A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 359/2014, de 21 de Maio

Partilhar:

Sumário

Fixa a zona especial de proteção do Conjunto arquitetónico formado pela Igreja do Convento de Santo António e seu claustro, Capela da Ordem Terceira de São Francisco e anexos conventuais (Casa do Despacho), em Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, concelho e distrito de Aveiro.

Texto do documento

Portaria 359/2014

O Conjunto arquitetónico formado pela Igreja do Convento de Santo António e seu claustro, Capela da Ordem Terceira de São Francisco e anexos conventuais (Casa do Despacho), encontra-se classificado como monumento nacional (MN), conforme Decreto 5/2002, publicado no Diário da República, 1.ª Série-B, n.º 42, de 19 de fevereiro.

Muito embora tenham sido construídos em épocas diferentes, entre o século XVI e o século XVII, as contínuas reformas de que estes edifícios foram alvo conferiram-lhes características semelhantes, verificando-se em todos grande simplicidade ao nível das plantas e fachadas, em vivo contraste com os notáveis elementos decorativos em talha, azulejo e pintura dos períodos proto-barroco, joanino e rococó que ornam os interiores.

O presente diploma define uma zona especial de proteção (ZEP) que tem em consideração a integração paisagística e urbanística dos imóveis, as características particulares da malha urbana envolvente, nomeadamente a sua qualidade, genuinidade, escala e morfologia, e a proximidade de outros imóveis classificados na área.

A sua fixação visa salvaguardar os imóveis no seu enquadramento, garantindo as perspetivas de contemplação e os pontos de vista que constituem a respetiva bacia visual.

Procedeu-se à audiência escrita dos interessados, nos termos gerais do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo e de acordo com o previsto no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro.

Foi promovida a audiência prévia da Câmara Municipal de Aveiro.

Assim:

Nos termos do artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção (ZEP) do Conjunto arquitetónico formado pela Igreja do Convento de Santo António e seu claustro, Capela da Ordem Terceira de São Francisco e anexos conventuais (Casa do Despacho), em Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, concelho e distrito de Aveiro, classificado como monumento nacional (MN) pelo Decreto 5/2002, publicado no Diário da República, 1.ª Série-B, n.º 42, de 19 de fevereiro, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

9 de maio de 2014. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

207823137

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/317103.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda