A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6557/2014, de 20 de Maio

Partilhar:

Sumário

Cria, na dependência do Secretário de Estado da Cultura, um grupo de trabalho que exerce as atribuições dos centros de informação nacionais estabelecidos no Regulamento (UE) n.º 1295/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013, que cria o Programa Europa Criativa.

Texto do documento

Despacho 6557/2014

O Regulamento (UE) n.º 1295/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013, cria o Programa Europa Criativa, destinado ao apoio pela União Europeia aos setores cultural e criativo, para os anos de 2014 a 2020, dispondo de um envelope financeiro de 1,46 Milhões de Euros.

Sucedendo e agregando os três programas - Culture, Media e Media Mundus - do anterior quadro de política comunitária de coesão económica e social vigente no período 2007-2013, o Programa Europa Criativa é o único Programa da União Europeia dedicado aos apoios no setor cultural e criativo (audiovisual incluído) englobando um subprograma de apoios ao cinema e audiovisual (MEDIA), um subprograma de apoio à dinamização cultural (Cultura) e uma vertente intersetorial consubstanciada num mecanismo de garantia para estes setores que tem como principal prioridade facilitar o acesso ao financiamento por parte das PME, das microorganizações e das pequenas e médias organizações dos setores culturais e criativos;

Nos termos do Regulamento (UE) n.º 1295/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro de 2013, o novo Programa prevê balcões de apoio técnico e divulgação, denominados Centros de Informação Europa Criativa, ao invés das anteriores agências nacionais de execução, criadas no contexto dos Programas vigentes até finais de 2013, os Media Desks e os Pontos de Contacto Cultural (PCC) que, em Portugal, assumiram a forma, respetivamente, da Associação MediaDesk Portugal, participado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA, I.P.), e do Ponto de Contacto Cultural (PCC), na esfera do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

Deste modo, a criação da nova estrutura aprovada para o Programa Europa Criativa - o Centro de Informação Europa Criativa - é compensada pela extinção das estruturas anteriores: a associação MediaDesk Portugal e o Ponto de Contacto Cultural (PCC).

Recorde-se que até 2013, a Comissão Europeia e os Estados Membros financiaram a existência de duas redes de apoio aos programas MEDIA e Cultura. A partir de 1 de janeiro de 2014, passou a existir uma só rede, os Centros de Informação Europa Criativa (Creative Europe Desks).

Os referidos balcões de apoio são, à semelhança dos anteriores Media Desks e dos Pontos de Contacto Cultural, cofinanciados em 50% pela União Europeia, sendo, para o efeito, celebrado um único contrato por Estado-Membro, o que permite evitar a duplicação de determinados custos fixos (rendas, comunicações, material promocional e outros) diminuindo, assim, o peso das despesas administrativas na implementação dos balcões nacionais de informação e apoio técnico, sem prejuízo de estes respeitarem a distinção entre os dois grandes subprogramas (Media e Cultura).

Considerando que o Programa Europa Criativa já se encontra em vigor desde 1 de janeiro de 2014 e que urge que o Centro de Informação Europa Criativa, previsto naquele Programa, entre em funcionamento o mais breve possível;

Ao abrigo do disposto no n.º 8, do art. 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na redação que lhe foi dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, manda o Governo, pela Ministra de Estado e das Finanças e pelo Secretário de Estado da Cultura:

1 - É criado, na dependência do Secretário de Estado da Cultura, um grupo de trabalho que exerce as atribuições dos centros de informação nacionais estabelecidos no Regulamento (UE) n.º 1295/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013, que cria o Programa Europa Criativa.

2 - O grupo de trabalho é designado Centro de Informação Europa Criativa, adiante designado por grupo de trabalho.

3 - O Centro de Informação Europa Criativa é estabelecido para o período compreendido entre a data da assinatura do presente despacho e 31 de dezembro de 2020.

4 - O grupo de trabalho tem por missão promover a divulgação do Programa Europa

Criativa e conceder apoio técnico aos potenciais candidatos aos apoios do Programa.

5 - No quadro da sua missão, e nos termos do artigo 16.º do Regulamento (UE) n.º 1295/2013, o grupo de trabalho tem por objetivos:

a) Prestar informações sobre o Programa e promovê-lo em Portugal;

b) Ajudar os setores culturais e criativos nas questões relativas ao Programa e prestar informações de base sobre outras oportunidades relevantes de apoio concedido no âmbito das políticas da União;

c) Incentivar a cooperação transfronteiriça no âmbito dos setores culturais e criativos;

d) Apoiar a Comissão, prestando-lhe assistência relacionada com os setores culturais e criativos nos países que participam no Programa, nomeadamente facultando-lhe dados disponíveis sobre esses setores;

e) Apoiar a Comissão, assegurando uma comunicação e divulgação adequadas dos resultados e do impacto do Programa;

f) Assegurar a comunicação e a divulgação de informações sobre os fundos concedidos pela União e sobre os resultados obtidos para o seu país.

6 - No âmbito das suas atividades, o Centro de Informação Europa Criativa deve oferecer o máximo de valências aos seus utentes e ao público interessado, nomeadamente assegurando a constituição e manutenção de um centro de documentação que inclua publicações relativas ao Programa Europa Criativa, a outros financiamentos internacionais e à política europeia para o setor, bem como estudos, relatórios, publicações periódicas, incluindo da imprensa especializada internacional, e bases de dados, de modo a oferecer informação de referência compatível com as suas atribuições e recursos.

7 - O grupo de trabalho é designado por despacho do Secretário de Estado da Cultura, e é constituído por dois membros, nos termos das normas que regem os contratos de cofinanciamento celebrados entre a Comissão Europeia e os Estados-Membros relativamente aos centros de informação nacionais, sendo um elemento da área do audiovisual, a quem cabe a coordenação executiva, e um elemento da área da cultura e criatividade.

8 - Nos termos do número anterior, o recrutamento dos membros do grupo de trabalho é efetuado através da celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo incerto nos termos conjugados do n.º 5 do art.º 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, e do artigo 106.º e da alínea g) do artigo 93.º, ambos, da Lei 59/2008, de 11 de setembro, até à extinção do grupo de trabalho, e não confere aos contratados qualquer vínculo à Administração Pública.

9 - Os elementos que integram o grupo de trabalho estão subordinados aos deveres gerais que impendem sobre os trabalhadores da Administração Pública e exercem as suas funções com isenção de horário de trabalho, nos termos da Lei 59/2008, de 11 de setembro, não sendo por esse facto devida qualquer remuneração ou compensação por trabalho prestado fora do horário normal.

10 - Os elementos designados exercem o cargo em regime de exclusividade de funções, e pelo exercício têm direito à perceção de uma remuneração mensal ilíquida de 2.987,25 euros, valor sobre o qual incide a redução remuneratória aplicável aos trabalhadores do setor público, prevista, para o ano de 2014, no art. 33.º, da Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro, sujeitos aos devidos descontos legais, previstos na alínea e), do n.º 4, deste último preceito legal.

11 - A colaboração entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. (ICA, I.P.) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) com vista ao funcionamento, coordenação e controlo do Centro de Informação Europa Criativa é regulamentada através de Protocolo a celebrar entre estes dois organismos.

12 - O Centro de Informação Europa Criativa é representado legalmente pelo Conselho Diretivo do ICA, I.P., ou por quem este designar, nos termos do Protocolo referido no número anterior.

13 - O Centro de Informação Europa Criativa funciona nas instalações do ICA, I.P. devendo cumprir as exigências operacionais e de instalações requeridas pela Comissão Europeia.

14 - Anualmente e previamente à apresentação, à Comissão Europeia, da candidatura a cofinanciamento e apresentação do plano de trabalho, bem como do relatório de execução, o coordenador executivo do Centro de Informação submete a proposta daqueles documentos à consideração do Conselho Diretivo do ICA, I.P., e do Diretor-Geral do GEPAC, com um período mínimo de 30 dias antes do prazo fixado pela União Europeia para a sua apresentação.

15 - No último trimestre de 2020, o coordenador executivo elabora o relatório da atividade desenvolvida e dos resultados alcançados pelo grupo de trabalho, o qual será publicado no site do Governo, após aprovação pelo membro do governo com tutela da Cultura.

16 - A receita do orçamento do Centro de Informação é assegurada pelo cofinanciamento da Comissão Europeia e pelo cofinanciamento nacional, o qual é partilhado em partes iguais entre o GEPAC e o ICA, I.P..

17 - Os encargos decorrentes do funcionamento do grupo de trabalho, incluindo o custo com o pessoal, são suportados através de dotação orçamental a inscrever nos orçamentos do ICA, I.P. e do GEPAC.

18 - Incumbe ao Conselho Diretivo do ICA, I.P., o controle e execução orçamental das despesas do Centro de Informação, sem prejuízo das eventuais obrigações específicas de reporte à Comissão Europeia.

19 - São despesas do Centro de Informação Europa Criativa todas as necessárias e adequadas ao desempenho da sua missão, à execução dos planos de atividades e à resposta às incumbências estabelecidas pela Comissão Europeia.

20 - Salvo disposição em contrário, anualmente é autorizada a integração, em cada ano, dos saldos que resultem da execução orçamental do Centro de Informação Europa Criativa do ano anterior.

21 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

30 de abril de 2014. - A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

207818756

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/317081.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2013-12-31 - Lei 83-C/2013 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2014.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda