A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 339/80, de 21 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece que as competências atribuídas aos centros regionais de segurança social, nos termos do n.º 5 do Despacho n.º 23/80, de 14 de Abril, em matéria de orientação tutelar e apoio às instituições privadas de solidariedade social sejam exercidas no distrito de Lisboa, até à entrada em funcionamento da respectiva orgânica regional de segurança social, pelo Instituto da Família e Acção Social.

Texto do documento

Portaria 339/80

de 21 de Junho

O Estatuto das Instituições Privadas de Solidariedade Social, aprovado pelo Decreto-Lei 519-G2/79, de 29 de Dezembro, atribui aos serviços competentes do Ministério dos Assuntos Sociais, sem, todavia, os identificar, funções de apoio e tutela daquelas instituições.

Pelo Despacho 23/80, de 14 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 97, de 26 de Abril, foram delimitadas as competências específicas dos órgãos centrais e regionais da estrutura orgânica da segurança social no domínio da orientação tutelar e do apoio às instituições privadas de solidariedade social.

A aplicação integral deste despacho na área do distrito de Lisboa encontra-se, porém, temporariamente prejudicada pela circunstância de não ter sido ainda criada a estrutura regional respectiva, prevista no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 79/79, de 2 de Agosto.

Desta situação decorrem algumas dificuldades, resultantes, sobretudo, do relacionamento funcional directo das instituições do distrito de Lisboa com os quatro órgãos centrais referidos no Despacho 23/80.

Assim, tendo em vista minorar os inconvenientes apontados e melhorar a articulação das instituições privadas com os serviços competentes, torna-se necessário tomar medidas imediatas nesta matéria, designando desde já o organismo com responsabilidades na área da acção social que, a título transitório, possa exercer, no distrito de Lisboa, as funções cometidas ao centros regionais no Despacho 23/80.

Verifica-se que o Instituto da Família e Acção Social, além de manter as suas atribuições de serviço de acção social na área do distrito de Lisboa, se encontra vocacionado, pela experiência, para o exercício, embora transitório, da orientação tutelar que cabe por lei aos centros regionais de segurança social.

Nesta conformidade:

Ao abrigo do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 170/79, de 6 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro dos Assuntos Sociais, o seguinte:

As competências atribuídas aos centros regionais de segurança social, nos termos do n.º 5 do Despacho 23/80, de 14 de Abril, em matéria de orientação tutelar e apoio às instituições privadas de solidariedade social são exercidas no distrito de Lisboa, até à entrada em funcionamento da respectiva orgânica regional de segurança social, pelo Instituto da Família e Acção Social, que para o efeito criará as equipas funcionais adequadas.

Ministério dos Assuntos Sociais, 30 de Maio de 1980. - O Ministro dos Assuntos Sociais, João António Morais Leitão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/06/21/plain-34462.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/34462.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-04-09 - Decreto-Lei 79/79 - Ministério das Finanças e do Plano

    Altera a redacção do Decreto-Lei n.º 540/76, de 9 de Julho (sistema de poupança-crédito).

  • Tem documento Em vigor 1979-06-06 - Decreto-Lei 170/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Cria na Secretaria de Estado da Segurança Social os lugares de director-geral da Segurança Social e da Organização e Recursos Humanos.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-29 - Decreto-Lei 519-G2/79 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Aprova e publica em anexo o estatuto das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda