A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 606/80, de 13 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera os artigos 133.º e 134.º da Portaria n.º 193/79, de 21 de Abril (actualiza as condições de trabalho dos trabalhadores das instituições de previdência).

Texto do documento

Portaria 606/80

de 13 de Setembro

Na sequência do Decreto Regulamentar 68/77, de 17 de Outubro, que reconheceu que a regulamentação do pessoal ao serviço das instituições de previdência deveria ser progressivamente aproximada ao regime da função pública, têm vindo a ser publicados diversos diplomas visando tal objectivo, nomeadamente as Portarias n.os 38-A/78, de 19 de Janeiro, 193/79, de 21 de Abril, e 38-A/80, de 12 de Fevereiro, que estabeleceram um regime de transição para a regulamentação de trabalho nas referidas instituições, a qual deve evoluir no sentido de atenuar as diferenças existentes entre os dois regimes.

Considerando que a aproximação referida é irreversível, tornando-se premente sobretudo com a entrada em funcionamento dos centros regionais de segurança social, face à natureza de serviço oficial que os caracteriza, importa ir concretizando tal aproximação de modo a eliminar situações incompatíveis resultantes da integração do pessoal das instituições de previdência social.

Reconhecida essa necessidade e tendo em consideração as condições de concessão de ajudas de custo e despesas com transportes dos funcionários e agentes do Estado revistas e actualizadas pelas Portarias n.os 342/79, de 11 de Julho, 571-A/79, de 30 de Outubro, e Decreto-Lei 519-M/79, de 28 de Dezembro, e as condições estabelecidas para os trabalhadores da Previdência por força da Portaria 193/79, de 21 de Abril, convém neste domínio adoptar um só regime jurídico - o da função pública.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado da Reforma Administrativa, do Orçamento, do Trabalho e da Segurança Social, o seguinte:

1.º Os artigos 133.º e 134.º da Portaria 193/79, de 21 de Abril, passam a ter a seguinte redacção:

ARTIGO 133.º

(Ajudas de custo)

Aos trabalhadores abrangidos por esta portaria, para efeitos de ajudas de custo, aplica-se a legislação vigente para a função pública.

ARTIGO 134.º

(Subsídios de viagem e marcha)

1 - Os trabalhadores abrangidos por esta portaria, quando se deslocam por motivo de serviço, têm direito ao pagamento de subsídios de viagem e marcha, nos mesmos termos em que vigora para os funcionários e agentes da Administração Central e Local.

2 - O transporte em veículo do trabalhador só poderá efectuar-se desde que o veículo esteja seguro contra todos os riscos, sendo o prémio de seguro suportado pelo trabalhador.

2.º A presente portaria produz efeitos a partir da data da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, do Trabalho e dos Assuntos Sociais, 31 de Julho de 1980. - O Secretário de Estado da Reforma Administrativa, Carlos Martins Robalo. - O Secretário de Estado do Orçamento, António Jorge de Figueiredo Lopes. - O Secretário de Estado do Trabalho, José Queirós Lopes Raimundo. - O Secretário de Estado da Segurança Social, António José de Castro Bagão Félix.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/13/plain-35295.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35295.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-10-17 - Decreto Regulamentar 68/77 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças, do Trabalho e dos Assuntos Sociais

    Estabelece disposições tendentes à regulamentação de trabalho dos trabalhadores das instituições de previdência social. Cria, junto da Secretaria de Estado da Segurança Social um grupo de trabalho encarregado de estudar e apresentar, no prazo de sessenta dias, o projecto que servirá de base à elaboração da citada regulamentação.

  • Tem documento Em vigor 1979-04-21 - Portaria 193/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, do Trabalho e dos Assuntos Sociais

    Actualiza as condições de trabalho dos trabalhadores das instituições de previdência.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-28 - Decreto-Lei 519-M/79 - Ministério das Finanças

    Estabelece normas relativas a abono de ajudas de custo pelas deslocações em serviço público no território nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda