A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4139/2019, de 16 de Abril

Partilhar:

Sumário

Reorganização do Sistema de Saúde Militar (SSM) - Assunção de Encargos das Unidades de Saúde Tipo III

Texto do documento

Despacho 4139/2019

Através do meu Despacho 1702/2019, de 24 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 33, de 15 de fevereiro de 2019, foram estabelecidas as entidades a quem cabe a responsabilidade pelo pagamento dos encargos decorrentes da prestação de cuidados de saúde no Hospital das Forças Armadas (HFAR) e nas Unidades de Saúde Tipo I, II e III, a militares no ativo e na reserva na efetividade de serviço, e foram clarificados quais os encargos que continuam a ser suportados pela entidade gestora da Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas (ADM), não obstante prosseguir o estudo de uma reforma mais estrutural da ADM e do Sistema de Saúde Militar (SSM), no seu conjunto.

Em sequência, os encargos decorrentes da prestação de cuidados de saúde nas Unidades de Saúde de Tipo I, II e III são suportados integralmente pelos orçamentos dos ramos das Forças Armadas.

No entanto, verifica-se um histórico de cuidados de saúde prestados aos deficientes militares das Forças Armadas, no âmbito da Portaria 1034/2009, de 11 de setembro, em Unidades de Saúde Tipo III, sobretudo no Centro de Saúde Militar de Coimbra, cujos encargos apresentam um volume assinalável, que até à data têm sido assumidos pela ADM, através da verba do Orçamento de Estado inscrita no orçamento do IASFA para pagamento dos encargos que decorrem da referida portaria.

Sendo certo que a responsabilidade pelos encargos decorrentes dos cuidados de saúde prestados em Unidades de Saúde Tipo III aos deficientes militares, no âmbito da Portaria 1034/2009, de 11 de setembro, compete ao Estado, importa agora clarificar a fonte de financiamento que deve suportar tais despesas.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pela alínea p) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica 5/2014, de 29 de agosto, determino o seguinte:

1 - Os encargos decorrentes da prestação de cuidados de saúde ao universo de deficientes militares das Forças Armadas a que se refere o n.º 2 do artigo 1.º da Portaria 1034/2009, de 11 de setembro, em Unidades de Saúde Tipo III, atenta a tipologia definida no Despacho 2943/2014, de 21 de fevereiro, continuam a ser suportados através da verba do Orçamento do Estado inscrita anualmente para o efeito no orçamento do IASFA/ADM, caso exista essa capacidade disponível nas referidas Unidades de Saúde.

2 - O processo de faturação relativo aos cuidados de saúde prestados nas unidades a que se refere o número anterior aos beneficiários da ADM aí identificados tem por referência as tabelas de preços em vigor para o regime convencionado da ADSE.

3 - Os ramos a que pertencem as Unidades de Saúde Tipo III a que se refere o n.º 1 e o IASFA, I. P., devem, no prazo de noventa dias, adotar as ações necessárias à adaptação ao regime a que se refere o n.º 2, designadamente no que concerne aos recursos materiais, tecnológicos e humanos indispensáveis para o efeito.

4 - O presente despacho produz efeitos desde 1 de janeiro de 2019.

8 de março de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

312137164

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3682645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda