A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 279/2014, de 28 de Abril

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público o Solar dos Azevedos, na Rua dos Condes de Azevedo, 237, Lama, freguesia de Lama, concelho de Barcelos, distrito de Braga, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Texto do documento

Portaria 279/2014

O Solar dos Azevedos integra uma das mais monumentais domus fortis do norte de Portugal, zona onde a tradição construtiva medieval se prolongou até mais tarde. O núcleo primitivo corresponde à ala sul do conjunto arquitetónico e sobretudo ao torreão lateral, edificado (ou reedificado) no início do século XVI, cujo volume coroado por ameias chanfradas, de claras ressonâncias medievais, se conjuga já com a composição renascentista das janelas de balcão e de canto.

À torre primitiva foi anexado, no século XVIII, um corpo residencial de feição barroca, em cuja fachada principal se destaca a grande varanda com colunata do piso nobre, recuperando o modelo da loggia quinhentista. Desta reforma resultaram igualmente os azulejos decorativos e os tetos de madeira dourados e policromados no interior da torre.

Apesar das alterações posteriores, o monumental solar da antiga Honra dos Azevedos continua a apresentar as características arquitetónicas do modelo da residência senhorial quinhentista muito comum no Alto Minho, cuja tipologia retomou a estrutura da torre militar medieval, aqui utilizada como imagem do poder senhorial e da nobreza das linhagens locais.

A classificação do Solar dos Azevedos reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração o interesse da envolvente do imóvel, de caráter florestal, agrícola e vinícola, e a continuidade paisagística que estabelece com a quinta, implantada numa área plana, bem como os núcleos rurais e a igreja situados nas proximidades.

A sua fixação visa assegurar a salvaguarda do seu enquadramento, as perspetivas de contemplação e os pontos de vista.

Procedeu-se à audiência dos interessados, na modalidade de consulta pública, nos termos gerais e de acordo com o previsto no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro.

Foi promovida a audiência prévia da Câmara Municipal de Barcelos.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º e no n.º 2 do artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

É classificado como monumento de interesse público o Solar dos Azevedos, na Rua dos Condes de Azevedo, 237, Lama, freguesia de Lama, concelho de Barcelos, distrito de Braga, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

10 de abril de 2014. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

207767207

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/316761.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda