A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 42/86, de 20 de Maio

Partilhar:

Sumário

Determina que o abono de família a conceder no âmbito do regime não contributivo estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 160/80, de 29 de Maio, seja sempre pago pelo valor do escalão geral, estabelecido no n.º 1 do artigo 1.º do Decreto Regulamentar n.º 81/85, de 23 de Dezembro.

Texto do documento

Despacho Normativo 42/86
O Decreto Regulamentar 81/85, de 23 de Dezembro, que actualizou os valores das prestações por encargos familiares, embora tenha procedido à unificação do valor dos abonos de família, manteve, no entanto, em relação às famílias de menores recursos um montante superior do abono a partir do terceiro filho.

Por sua vez, o artigo 6.º do Decreto-Lei 160/80, de 29 de Maio, determina que a concessão do abono de família no âmbito do regime não contributivo será feita nos termos fixados para os descendentes dos beneficiários do regime geral.

A extensão a este regime do esquema de atribuição do abono por escalões, por força do citado normativo, tem suscitado, porém, dificuldades de ordem legal e prática que importa considerar.

De facto, sendo o abono de família, no âmbito do regime não contributivo, concedido em função dos próprios destinatários, identificando-se cada criança ou jovem individualmente, não haverá lugar à definição de agregado familiar para determinação dos escalões do abono. Por outro lado, a experiência tem demonstrado ser de difícil aplicação a noção de agregado familiar constante do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 160/80 para a determinação dos escalões do abono. Essa dificuldade resulta sobretudo do facto de a maioria dos titulares das prestações ser crianças ou jovens privados do meio familiar.

Deste modo, o conceito de agregado definido naquele preceito deverá relevar apenas para efeitos da determinação dos rendimentos, tendo em vista a verificação das condições de recursos.

Das razões expostas decorre, pois, a necessidade de interpretar em termos correctos o citado preceito, adequando a atribuição do abono de família à natureza e objectivos do regime não contributivo. Refira-se, a propósito, que o Despacho Normativo 152/84, que determinou o escalão do montante de abono a conceder, ao abrigo do Decreto-Lei 160/80, às crianças e jovens internados em estabelecimentos de apoio social, constituiu já um primeiro passo nesse sentido.

Assim, considera-se ser de estabelecer um montante unificado de abono, critério que, para além de se revelar mais viável e equitativo, permitirá às instituições de segurança social uma actuação uniforme nesta matéria, como a experiência tem evidenciado.

Nestes termos, ao abrigo do artigo 14.º do Decreto-Lei 160/80, de 29 de Maio, e do artigo 83.º da Lei 28/84, de 14 de Agosto, determino o seguinte:

1 - O abono de família a conceder no âmbito do regime não contributivo estabelecido pelo Decreto-Lei 160/80, de 29 de Maio, é sempre pago pelo valor do escalão geral, estabelecido no n.º 1 do artigo 1.º do Decreto Regulamentar 81/85, de 23 de Dezembro.

2 - O disposto no número anterior não prejudica os valores mais elevados que estejam a ser atribuídos.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 16 de Abril de 1986. - O Secretário de Estado da Segurança Social, José Nobre Pinto Sancho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31037.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-05-27 - Decreto-Lei 160/80 - Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Estabelece um esquema de prestações de segurança social a não beneficiários do sistema contributivo.

  • Tem documento Em vigor 1984-08-14 - Lei 28/84 - Assembleia da República

    Lei de Bases da Segurança Social.

  • Tem documento Em vigor 1985-12-23 - Decreto Regulamentar 81/85 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Actualiza os valores do abono de família e prestações complementares.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda