Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 136/84, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Cria no Ministério da Qualidade de Vida o Gabinete para a Integração Europeia, abreviadamente designado por GIE (MQV).

Texto do documento

Despacho Normativo 136/84
A integração de Portugal nas Comunidades Europeias impõe ao Ministério da Qualidade de Vida, no prosseguimento das atribuições cometidas, uma intervenção activa quer na fase preparatória de adesão quer na elaboração de medidas institucionais indispensáveis nas áreas da sua competência, nomeadamente no que se refere ao ambiente (qualidade, ordenamento, conservação da natureza) e defesa do consumidor.

Por isso, torna-se necessário criar os instrumentos indispensáveis para acompanhar com eficácia e operacionalidade o processo de adesão e as actividades posteriores dela resultantes.

Assim, nos termos do disposto nos artigos 20.º, 21.º e 22.º do Decreto-Lei 185/79, de 20 de Junho, e na Resolução 232/81, de 20 de Outubro, determino:

1 - É criado no Ministério da Qualidade de Vida o Gabinete para a Integração Europeia, abreviadamente designado por GIE (MQV).

2 - O GIE (MQV) funciona na directa dependência do Ministro e compete-lhe conceber, coordenar e apoiar todas as actividades do Ministério relacionadas com o processo de adesão às Comunidades Europeias, bem como promover o estudo e propor as adaptações de carácter institucional decorrentes do referido processo.

3 - As competências do GIE (MQV) referidas no número anterior são exercidas em estreita cooperação com os órgãos e serviços do Ministério, no âmbito das suas competências, devendo estes prestar ao GIE (MQV) toda a colaboração que lhes for solicitada.

4 - Os serviços e organismos do Ministério da Qualidade de Vida designarão um funcionário para desempenhar as funções de representante permanente no respectivo serviço ou organismo junto do GIE (MQV), ao qual competirá:

a) Estabelecer, sob a orientação do responsável pelo serviço ou organismo, a ligação deste ao GIE (MQV);

b) Assegurar a colaboração do serviço ou organismo que representa nos estudos promovidos pelo GIE (MQV);

c) Transmitir ao GIE (MQV) a posição do serviço ou organismo que representa quanto às questões suscitadas pelo processo de adesão.

5 - O GIE (MQV) é dirigido pelo vogal do Ministério da Qualidade de Vida na Comissão para a Integração Europeia (CIE), competindo-lhe:

a) Coordenar o GIE (MQV);
b) Apresentar a despacho ministerial todos os assuntos que careçam de aprovação;

c) Representar o GIE (MQV) junto de quaisquer organismos ou entidades exteriores ao Ministério da Qualidade de Vida.

6 - Nas suas ausências e no exercício das funções referidas no n.º 5, o vogal do Ministério da Qualidade de Vida na CIE será substituído pelo funcionário que for designado por despacho ministerial.

7 - O GIE (MQV) será dotado de pessoal deslocado dos serviços dependentes do Ministério da Qualidade de Vida.

8 - Os funcionários referidos no número anterior que prestem serviço no GIE (MQV) manter-se-ão integrados nos contingentes dos respectivos serviços, conservando todos os seus direitos e regalias.

9 - A fim de prestarem serviço no GIE (MQV), podem também ser destacados ou requisitados, nos termos da lei geral, para o Ministério funcionários de outros quadros da função pública.

10 - Por proposta do vogal do GIE (MQV), poderá ser autorizada pelo Ministro a elaboração de estudos especializados.

Ministério da Qualidade de Vida, 11 de Julho de 1984. - O Ministro da Qualidade de Vida, Francisco José de Sousa Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32862.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-06-20 - Decreto-Lei 185/79 - Presidência do Conselho de Ministros

    Cria o Conselho de Ministros para a Integração Europeia e procede a revisão do Decreto Lei nº 306/77, de 3 de Agosto. A Comissão para a Integração Europeia passa a ser composta pelos seguintes órgãos de apoio: Grupo de Delegados Permanentes, Secretariado para a Integração Europeia e Gabinetes para a Integração Europeia. Junto da Comissão funciona um conselho consultivo.

  • Tem documento Em vigor 1981-11-17 - Resolução 232/81 - Presidência do Conselho de Ministro - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Cria uma comissão interministerial relativa à navegabilidade do Douro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda