A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6276/2018, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, do Licenciado João Fernando Ferreira Rodrigues, para exercer o cargo de Chefe da Divisão de Ensino e Qualificação (DEQ)

Texto do documento

Despacho 6276/2018

O Decreto Regulamentar 8/2015, de 31 de julho, define a missão, atribuições e o tipo de organização interna da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

Por seu turno, a Portaria 283/2015, de 15 de setembro, estabeleceu a estrutura nuclear da DGRDN e as competências das respetivas unidades orgânicas, designadas direções de serviços, e fixou em dezasseis (16) o número máximo de unidades orgânicas flexíveis e em uma (1) a dotação máxima de chefes de equipas multidisciplinares;

Considerando que o lugar de chefe de divisão de Ensino e Qualificação (DEQ), a que se refere o ponto 1.2. do Despacho 10968/2015, de 02 de outubro, se encontra vago, por cessação de funções em regime de substituição do seu anterior titular;

Considerando que, face às múltiplas competências atribuídas à DEQ, torna-se imprescindível e urgente assegurar o seu normal funcionamento;

Considerando que o Licenciado João Fernando Ferreira Rodrigues, preenche os requisitos legais e possui o perfil e a necessária experiência e aptidão técnica para o exercício das funções inerentes ao cargo em apreço, conforme síntese curricular anexa:

1 - Nomeio, em regime de substituição, o Licenciado João Fernando Ferreira Rodrigues, para exercer o cargo de Chefe da Divisão de Ensino e Qualificação (DEQ), nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual.

2 - É revogado o meu Despacho 11121/2015, de 6 de outubro.

3 - O ora nomeado fica autorizado, ao abrigo do n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, a optar pela remuneração que lhe é devida pela categoria de origem.

4 - O presente despacho de nomeação produz efeitos a 12 de março de 2018.

12 de março de 2018. - O Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto António Rodrigues Coelho.

Síntese Curricular

Nome: João Fernando Ferreira Rodrigues

Local e data de nascimento: Lisboa, 23 de dezembro de 1973

I - Percurso Académico

Mestre em Psicologia (área de especialização "Stress e Bem-Estar") com a tese "Resiliência em contexto de Instrução Militar", pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, em 2006;

Licenciatura em Psicologia (área cognitivo-comportamental), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, em 1998;

II - Percurso Formativo

Curso de Formação "Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade" (40 horas) em 2 de fevereiro de 2012;

Curso de Formação "Conceção e Desenho de Programas de Ação de Formação" de 12 a 15 de dezembro de 2011, pelo Instituto Nacional de Administração, I. P.;

Curso de Formação em Liderança em agosto de 2007, na Escola de Fuzileiros;

Curso de Formação Pedagógica de Formadores, em julho de 2007, pela Gesticoopfor;

Curso de Formação "Utilização do SPSS para Windows", em Dezembro de 2000, pela PSE - Produtos e Serviços de Estatística;

Curso de Formação "Proactive Trauma Management - Levels I and II", em dezembro de 2000, pelo Canadian Training Institute.

III - Experiência Profissional

De 25 de setembro a 12 de maio de 2018:

Desempenho de funções como Chefe da Divisão de Incentivos e Reinserção Profissional sendo responsável pela coordenação da equipa e atividades relativas ao Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego e pela coordenação da equipa de atendimento ao público relativo aos deveres militares.

De 1 de agosto de 2013 até 25 de setembro de 2015:

Desempenho de funções como Chefe da Divisão de Recrutamento e Deveres Militares sendo responsável pela coordenação da equipa e atividades relativas ao Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego e pela coordenação da equipa de atendimento ao público relativo aos deveres militares.

De 1 de abril até 31 de julho de 2013:

Desempenho de funções como Chefe do Gabinete de Gestão de Projetos ficando responsável pela coordenação da equipa e atividades relativas ao Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego (CIOFE).

De 30 de dezembro de 2009 até 31 de março de 2013:

Desenvolvimento e implementação de políticas e programas de apoio ao empreendedorismo, emprego e formação no âmbito das Forças Armadas portuguesas.

Estruturação de processos de investigação que visem recolher indicadores de apoio à tomada de decisão.

Planeamento e execução de ações de formação e workshops que visem o aumento da empregabilidade dos militares em Regime de Contrato (RC).

Responsável pelos contactos institucionais entre o CIOFE e outras organizações (e.g. Instituto do Emprego e Formação Profissional, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, Fundação para a Divulgação de Tecnologias de Informação, entre outras) e pela estruturação de protocolos ou acordos de cooperação na área da formação e do emprego.

De 1 de janeiro de 2008 a 5 de fevereiro de 2009:

Desenvolvimento e implementação do Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego (CIOFE) no Ministério da Defesa, com a missão de apoiar os militares e ex-militares em RC na sua transição para a vida civil, possibilitando um adequado percurso formativo e uma orientação eficaz para o emprego.

De 09 de abril de 1999 a 19 de setembro de 2008:

Desenvolvimento de projetos de investigação, construção dos questionários e das bases de dados utilizadas, tratamento estatístico dos dados, elaboração dos respetivos relatórios e acompanhamento das propostas de intervenção.

Participação regular na seleção de pessoal, como testador, entrevistador e júri nas dinâmicas de grupo, para várias categorias profissionais, militares e civis.

Avaliação e acompanhamento psicológico de militares em Missões de Paz integrados na Organização Tratado Atlântico Norte (OTAN) e na Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste âmbito, esteve no Kosovo (1999) e em Timor (2000).

Cooperação Técnico-Militar com as Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL) consistindo na implementação e realização de um canal de Recrutamento, Classificação e Seleção com vista à formação do Exército Timorense; Neste âmbito, esteve três vezes em Timor (2001, 2002 e 2004).

Planeamento dos programas de formação desenvolvidos pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE), elaboração dos respetivos manuais de apoio e formador nos seguintes cursos: Análise de dados com o SPSS; Gestão de Stress; Gestão de Incidentes Críticos.

Desenvolvimento de comportamento Assertivo; Técnicas Facilitadoras da Entrevista, e Técnicas de Atendimento ao Público.

IV - Condecorações e Louvores

Público Louvor concedido pelo Diretor-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, em 20 de agosto de 2009;

Louvores vários no âmbito do desempenho das suas funções enquanto militar.

311431435

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3384142.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2015-07-31 - Decreto Regulamentar 8/2015 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova a orgânica da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda