º 4 da base XLIV da Lei 7/71, de 7 de Dezembro, passa a ter a seguinte redacção:

BASE XLIV

1 - ....................................................................................................................

2 - ....................................................................................................................

3 - ....................................................................................................................

4 - O produto da cobrança do adicional constitui receita do Instituto Português do Cinema, do Fundo de Socorro Social e da Caixa de Previdência dos Profissionais de Espectáculos, mediante percentagens a estabelecer por portaria conjunta do Ministro do Emprego e da Segurança Social e do membro do Governo responsável pela área da cultura.

Art. 2.º Os artigos 32.º e 37.º do Decreto-Lei 184/73, de 25 de Abril, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 32.º A taxa do adicional sobre o preço de bilhetes de espectáculos cinematográficos é 10%.

Art. 37.º - 1 - O quantitativo do adicional a que se refere o n.º 4 da base XLIV da Lei 7/71, de 7 de Dezembro, constitui receita do Instituto Português do Cinema, do Fundo de Socorro Social e da Caixa de Previdência dos Profissionais de Espectáculos.

2 - As importâncias provenientes do adicional deverão ser comunicadas ao Instituto Português do Cinema pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência no mês seguinte àquele em que se tenha verificado a entrega ou transferência dessas quantias para a conta do Instituto, nos termos dos artigos 34.º e 87.º 3 - As quantias a que têm direito cada uma das entidades referidas no n.º 1, com excepção do Instituto Português do Cinema, serão transferidas por este Instituto para a conta da respectiva entidade na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência no decurso do mês seguinte àquele em que for entregue o adicional a que respeitam.

Art. 3.º As receitas provenientes do adicional sobre o preço de venda ao público dos bilhetes de cinema cobrados nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira constituem receita da respectiva região.

Art. 4.º É revogada a base XXIII da Lei 7/71, de 7 de Dezembro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 4 de Maio de 1989. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Luís Francisco Valente de Oliveira - José Albino da Silva Peneda.

Promulgado em 16 de Junho de 1989.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 20 de Junho de 1989.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1989/06/21/plain-37167.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37167.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-12-07 - Lei 7/71 - Presidência da República

    Promulga as bases relativas à protecção do cinema nacional - Revoga várias disposições legislativas.

  • Tem documento Em vigor 1973-04-25 - Decreto-Lei 184/73 - Presidência do Conselho - Secretaria de Estado da Informação e Turismo

    Regula o funcionamento do Instituto Português de Cinema e adopta outras providências atinentes à execução dos princípios gerais definidos nas Leis n.os 7/71 e 8/71, relativas à protecção do cinema nacional e à actividade teatral, respectivamente.

  • Tem documento Em vigor 1989-02-17 - Lei 2/89 - Assembleia da República

    Autoriza o Governo a alterar o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA), fixando o sentido e extensão da referida alteração.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda