Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5399/2018, de 30 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designa personalidades para integrar o Conselho científico-pedagógico de formação contínua

Texto do documento

Despacho 5399/2018

Nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro, e do n.º 2 do artigo 1.º do Regulamento do Conselho científico-pedagógico de formação contínua, aprovado pelo Despacho 313/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 8, de 13 de janeiro, o Conselho científico-pedagógico de formação contínua é constituído por um presidente e oito vogais, designados por despacho do membro do Governo responsável pela área da educação, de entre personalidades de reconhecido mérito na área da educação;

Considerando que o mandato dos membros do Conselho científico-pedagógico de formação contínua designados pelo Despacho 4635/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 63, de 31 de março, cessou por decurso do respetivo prazo, mostra-se necessário proceder à designação dos novos membros do Conselho científico-pedagógico de formação contínua.

Assim, ao abrigo do disposto n.º 1 do artigo 23.º do Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 1.º do Regulamento do Conselho científico-pedagógico de formação contínua, aprovado pelo Despacho 313/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 8, de 13 de janeiro de 2015, e das competências que me foram delegadas pelo Despacho 1009-B/2016, de 13 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 20 de janeiro, determino o seguinte:

1 - Designar para integrarem o Conselho científico-pedagógico de formação contínua, para um mandato de quatro anos, as seguintes personalidades, cujas notas curriculares constam do anexo ao presente despacho e do qual fazem parte integrante:

a) Rui Eduardo Trindade Fernandes, para exercer as funções de presidente;

b) Álvaro Manuel da Silva Santos, para exercer as funções de vogal;

c) Ana Lúcia da Silva Dias Gonçalves dos Santos, para exercer as funções de vogal;

d) António Augusto Neto Mendes, para exercer as funções de vogal;

e) Maria de São Pedro dos Santos Silva Lopes, para exercer as funções de vogal;

f) Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos, para exercer as funções de vogal;

g) Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga, para exercer as funções de vogal;

h) Neuza Sofia Guerreiro Pedro, para exercer as funções de vogal;

i) Sofia Almeida Santos, para exercer as funções de vogal.

2 - O presente despacho produz efeitos, no dia 1 de junho de 2018.

22 de maio de 2018. - O Secretário de Estado da Educação, João Miguel Marques da Costa.

ANEXO

Notas Curriculares

Rui Eduardo Trindade Fernandes

Atividade profissional

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), desde 12 de março de 2004.

Docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desde 1999, em Licenciaturas e Mestrados que habilitam para a docência em Matemática, Físico-Química e Biologia e Geologia no 3.º CEB e Ensino Secundário.

Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP.

Membro do Conselho de Ética da FPCEUP.

Coordenador do domínio de «Intervenção educativa em contextos educativos formais» e cocoordenador do domínio de «Planificação, Supervisão e Avaliação em Educação» do mestrado em Ciências da Educação da FPCEUP.

Membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e cocoordenador do grupo de pesquisa «Ensino e Inovação Pedagógica».

Habilitações académicas:

1979 - Conclusão do Curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto;

1991 - Conclusão da Licenciatura em Psicologia - Área da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança - na FPCEUP;

1996 - Conclusão do Mestrado em Ciências da Educação - Área da Educação da Criança - na FPCEUP;

2004 - Conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação, na FPCEUP com uma tese intitulada: Escola e influência educativa: O estatuto dos discursos didácticos inovadores no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal.

Atividades ao nível da formação contínua de docentes

Possui o certificado de registo de formador, emitido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua CCPFC/RFO - 03455/97, nas áreas de:

(i) Educação e Desenvolvimento;

(ii) Psicologia da Educação;

(iii) Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto-Juvenil;

(iv) Conceção e Organização de Projetos Educativos;

(v) Relação Pedagógica.

Responsável, entre 1984 e 2015, por 47 ações de formação dirigidas para Educadoras de Infância e docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Responsável, entre 2000 e 2010, enquanto especialista de formação, pela avaliação especializada de Círculos de Estudo e Oficinas de Formação, cujas temáticas se situavam na área das metodologias da intervenção educativa, da diferenciação pedagógica e das dificuldades de aprendizagem.

Consultor de formação do Centro de Formação do Norte do Instituto Irene Lisboa (1998-2002) e do Centro de Formação João de Deus (Porto) entre 2003 e 2008.

Atividades de consultadoria relevantes:

Membro da equipa responsável, em 2004, pela elaboração dos programas do Ensino Primário da República de Timor-Leste;

Consultor pedagógico dos Agrupamentos de Escolas de Matosinhos, de Pardilhó (Estarreja) e de Peso da Régua (até 2012/2013), no âmbito do programa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária);

Consultor do Ministério da Educação no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (Despacho 5908/2017).

Membro do Conselho de Gestão do Centro de Pesquisa e Inovação Educativa (CERI) da OCDE.

Publicações relevantes:

TRINDADE, Rui (2002) Experiências educativas e situações de aprendizagem: Novas práticas pedagógicas. Porto: Edições ASA;

TRINDADE, Rui (2007). Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate. Porto: LivPsic.

TRINDADE, Rui (2007). Os Centros de Formação Contínua de Professores: Para além das evidências... In Morgado, J. C. e Reis, M. I. (Org.) Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias (90-93). Braga: Cadernos CIEd.

TRINDADE, Rui; COSME, Ariana (2010). Educar e aprender na Escola: Questões, perspectivas e respostas pedagógicas. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.

TRINDADE, Rui (2011). Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: Desafios e perspectivas. Revista de Educação Pública, Vol. 20, n.º 43, 231-251.

TRINDADE, Rui (2012). O Movimento da Educação Nova e a reinvenção da Escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo. Porto: UP Editora.

TRINDADE, Rui (2014). A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: Perspetivas e questões. Revista Lusófona de Educação, 27, 43-57

TRINDADE, Rui (2014) Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente no E-Learning, Educar em Revista, Número Especial 4/2014, 211-233.

TRINDADE, Rui; COSME, Ariana (2016). Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar. Revista Diálogo Educacional, vol. 16, n.º 50, 1031-1051.

Álvaro Manuel da Silva Santos

Formação académica

Licenciatura em Ensino da Matemática, pela Universidade do Minho

Parte Curricular do Mestrado em Organizações Educativas e Administração Educacional, pela Universidade do Minho.

Outras Formações:

Concluiu com aproveitamento as seguintes unidades curriculares do Mestrado em Administração Pública Portuguesa da Universidade do Minho;

Marketing na Administração Pública;

Administração Financeira;

Organizações e Gestão Pública e Políticas Públicas.

Atividades profissionais e cargos que desempenha atualmente:

Vice-presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), do qual é membro desde 6 de junho de 2005;

Secretário Permanente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), desde dezembro de 1994;

Membro do grupo que analisa os pedidos de reconhecimento de Mestrados e Doutoramentos, para os efeitos previstos no artigo 54.º do estatuto da carreira docente (reposicionamento na carreira), desde 11 de junho de 2004;

Presidente da Assembleia-geral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, desde 11 de abril de 1997;

Presidente da Assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, desde 25 de abril de 2001.

Atividades profissionais e cargos desempenhados:

Adjunto do Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho

Assessor da Secretária de Estado da Juventude;

Adjunto do Secretária de Estado da Juventude;

Secretário-Geral do Conselho Nacional para a Ação Social do Ensino Superior (CNASES);

Membro do Grupo Coordenador dos Programas de Informação, Difusão e Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, no âmbito do Ministério da Educação;

Vereador sem pelouro da Câmara Municipal de Vila Verde.

Experiência na avaliação externa de cursos instituições e cursos do ensino superior:

Membro da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos do Ensino Universitário de Formação em Educação de Infância e de Formação de Professores do Ensino Básico (1.º ciclo);

Secretário Relator da Comissão de Avaliação Externa de diversas instituições do Ensino Superior Politécnico;

Secretário Relator das Comissões Externas de Avaliação de cursos da área da educação e na área de Informática de Gestão do Ensino Superior Politécnico;

Secretário das Comissões Externas de Avaliação de cursos da área de educação, de direito e de enfermagem do Ensino Superior Politécnico;

Atividade associativa:

Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho;

Membro da Assembleia da Universidade do Minho;

Membro do Senado da Universidade do Minho;

Secretário da Mesa da Reunião Geral de Alunos da Universidade do Minho

Presidente da Rádio Universitária do Minho;

Membro do Conselho Nacional para a Ação Social do Ensino Superior;

Presidente da Assembleia-geral da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho;

Membro da Direção do Sporting Clube de Braga.

Ana Lúcia da Silva Dias Gonçalves dos Santos

Formação académica:

2006 - Doutoramento em Linguística, Universidade de Lisboa

2000 - Mestrado em Linguística, Universidade de Lisboa

1996 - Ramo de Formação Educacional - Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

1994 - Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Áreas de investigação:

Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos, Linguística Educacional.

Principais áreas de lecionação:

Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos (licenciaturas várias e Mestrado em Linguística), Didática do Português (Mestrado em Ensino).

É Editora Associada do Journal of Portuguese Linguistics.

É autora e coautora de vários trabalhos científicos, publicados em editoras e revistas internacionais e nacionais, dos quais se destacam, os seguintes:

Santos, A. L. (2009) Minimal Answers. Ellipsis, syntax and discourse in the acquisition of European Portuguese. Amsterdam: John Benjamins.

Santos, A. L. & C. Flores (2016) Comparing heritage speakers and late L2-learners of European Portuguese: verb movement, VP ellipsis and adverb placement. Linguistic Approaches to Bilingualism.6(3): 308-340;

Santos, A. L., A. Gonçalves, & N. Hyams (2016). Aspects of the acquisition of object control and ECM type verbs in European Portuguese. Language Acquisition, 23(3), 199-233;

Lobo, M., A. L. Santos & C. Soares-Jesel (2016). Syntactic structure and information structure: the acquisition of Portuguese clefts and be-fragments. Language Acquisition, 23(2), 142-174;

Freitas, M. J. & A. L. Santos (eds). (2017) Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. (Text books in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press;

Flores, C., A. L. Santos, A. Jesus & R. Marques (2017). Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese. Journal of Child Language. 44(4), 795-828.

António Augusto Neto Mendes

É Professor Associado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde desempenha a função de Diretor do Mestrado em Educação e Formação e de Coordenador da área de Administração e Políticas Educacionais do Programa Doutoral em Educação.

É membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro onde já exerceu outros cargos.

Graus académicos:

Doutorado em Ciências da Educação, em 2000, na Universidade de Aveiro;

Mestre em Ciências da Educação, na área de Administração Escolar, em 1995, na Universidade do Minho;

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, em 1982, na Universidade de Coimbra.

A sua atividade docente iniciou-se no âmbito dos ensinos básico e secundário.

No ensino universitário tem experiência no campo da Formação de Professores, nomeadamente nas áreas da Administração Educacional, Sociologia da Educação e Políticas Educativas, quer na formação inicial e especializada quer na profissionalização em serviço.

No âmbito da investigação é membro integrado do CIDTFF.

Desenvolveu vários projetos, financiados pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, sobre a construção da excelência académica na escola pública e sobre o mercado das explicações e o sucesso dos alunos.

Desenvolve ainda investigação sobre a profissão e o trabalho docente, sobre as políticas públicas de caráter descentralizador e a emergência dos municípios no campo educacional.

Participou em cerca de 70 júris de doutoramento e mestrado em várias universidades do país e do exterior.

Como orientador científico, é responsável por quase 50 dissertações de mestrado e teses de doutoramento, tendo várias em curso.

Publica os resultados da sua investigação em livros, revistas da especialidade e em atas de eventos científicos, sendo regularmente convidado para conferências em universidades, institutos politécnicos, escolas do ensino básico e secundário e em eventos científicos.

É membro de comités científicos e conselhos editoriais de revistas de referência, referee em revistas nacionais e internacionais.

É ainda membro de associações como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), onde já integrou órgãos sociais.

Maria de São Pedro dos Santos Silva Lopes

Formação académica:

Doutoramento em Estudos da Criança/Área de Educação Dramática - Universidade do Minho;

Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação - Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa;

Curso Superior de Educação pela Arte - Conservatório Nacional de Lisboa

Experiência Profissional:

Desde 1998 à atualidade - Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Leciona Unidades Curriculares relacionadas com a Expressão Dramática/Teatro em Licenciaturas, Mestrados e TeSP.

Coordenadora do Mestrado Intervenção e Animação Artísticas (2013-atualidade).

Coordenadora da Licenciatura em Animação Cultural (2007-2015).

Coordenadora do TeSP em Intervenção Sociocultural e Desportiva (2015-2017).

Coordenadora do Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas (2009-2011).

1980-96 - Metropolitan Separate School Board - Toronto/Canadá. Docente do Programa Línguas Internacionais (Língua e Cultura Portuguesa), dirigido a crianças de origem portuguesa.

1976-79 - Escola do Magistério Primário de Caldas da Rainha - Professora de Movimento e Drama.

1978-79 - Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) - Coordenadora dos Serviços Educativos

Publicações:

Lopes, M. S. P., Fontes, A., Sousa, J., Lopes, S. (Orgs.) (2017). Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos. Lisboa: Coisas de Ler;

Lopes, M. S. P. e Barreira, C. F. (Orgs.) (2016). Cadernos de Intervenção Cultural e Educação Artística: Experiências em Animação, Artes e Educação, n.º 1. Leiria: NIDE/Escola Superior Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e-book: ISBN 978-989-8797-09-4;

Lopes, M. S. P., Fontes, A. e Sousa, J. (Coord.) (2014). Da participação na Cultura à Cultura da Participação. Leiria: RIAP. ISBN 978-989-20-4957-1;

Lopes, M. S. P., Fontes, A., Sousa, J., e Lopes, S. (Coord.). (2014). Cultura e Participação: A animação sociocultural em contextos ibero-americanos. Leiria: RIAP. ISBN 978-989-20-5122- 2.

Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos

É desde 2014, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e membro associado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação.

É coordenadora da quase totalidade dos cursos de Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa, bem como de diversos cursos de Doutoramento e de Mestrado em Educação, e tem orientado teses de doutoramento (nove finalizadas) e de mestrado (mais de 50) e colaborado estreitamente com outras instituições do ensino superior nacionais e estrangeiras.

Ainda a nível institucional, é presentemente Presidente do Conselho de Escola do IE-ULisboa, Vice-Presidente da Comissão de Ética e membro efetivo do Conselho Científico desta instituição.

As áreas preferenciais de investigação são a avaliação das aprendizagens e o conhecimento e desenvolvimento profissional dos professores, tendo participado e/ou coordenado diversos projetos de investigação financiados.

Atualmente é membro da equipa do Projeto EDUCATE, Enhancing differentiated instruction and cognitive activation in mathematics lessons by supporting teacher learning, financiado pelo Erasmus+ (2017-2020) e do Projeto REASON, financiado pela FCT (2018-2021) no âmbito do PT 2020. Estes dois últimos projetos consideram nos seus objetivos a melhoria da formação de professores (inicial e contínua).

Tem colaborado com o Ministério de Educação, tendo sido Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Plano da Matemática, e sendo atualmente um dos seus representantes no Projeto MCDA (Mathematics Curriculum Document Analysis) da OCDE.

É membro da International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching e foi até recentemente Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática e membro do International Committee of the Psychology of Mathematics Education.

Membro do Conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais é autora de várias publicações, editadas em Portugal e no estrangeiro.

Publicações recentes, das quais se destacam:

(ver documento original), H., José Carrillo, J., & Leonor Santos, L. (2018). Mathematics teacher education and professional development (pp. 181-195). In T. Dreyfus, M. teacher education and professional development (pp. 181-195). In T. Dreyfus, M. Artigue, D. Potari, S. Prediger, & K. Ruthven (Eds.), Developing research in mathematics Education. London: Routledge, Taylor & Francis Group.

Santos, L., Oliveira, H., Henriques, A., & Ponte, J. P. (2018). Relatório de prática de ensino supervisionada: O contributo da investigação na prática de ensino. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de Formação inicial de professores: Participantes e Dinâmicas (pp. 167-203). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (disponível em http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/ebooks)

Santos, L., & Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante. In F. Veiga (Coord.), O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos (pp. 503-539). Lisboa: Climepsi Editores.

Ponte, J. P., Santos, L., Oliveira, H., & Henriques, A. (2017). Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program. ZDM Mathematics Education, 49, 291-303. (DOI 10.1007/s11858-017-0847-7)

Bruno, I., Santos, L., & Costa, N. (2016). The way students' internalize assessment criteria on inquiry reports. Studies in Educational Evaluation, 51, 55-66. (DOI: 10.1016/j.stueduc.2016.09.002)

Dias, C., & Santos, L. (2016). Portefólio reflexivo de matemática enquanto instrumento de autorregulação das aprendizagens de alunos do ensino secundário. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa - Relime, 19(2), 187-216. (DOI: 10.12802/relime.13.1923)

Nortvedt, G., Santos, L., & Pinto, J. (2016). Assessment for learning in primary school mathematics teaching: The case of Norway and Portugal. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23(3), 377-395. (DOI: 10.1080/0969594X.2015.1108900)

Santos, L., & Cai, J. (2016). Curriculum and assessment. In A. Gutiérrez, G. Leder, & P. Boero (Eds.), The Second Handbook in the Psychology of Mathematics Education (pp. 153-185). Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers. (ISBN: 978-94-6300-559-3)

Santos, L. (2016). A articulação entre a avaliação sumativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 637-669. (DOI: 10.1590/S0104-40362016000300006)

Santos, L., & Semana, S. (2015). Developing mathematics written communication through expository writing supported by assessment strategies. Educational Studies in Mathematics, 88(1), 65-87. (DOI: 10.1007/s10649-014-9557-z).

Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga

Doutoramento em Didática e Formação (língua portuguesa) pela Universidade de Aveiro

Mestre em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português.

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde leciona unidades curriculares de língua, linguística e didática da língua aos cursos de licenciatura e mestrado.

A experiência de docência no ensino superior desenvolveu-se, maioritariamente, na Escola Superior de Educação de Viseu (entre 1997 e 2009), na Escola Superior de Educação de Lisboa (entre 2009 e 2017) e, desde o ano letivo de 2017-2018, na Escola Superior de Educação de Setúbal. Paralelamente às funções de docente, tem desenvolvido uma intensa atividade no âmbito da formação contínua.

Neste âmbito, colaborou em programas de formação de formadores, quer no contexto de Programas desenhados e implementados pelo Ministério da Educação, de que são exemplos o PNEP, o Programa de Formação de Professores para os novos Programas de Português do Ensino Básico (2009) e o Programa de Formação, sobre a nova terminologia linguística (TLEBS), quer no contexto de formações decorrentes de convites de agrupamentos de escolas, colégios particulares e de centros de formação.

Os seus trabalhos e áreas de interesse centram-se, essencialmente, na área da didática língua (pré-escolar e ensino básico), área na qual tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais e produzido materiais didáticos para professores e alunos do ensino básico. Foi coautora dos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico (2009) e colaborou com o ministério da educação na construção de materiais didáticos.

Enquanto investigadora, tem participado em projetos nacionais e internacionais desenvolvidos pela Universidade de Aveiro, de que é exemplo o projeto PROTEXTOS (Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico (PTDC/CPE-CED/101009/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade (COMPETE) e comparticipado pelo fundo comunitário Europeu FEDER) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, de que é exemplo o projeto PerGRam - Percursos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade, financiado pela FCG e pelo CLUNL/FCT.

Neuza Sofia Guerreiro Pedro

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Doutorada em Educação na especialidade Tecnologias de informação e comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa.

Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Certificada em Online teaching pela Faculty of Engineering and Science da Universidade de Agder - Noruega e em E-assessment pela Universidade de Winsconsin-Stout - EUA.

Assume atualmente a Coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Assume, desde 2010, a coordenação do Laboratório de E-learning da Universidade de Lisboa. Integra a Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Informática da Universidade de Lisboa.

É membro efetivo do Grupo de Investigação 'Educação, Tecnologia e Sociedade' (ETS) da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Enquanto professora integra o corpo docente do Doutoramento em Educação na área de especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, do Mestrado em Educação na especialidade Educação e Tecnologias Digitais, do Mestrado em Educação e Formação na especialidade E-learning e Formação a distância e mais recentemente da Pós-graduação em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico, cursos constitutivos da oferta formativa pós-graduada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Integrou ainda, entre 2008 e 2010, o corpo docente do Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning dos Departamentos de Informática e de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Enquanto investigadora tem coordenado múltiplos projetos de investigação na área da integração educativa de tecnologias, inovação pedagógica e desenvolvimento profissional docente, nomeadamente os seguintes projetos:

Projeto "Utilização Educativa de Plataformas de Aprendizagem" (2008-2009) financiado da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação;

'Comunidades educativas em rede' (2009-2010) financiado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação;

Projeto 'E-learning na Universidade de Lisboa' (2010-2013) suportado pela Reitora da Universidade de Lisboa;

Projeto IPTeL 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e Tecnologias Digitais' financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência n.º 48/ID/2014) e a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES);

Projeto FTELab 'Future Teacher E-ducation Lab' (2015-2018) financiado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e restantes entidades parceiras.

Integrou ainda a equipa de investigadores dos seguintes projetos de investigação, intervenção e/ou desenvolvimento de âmbito nacional e internacional, dos quais se destacam os seguintes:

WEBLABS: New representational infrastructure for e-learning (2003-2006) sob financiamento do Information Society Technologies Program da European Comissionm, sob o contrato IST-2001-3220;

DALEST: Developing an active learning environment for Stereometry (2005-2007), sob financiamento do Programa Sócrates - Minerva, sob o contrato 224269-CP-1-2005-CY-MINERVA-M;

"LEARN - Aprender: Matemática, Tecnologia e Sociedade" (2007-2010) desenvolvido pela Unidade de Investigação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, financiado da Fundação para a Ciência e Tecnologia, sob o contrato PTDC/CED/65800/2006;

'Intel Teach Advanced Online' (2010) desenvolvido pelo Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob financiamento da Intel Corporate;

'Innovative Technologies for an Engaging Classroom' iTEC (2010-2014), coordenado pela European Schoolnet e sob financiamento do 7.º Programa-Quadro da Comissão Europeia (Grant Agreement n.º 257566);

TEL@FTELab 'Technology enhanced learning at Future teacher E-ducation Lab, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência n.º PTDC/MHC-CED/0588/2014).

Publicou múltiplos trabalhos nas suas áreas de investigação de entre os quais se destaca os seguintes:

Pedro, N., & Peixoto, F. (2006). Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Análise Psicológica, 24, 2, 247-262.

Pedro, N., Soares, F., Matos, J. F. & Santos, M. (2009). Utilização de plataformas de gestão de aprendizagem em contexto escolar - Relatório do Estudo Nacional. Lisboa: Ministério da Educação.

Sofia Almeida Santos

Doutorada e mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP nas áreas de intervenção comunitária, género, educação sexual e juventude.

Enquanto membro colaborador do CIIE desde 2006, tem participado ativamente em projetos de investigação financiados e realizado mobilidades intensivas como visiting researcher em universidades europeias (Universidade de Cambridge e de Leeds, em Inglaterra, e Mykolas Romeris, na Lituânia). Atualmente é bolseira de investigação no projeto de investigação internacional RESL.eu ("Reducing Early School Leaving in the EU", 2013-2018), financiado pela Comissão Europeia através do 7.º Programa-Quadro de I&D. Tem organizado e participado em diversos congressos nacionais e internacionais e publicado capítulos de livros e artigos científicos em revistas científicas de circulação internacional nas suas temáticas de interesse, nomeadamente nas revistas Gender & Education, Educação & Sociedade, Educação, Sociedade & Culturas.

É coautora do livro Sexualidades, Gravidez e Juventude. A par desta atividade, tem desenvolvido projetos de intervenção com a comunidade e trabalhado como voluntária em diversas ONG.

Tem publicado livros e artigos e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos.

Integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC e, atualmente, é expert pelo Conselho da Europa no âmbito do Education for Democracy 2018-2019 Programme ao nível do subprograma "Educação para a cidadania digital".

311372532

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3356174.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-02-11 - Decreto-Lei 22/2014 - Ministério da Educação e Ciência

    Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores e define o respetivo sistema de coordenação, administração e apoio.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda