Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior de 2 de agosto de 2016, proferido, ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Design e Inovação Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Maia.
29 de janeiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Politécnico da Maia - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
2 - Curso técnico superior profissional
T337 - Design e Inovação Industrial
3 - Número de registo
R/Cr 49/2016
4 - Área de educação e formação
214 - Design
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Realizar prospeção, conceber, planear, projetar, detalhar, testar e apresentar novos produtos, de valor acrescentado ao nível da estética, funcionalidade, ergonomia, ecodesign e eco-inovação, integrando conhecimentos do design, das ferramentas computacionais de desenho 2D e 3D, da gestão do marketing e inovação, dos materiais, das tecnologias e dos processos de fabrico.
5.2 - Atividades principais
a) Idealizar, conceber e projetar produtos industriais de valor acrescentado ao nível da estética, funcionalidade, ergonomia, ecodesign e eco-inovação;
b) Selecionar materiais, tecnologias e processos de fabrico;
c) Elaborar desenhos técnicos de peças e de conjuntos, de acordo com as normas internacionais e boas práticas industriais, com recurso a softwares CAD 2D e 3D;
d) Desenvolver, modelar tridimensionalmente, simular e otimizar produtos, em múltiplos sistemas produtivos;
e) Elaborar documentação técnica de projeto e de produto, estratégias de comunicação, portefólios digitais, imagens foto realistas e apresentações estáticas e dinâmicas de animação 2D e 3D;
f) Elaborar representações e comunicações das formas visuais, através de técnicas de esboço e desenho criativo, com aprimoramento técnico e artístico;
g) Avaliar, desenvolver, implementar e comunicar novos negócios através de processos de gestão de marketing e inovação;
h) Elaborar orçamentos e estimar o custo de desenvolvimento de projetos;
i) Colaborar nos processos de prototipagem e desenvolvimento para fabrico;
j) Definir soluções técnicas e especificações de projeto em articulação com clientes e ou equipas multidisciplinares.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos abrangentes e especializados de desenho técnico;
b) Conhecimentos abrangentes e especializados de modelação digital 3D paramétrica de peças sólidas e de superfícies complexas;
c) Conhecimentos abrangentes de modelação digital 3D direta, renderização e animação;
d) Conhecimentos abrangentes e especializados em design e metodologias de projeto;
e) Conhecimentos abrangentes de gestão de marketing e inovação;
f) Conhecimentos abrangentes e especializados de ecodesign e eco-inovação;
g) Conhecimentos abrangentes de materiais, tecnologias e processos de fabrico;
h) Conhecimentos especializados em edição de imagens digitais 2D bitmap e de base vetorial;
i) Conhecimentos especializados em técnicas de simulação e prototipagem digital;
j) Conhecimentos abrangentes de tecnologias CAD 2D e 3D, CAM e CNC;
k) Conhecimentos especializados de geometria e análise dimensional;
l) Conhecimentos abrangentes de estruturas, órgãos de máquinas, componentes, elementos mecânicos de ligação e de transmissão de movimento;
m) Conhecimentos abrangentes e especializados de elementos de documentação técnica para fabrico e operação;
n) Conhecimentos fundamentais de representações e de comunicações das formas visuais, através de técnicas de esboço e de desenho criativo;
o) Conhecimentos fundamentais de oralidade e de escrita, nas suas vertentes e compreensão, de expressão e de produção em língua portuguesa;
p) Conhecimentos fundamentais de língua inglesa no quotidiano socioprofissional e de terminologia técnica em língua inglesa;
q) Conhecimentos fundamentais de orçamentação e de análise de custos.
6.2 - Aptidões
a) Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes;
b) Conceber soluções criativas para problemas abstratos no âmbito do projeto de desenvolvimento de novos produtos;
c) Propor modificações em produtos tendo em vista a sua melhoria;
d) Executar desenhos manuais para a apresentação e comunicação de conceitos de projeto;
e) Ler, interpretar e elaborar desenhos técnicos de acordo com as normas ISO.
f) Criar e modificar desenhos digitais e modelos CAD 2D e 3D;
g) Operar com aplicações de modelação 3D direta e paramétrica;
h) Aplicar as estratégias mais adequadas à execução de projetos em computador;
i) Gerar visualizações virtuais estáticas ou animadas de objetos, de sistemas e de espaços;
j) Efetuar, acompanhar e gerir dossiers técnicos de projetos, portfólios digitais e outra documentação de apresentação e comunicação;
k) Selecionar materiais, componentes normalizados, tecnologias e processos de fabrico de acordo com requisitos técnicos de um produto, requisitos de qualidade e quantidade de produção;
l) Executar tarefas no âmbito do processo de design e desenvolvimento de projetos;
m) Analisar, organizar e avaliar a implementação de uma ideia no desenvolvimento de um novo projeto;
n) Aplicar técnicas de prototipagem digital;
o) Colaborar nos processos de marketing e inovação;
p) Identificar oportunidades de ecodesign e eco-inovação nas fases de fabrico e ciclo de vida do produto;
q) Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em língua portuguesa e inglesa;
r) Aplicar técnicas de orçamentação e custeio de projetos.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade de autonomia e de reflexão;
b) Demonstrar espírito criativo, sentido estético e de inovação;
c) Demonstrar capacidade de cooperação e de trabalho em equipa;
d) Demonstrar capacidade de comunicação e de interação com o outro;
e) Demonstrar iniciativa na procura de soluções criativas e inovadoras;
f) Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho;
g) Adotar atitudes críticas de investigação aplicada;
h) Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho;
i) Demonstrar capacidade técnica, de inovação e criatividade;
j) Demonstrar capacidade de relacionamento do design com o desenvolvimento tecnológico;
k) Adaptar a linguagem a diferentes contextos e às características dos interlocutores.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Uma das seguintes:
Português
Informática
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2016-2017
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
311109939