A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1009/83, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece novas regras para a formação e selecção dos técnicos dos serviços de metrologia.

Texto do documento

Portaria 1009/83
de 30 de Novembro
Considerando que em face das novas tarefas que serão cometidas aos serviços de metrologia locais decorrentes da legislação recentemente aprovada - bases do controle metrológico (Decreto-Lei 202/83, de 19 de Maio) - se torna imperioso proceder ao estabelecimento de novas regras para a formação e selecção dos respectivos técnicos;

Considerando a necessidade e vantagens de optimização dos meios existentes, realizando aquelas acções de formação técnica, através da adequada articulação dos serviços do Ministério da Indústria e Energia competentes na área da formação técnica - o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI) - com os serviços competentes na área da metrologia legal - a Direcção-Geral da Qualidade (DGQ);

Considerando o disposto nos artigos 22.º, n.º 2, alínea d), 24.º, n.º 2, alínea f), e 48.º do Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, 4.º, alínea g), do Decreto-Lei 361/79, de 1 de Setembro, e 13.º do Decreto-Lei 202/83, de 19 de Maio:

Manda o Governo da República, pelo Ministro da Indústria e Energia, o seguinte:1.º Os exames de aferidor de pesos e medidas são doravante precedidos de cursos de formação técnica abrangidos pelo programa anual de formação do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e realizados em colaboração pela Direcção-Geral da Qualidade e o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.

2.º Os candidatos ao exame de aferidor devem requerer a sua inscrição junto do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial - Centro de Formação Técnica, entre os dias 1 e 10 de Dezembro, com vista ao curso e exame do ano seguinte.

3.º No acto da inscrição os candidatos farão prova das habilitações literárias mínimas (9.º ano de escolaridade oficial ou equivalente exigidas pelo Decreto-Lei 406/82 e pagarão uma propina a estabelecer anualmente por despacho do Ministro da Indústria e Energia e desde já estabelecida em 1000$00 para o ano de 1984.

4.º Após a inscrição, o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial informará os candidatos da data e local em que serão submetidos à prova de admissão ao curso de formação e do conteúdo da referida prova, de acordo com a programação conjunta LNETI/DGQ.

5.º Os cursos serão realizados em ocasião a anunciar previamente pelo Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, tendo em conta o número de candidatos admitidos e as condições de realização.

6.º O júri da prova de admissão e do exame final será designado pela Direcção-Geral da Qualidade e integrará um técnico nomeado pelo Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.

7.º O exame final versará as matérias do curso de formação e constará de prova que permita avaliar a capacidade dos candidatos e simular as condições de exercício das funções de aferidor.

8.º A Direcção-Geral da Qualidade compete a fixação dos programas e a elaboração de textos das matérias versadas na prova de admissão e no curso de formação, cuja edição competirá ao Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e será distribuída gratuitamente aos candidatos ao exame.

9.º A presente portaria entra imediatamente em vigor.
Ministério da Indústria e Energia.
Assinada em 21 de Novembro de 1983.
Pelo Ministro da Indústria e Energia, João Nuno Boulain de Carvalho Carreira, Secretário de Estado da Indústria.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35724.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Decreto-Lei 548/77 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Indústria e Tecnologia.

  • Tem documento Em vigor 1979-09-01 - Decreto-Lei 361/79 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Estrutura o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e define as suas atribuições.

  • Tem documento Em vigor 1982-09-27 - Decreto-Lei 406/82 - Ministério da Administração Interna - Secretaria de Estado da Administração Regional e Local

    Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 466/79, de 7 de Dezembro, que aplica à Administração Autárquica o regime dos Decretos-Leis n.os 191-C/79 e 191-F/79, respectivamente de 25 e 26 de Junho.

  • Tem documento Em vigor 1983-05-19 - Decreto-Lei 202/83 - Ministério da Indústria, Energia e Exportação

    Estabelece as bases a que deve obedecer o controle metrológico.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-03-29 - Portaria 236/89 - Ministério da Indústria e Energia

    Estabelece que os técnicos a admitir para o exercício de funções no âmbito do controlo metrológico, agora denominados "experimentadores metrologistas", sejam submetidos a exame precedido de curso de formação técnica realizado sob o controlo do Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda