Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 2690/2018, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação em regime de substituição - Coronel João Bigodinho

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 2690/2018

1 - O Decreto-Lei 193/2012, de 23 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei 35/2016, de 29 de junho, aprovou a lei orgânica do IASFA, I. P., definindo a sua missão e atribuições. Posteriormente, a Portaria 189/2013, de 22 de maio, aprovou os Estatutos do IASFA, I. P., definindo a sua organização interna e as atribuições e competência das unidades orgânicas.

Tendo em consideração as competências atribuídas ao Centro de Apoio Social de Runa e considerando que o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Runa se encontra formalmente vago, torna-se necessário proceder à nomeação do seu titular por forma a garantir o seu normal funcionamento e a cabal prossecução das competências que lhe são cometidas.

Por deliberação do Conselho Diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P., nos termos do disposto nos n.os 1 e 2, do artigo 27.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação conferida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, foi designado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Runa, o Coronel João Francisco Águas Bigodinho cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo de aptidão e da experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo em que é investido.

2 - O presente despacho produz efeitos a 30 de janeiro de 2018.

Nota Curricular

1 - Dados Pessoais

Nome: João Francisco Águas Bigodinho

Nascido a 14 de janeiro de 1963, natural de Almada.

2 - Habilitações Académicas

Licenciado em Ciências Sócio Militares - Ramo Artilharia, em 1986 pela Academia Militar.

3 - Experiência Profissional

Diretor do Centro de Apoio Social de Runa do IASFA, I. P. desde 30 de janeiro de 2018.

Como Coronel foi Comandante do Regimento de Guarnição n.º 2 e Inspetor Adjunto na Inspeção Geral do Exército, transitando para a situação de reserva em 2013.

Como Tenente-Coronel foi Chefe da Repartição de Informações do Comando Operacional das Forças Terrestres, Chefe da Repartição do Pessoal Militar no Joint Force Command Lisbon e Adjunto da Repartição de Pessoal na Direção de Recursos do Estado Maior General das Forças Armadas.

Como Major, foi Chefe do Gabinete de Informática, Chefe da Secretaria Escolar e professor das disciplinas de introdução à Informática aos alunos do ensino básico e da disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação aos alunos do ensino secundário. Chegou a preparar alunos a concorrerem às Olimpíadas Nacionais de Informática de 1998 (ONI98). Para além de ter feito parte do júri nacional da ONI98 e ONI99, fui membro da comissão organizadora das Olimpíadas Internacionais de Informática de 1998 (IOI98) que decorreram em Portugal (Tróia). De 1998 a 2000 foi Oficial de Operações do Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada Independente.

Como Capitão exerceu funções de Chefe da Secção de Pessoal, Chefe da Secção de Instrução, Comandante da Bateria de Comando e Serviços e Comandante do Grupo de Instrução no Regimento de Artilharia de Lisboa. No Colégio Militar foi Adjunto do Chefe do Gabinete de Informática, professor das disciplinas de introdução à Informática aos alunos do ensino básico e das disciplinas de Linguagens de programação, Práticas de programação aos alunos do ensino secundário. Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas e NATO. Como subalterno exerceu funções de Comandante de Pelotão de Instrução, Instrutor de Topografia e de Tiro de Artilharia na Escola Prática de Artilharia. Na Escola de Sargentos do Exército foi professor das disciplinas de Armamento e Tiro e da disciplina de Defesa Nuclear, Biológica e Química, e comandou uma companhia de Alunos do Curso de Formação de Sargentos para o quadro permanente. No Regimento de Artilharia de Costa, foi Comandante da 3.ª Bateria de Artilharia de Costa chegando a executar fogo real em exercício de Grupo.

Para além de estar habilitado com diversos cursos militares essenciais à sua progressão na carreira, possui também o curso de Operações Irregulares, o curso de Defesa NBQ, o curso de Segurança de Matérias Classificadas, o curso de Planeamento Civil de Emergência, o NATO Operational Resource Management Education Programme Course e o Nato Operational Planning Course. Possui também uma licenciatura em Informática (4 anos), obtida na Universidade Autónoma de Lisboa.

Participou em diversos exercícios nacionais e de certificação de forças nacionais (Ex: Ardent Ground), e internacionais (Battle Staff Trainning, na Noruega; Loyal Diligence, Exercise Cohesion, Allied Warrior, todos a bordo do navio de comando USS Mount Whitney)

Da sua folha de serviços constam vários Louvores e Condecorações dos quais se salientam as medalhas de Mérito Militar de 1.ª classe e de 2.ª classe, a medalha de Dom Afonso Henriques, Mérito do Exército de 1.ª Classe e a medalha de comportamento Exemplar grau Ouro.

Ingressou no Exército em 1981 (Academia Militar) tendo sido promovido ao atual posto, Coronel de Artilharia, em 09 de maio de 2009.

30 de janeiro de 2018. - O Presidente do Conselho Diretivo, Rui Manuel Xavier Fernandes Matias, Tenente-General. - A Vogal do Conselho Diretivo, Rita Alexandra Leitão Lages Cristóvão Coelho, Licenciada.

311119083

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3275662.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-08-23 - Decreto-Lei 193/2012 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova a orgânica do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

  • Tem documento Em vigor 2016-06-29 - Decreto-Lei 35/2016 - Defesa Nacional

    Altera as missões e atribuições do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P., eliminando a possibilidade de este Instituto conceder empréstimos aos seus beneficiários, bem como a composição do conselho diretivo, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 193/2012, de 23 de agosto, e à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 183/2014, de 29 de dezembro

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda