A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1058/83, de 27 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre o regime de trabalho do pessoal das portagens.

Texto do documento

Portaria 1058/83
de 27 de Dezembro
Por força do Decreto-Lei 372/75, de 16 de Julho, o planeamento de transportes e exploração rodoviária - circulação nas infra-estruturas rodoviárias e cobrança das portagens a cargo da Junta Autónoma de Estradas - passou a depender da Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações, com estatuto a definir posteriormente.

Tal estatuto não chegou porém a ser publicado e aquelas explorações e respectivo pessoal passaram, por força do Decreto-Lei 184/78, de 18 de Julho, para a dependência da mesma Junta.

As características do serviço de exploração das portagens exigem, como é obvio, o seu funcionamento em regime permanente, razão pela qual uma grande parte do pessoal ali em serviço terá de exercer as suas funções em regime de turnos, incluindo sábados, domingos e dias feriados.

Nestes termos, e tendo em conta o disposto no artigo 21.º do Estatuto do Pessoal das Portagens, aprovado pelo Decreto-Lei 360/83, de 14 de Setembro.

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Equipamento Social e pelo Secretário de Estado da Administração Pública, o seguinte:

1.º Para efeitos do disposto na presente portaria considera-se trabalho em regime de turnos aquele que é prestado em condições tais que para o mesmo posto haja 2 ou mais períodos sucessivos de trabalho durante as 24 horas do dia e que cada um dos funcionários abrangidos por este regime satisfaça regularmente os diferentes períodos incluídos na escala.

2.º A duração do trabalho do pessoal das portagens que labore em regime de turnos será fixada no artigo 22.º do respectivo Estatuto.

3.º O vencimento mensal do pessoal referido no n.º 2.º e abrangido pelo regime de trabalho por turnos será acrescido de um subsídio de turno correspondente a 25% do mesmo vencimento.

1 - Apenas terá direito ao subsídio de turno referido no número anterior o pessoal que prestar serviço integrado em turnos rotativos não compreendidos no período das 9 horas às 17 horas e 30 minutos e cujo horário de trabalho se insira numa escala que compreenda sábados, domingos e dias feriados.

2 - O subsídio de turno só abrangerá os dias de trabalho em relação aos quais haja lugar a vencimento de exercício.

3 - Competirá ao presidente da JAE estabelecer, mediante despacho, o horário de trabalho por turnos do respectivo serviço.

4 - O subsídio de turno não será considerado como remuneração acessória e sobre ele incidirão os mesmos descontos legais que incidirem sobre o vencimento mensal do funcionário.

5 - O ciclo dos horários em regime de turno não poderá ser inferior a um período de 4 dias.

4.º O trabalho realizado em dias feriados não coincidentes com os dias de descanso semanal ou complementar será remunerado nos termos da lei geral.

5.º O disposto na presente portaria produzirá efeitos a partir da entrada em vigor do Estatuto do Pessoal das Portagens, aprovado pelo Decreto-Lei 360/83, de 14 de Setembro.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério do Equipamento Social.
Assinada em 13 de Dezembro de 1983.
O Ministro do Equipamento Social, João Rosado Correia. - O Secretário de Estado da Administração Pública, José San-Bento de Menezes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35787.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-07-16 - Decreto-Lei 372/75 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Aprova a orgânica do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC).

  • Tem documento Em vigor 1978-07-18 - Decreto-Lei 184/78 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Aprova a lei orgânica da Junta Autónoma de Estradas (JAE).

  • Tem documento Em vigor 1983-09-14 - Decreto-Lei 360/83 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e do Equipamento Social

    Aprova o Estatuto do Pessoal das Portagens e o respectivo quadro de pessoal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda