A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 410/2019, de 9 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Extinção da Divisão de Estatísticas da Ciência e Tecnologia (DECT) e criação da Divisão de Estudos e de Gestão do Acesso a Dados para Investigação (DEGADI)

Texto do documento

Despacho 410/2019

Pelo meu Despacho 1973/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 23, de 1 de fevereiro, foi criada, na Direção de Serviços de Estatísticas da Ciência e Tecnologia e da Sociedade da Informação, a unidade flexível "Divisão de Estatísticas da Ciência e Tecnologia (DECT)".

Decorridos mais de quatro anos desde a sua criação, e tendo em conta a evolução da dinâmica de trabalho no seio da Direção de Serviços de Estatísticas da Ciência e Tecnologia e da Sociedade da Informação, já não se afigura necessária a existência de uma sua subunidade. Por outro lado, no que se refere ao desenvolvimento de estudos estatísticos, por recurso a valências de conhecimento especializado detido internamente e, ainda, ao acompanhamento dos protocolos estabelecidos com entidades do sistema de I&D para acesso a dados das áreas da Educação e da Ciência, de que se destacam os relacionados com projetos financiados pela FCT, para promoção da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados na Administração Pública, afigura-se aconselhável proceder à criação de uma nova unidade orgânica nas estruturas flexíveis da DGEEC.

Assim, nos termos do n.º 5 do artigo 21.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na versão em vigor, e no uso das minhas competências próprias, que decorrem da alínea f) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na versão atual, determino:

1 - A revogação do meu Despacho 1973/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 23, de 1 de fevereiro, e a consequente extinção da Divisão de Estatísticas da Ciência e Tecnologia (DECT);

2 - A criação, na dependência direta da Direção da DGEEC, da Divisão de Estudos e de Gestão do Acesso a Dados para Investigação, designada por DEGADI, à qual compete:

a) Promover a realização de estudos relevantes para as estatísticas da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

b) Desenvolver e aplicar inquéritos sobre percursos académicos e de inserção profissional.

c) Promover a utilização das estatísticas produzidas na DGEEC junto da comunidade científica, para realização de projetos de investigação nas áreas relevantes para a Educação e para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

d) Acompanhar e gerir os protocolos de acesso a dados das áreas da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para fins de investigação, garantindo o cumprimento da legislação em vigor sobre proteção de dados.

3 - A designação, em regime de substituição, como Chefe de Divisão da DEGADI, cargo de direção intermédia de 2.º grau, da técnica superior Joana Netto de Miranda Duarte, cujo perfil, competência e experiência profissional se afiguram perfeitamente adequados para o desempenho desse cargo, conforme evidenciado na nota curricular anexa ao presente despacho;

4 - O presente despacho produz efeitos a 01 de janeiro de 2019.

20 de dezembro de 2018. - A Diretora-Geral, Luísa da Conceição dos Santos do Canto e Castro de Loura.

Nota curricular

Nome: Joana Netto de Miranda Duarte.

Data de Nascimento: 1 de outubro de 1970.

Nacionalidade: Portuguesa.

Habilitações académicas:

Mestrado em Ciências Sociais, pelo ICS-UL; Pós-graduação em Políticas de Ciência e Tecnologia, pelo IST-UL e Licenciatura em Antropologia, pela FSCH-UNL

Cursos/outras formações:

"FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública"; Estágio Profissional, no Departamento de Estatística do Banco de Portugal; várias formações no âmbito da atividade profissional, tais como: "RISIS Summer School on Higher Education Research and Science Studies. «Careers Trajectories, Outputs and Success of Doctorate Holders», "Inovação Estratégica e Inteligência Competitiva"; "PREZI: Apresentações Criativas de Alto Impacto", "Modelação Econométrica com Stata 14", "Bases de Dados (Modelo Relacional e Linguagem SQL", "Introdução ao R"; "Sistema de Variáveis"; "Tratado de Lisboa: Atos Delegados e Atos de Execução"; "Uma Escrita Profissional e Eficaz - Quadros Superiores"; "Conceção e Gestão de Formulários Eletrónicos"; e outros.

Experiência Profissional:

Técnica Superior do mapa de pessoal da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e organismos que a precederam, onde desde julho de 2012 desempenha as funções de Chefe de Equipa de Estudos de Educação e Ciência. Entre 2002 e de 2012, coordenou a equipa responsável pelas Estatísticas Oficiais de C&T, designadamente do Inquérito ao Potencial Cientifico e Tecnológico Nacional (IPCTN - setor instituições) e Inquérito aos Doutorados (CDH). Entre 1996 e 2002, foi técnica superior de gestão de ciência e tecnologia. Publicou diversos estudos estatísticos e artigos científicos em coautoria na área da Educação e Ciência. Participou em diversas conferências internacionais e nacionais, com apresentação de comunicações, tais como: "Acesso a Microdados e Confidencialidade" (INEP, Brasília), "Determinants for doctorate holders work in Portuguese firms" (RSIS, Berlim), Observatório dos Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) (CIIE, Porto), Perfil dos Doutorados em Portugal - 2012 (SPE, Aveiro) entre muitas outras. Promoveu e dinamizou a realização do Fórum Estatístico da DGEEC. Organizou as reuniões semestrais do Conselho Científico do Observatório da Ciência, Tecnologia e Qualificações (OCTQ), bem como os Workshops Internacionais "Sharing Best Practices in Science and Education Statistics). Responsável pelo acompanhamento técnico dos protocolos para a cedência de dados da DGEEC para fins de investigação científica. Foi representante da DGEEC em diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais, tais como: "Expert Group on Graduate Tracking" (EC, 2018); Projeto Knowinno (OCDE, 2011-2012); "Task Force on the Careers of Doctorate Holders" (UEO, 2005-2015); Grupo de Correspondentes Estatísticos "Helsinki Group on Women and Science" (EC, 2004-2013) com participação nas reuniões semestrais; Grupo de Trabalho do Inquérito ao Emprego/Série 98 (INE, 2004-2007); Projeto Internacional AlphaGalileo, uma plataforma europeia para divulgação independente de notícias de Ciência e Tecnologia.

Participou como membro de júris de vários procedimentos concursais comuns para o provimento de postos de trabalho e orientou diversos estágios profissionais na DGEEC.

311935304

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3579721.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda