Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho de 23 de maio de 2016, do Diretor-Geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Tecnologias Multimédia em Educação pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
1 de fevereiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior:
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
2 - Curso técnico superior profissional:
T318 - Tecnologias Multimédia em Educação.
3 - Número de registo:
R/Cr 11/2016.
4 - Área de educação e formação:
213 - Audiovisuais e Produção dos Media.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Planear, conceber, produzir e gerir recursos multimédia para intervenção em contextos educativos, formais e não formais. Desenvolver projetos de educação multimédia integrados e transversais aos diferentes programas curriculares, adequando-os a crianças e jovens e em articulação com as famílias e outros parceiros da comunidade educativa.
5.2 - Atividades principais:
a) Planear e coordenar projetos multimédia em articulação com os contextos educativos e práticas pedagógicas;
b) Planear e implementar um modelo de intervenção na escola, através de projetos multimédia evidenciando o papel da criatividade e das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem;
c) Intervir com crianças e jovens em temáticas como a leitura, ilustração, design, arte, ambiente, multimédia, entre outras;
d) Gerir processos de ensino-aprendizagem criativos, em articulação com os restantes atores educativos.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimento especializado ao nível do português;
b) Conhecimento especializado ao nível da matemática;
c) Conhecimento abrangente ao nível da língua inglesa;
d) Conhecimentos abrangentes na área da psicologia do desenvolvimento de crianças e jovens;
e) Conhecimentos abrangentes na organização do sistema educativo;
f) Conhecimentos especializado na pedagogia da infância;
g) Conhecimento abrangente de práticas de dinâmicas de grupo;
h) Conhecimento abrangente na área da filosofia para crianças e jovens;
i) Conhecimento especializado sobre práticas educativas;
j) Conhecimento especializado dos principais géneros de escrita;
k) Conhecimento especializado de técnicas de ilustração;
l) Conhecimento especializado sobre a utilização da imagem, som e vídeo;
m) Conhecimento especializado em registos educativos;
n) Conhecimento especializado dos vários tipos de estruturas narrativas;
o) Conhecimento especializado sobre metodologia de trabalho de projeto multimédia e audiovisual.
6.2 - Aptidões:
a) Criar projetos multimédia e de intervenção pedagógica em articulação com os modelos curriculares e os programas educativos;
b) Utilizar uma expressão oral e escrita fluente, correta e adequada às diversas situações pedagógicas e de comunicação;
c) Utilizar ferramentas de registo e de comunicação;
d) Aplicar o uso da língua como ferramenta de suporte ao media;
e) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;
f) Aplicar as diferentes narrativas às estruturas fílmicas;
g) Identificar, selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia;
h) Selecionar os tipos de informação a incluir no projeto (texto, imagem, animação, vídeo, som, gráficos), consoante os objetivos do mesmo;
i) Definir o design gráfico do projeto em função do conteúdo, da narrativa e ou mensagem, do suporte e do público-alvo;
j) Conceber o design das aplicações multimédia;
k) Criar imagens gráficas para projetos de design gráfico;
l) Aplicar a ilustração e composição gráfica de texto com imagem aos projetos multimédia;
m) Selecionar e utilizar técnicas de utilização de imagem e som em diversos contextos pedagógicos;
n) Selecionar e utilizar meios de captação, manipulação e produção da imagem analógica e digital;
o) Selecionar e utilizar ferramentas de captação e edição de som, multimédia, ambientes sonoros para formatos visuais e virtuais;
p) Conceber e produzir efeitos visuais em áudio e vídeo;
q) Modelar e animar objetos 3D;
r) Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D;
s) Selecionar e utilizar técnicas na produção e pós-produção vídeo.
6.3 - Atitudes:
a) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
b) Demonstrar capacidade de trabalho em equipa;
c) Demonstrar capacidades de planificação e organização;
d) Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos;
e) Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético;
f) Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa;
g) Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação;
h) Demonstrar capacidade de gestão, supervisão e regulação do seu desempenho profissional e de terceiros;
i) Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais e resolvendo situações de conflito ou confronto.
7 - Estrutura curricular:
(ver documento original)
8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março):
Uma das seguintes:
Português;
Matemática.
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos:
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso:
2016-2017.
11 - Plano de estudos:
(ver documento original)
311144793